Gás Natural Liquefeito – GNL/LNG Um combustível alternativo no transporte marítimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Rui Manuel Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41001
Resumo: O progresso tem permitido o desenvolvimento do transporte marítimo por todo o mundo e consequentemente, isso reflete-se num aumento do número de navios a navegar por todo o planeta. O ritmo crescente de navios, aliado ao controlo dos custos de operação e da pressão de cumprir com a programação das estadias nos portos, faz com que, se descuidem muitas vezes os aspetos relativos ao respeito pelo ambiente. Muitos destes navios têm mais de 30 anos, tendo sofrido ao longo do tempo diversos mecanismos de deterioração, evidenciando as mais variadas anomalias e utilizando combustíveis fósseis altamente poluentes como é o caso do fuel. Neste contexto, em que armadores e operadores, são expostos a uma pressão económica para a redução de custos, associada à ausência de uma visão ambiental, tem sido a sociedade civil e a comunidade científica a pressionar as instituições oficiais a tomarem ações de regulamentação que forcem a alteração do paradigma associado ao transporte marítimo. Neste contexto da necessidade de garantir a sustentabilidade ambiental, felizmente, a pressão da sociedade tem tido algum sucesso e assim armadores e operadores têm sido confrontados com legislação que os força a investir na procura de soluções menos agressivas para o ambiente. O estado da arte tecnológica dos nossos dias já torna o GNL1 uma opção viável como combustível alternativo para o transporte marítimo. Na presente data existem mais de 120 navios movidos com este combustível por todo o mundo e um número semelhante em ordens de novas construções. Para manter este progresso é necessário garantir condições de abastecimento deste novo combustível aos navios, garantindo a autonomia dos mesmos, e adotando procedimentos de operação em segurança que salvaguarde pessoas e bens. O Porto de Lisboa tem uma posição natural que o torna um porto geostratégico com grande potencial para ser um centro de abastecimento de bancas de GNL de excelência, a nível europeu, bastando para tal haver investimento em formação de técnicos e infraestruturas de suporte.
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