Rede logística de Gás Natural para abastecimento de embarcações na Amazônia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Junior, Paulo Cezar de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8874345660452008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6403
Resumo: Antes interpretada como uma alternativa do futuro, a utilização do gás natural liquefeito (GNL) como combustível em embarcações já é uma realidade no mundo e consolida-se cada vez mais como uma indústria em forte expansão. No Brasil, apesar dos obstáculos ainda existentes, as condições adequadas ao seu florescimento estão amadurecendo: preços favoráveis, disponibilidade crescente de gás natural, aumento da percepção pública dos impactos ambientais das atividades de transporte, entre outros fatores. Este trabalho analisa aspectos técnicos, econômicos e regulatórios de sistemas de abastecimento de gás natural liquefeito de pequeno porte (GNL-PP) com foco em sua aplicação em navegação interior na Amazônia Brasileira. Em seguida, propõe um modelo conceitual e matemático para dimensionamento de uma rede logística para abastecimento de gás nos terminais de exportação de grãos do Arco Norte. Essa rede, formada por uma frota de balsas de armazenamento e abastecimento de GNL, foi otimizada para um conjunto de cenários e os resultados foram analisados à luz da minimização dos custos do sistema. A solução de menor custo resultou numa frota de 6 balsas operando com velocidade média de 10 nós, cada uma com capacidade de 400 m3.
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spelling Rede logística de Gás Natural para abastecimento de embarcações na Amazônia brasileiraNavegação interiorAbastecimento de embarcaçõesGNL de Pequeno PorteArco NorteGás Natural Liquefeito (GNL)ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOAntes interpretada como uma alternativa do futuro, a utilização do gás natural liquefeito (GNL) como combustível em embarcações já é uma realidade no mundo e consolida-se cada vez mais como uma indústria em forte expansão. No Brasil, apesar dos obstáculos ainda existentes, as condições adequadas ao seu florescimento estão amadurecendo: preços favoráveis, disponibilidade crescente de gás natural, aumento da percepção pública dos impactos ambientais das atividades de transporte, entre outros fatores. Este trabalho analisa aspectos técnicos, econômicos e regulatórios de sistemas de abastecimento de gás natural liquefeito de pequeno porte (GNL-PP) com foco em sua aplicação em navegação interior na Amazônia Brasileira. Em seguida, propõe um modelo conceitual e matemático para dimensionamento de uma rede logística para abastecimento de gás nos terminais de exportação de grãos do Arco Norte. Essa rede, formada por uma frota de balsas de armazenamento e abastecimento de GNL, foi otimizada para um conjunto de cenários e os resultados foram analisados à luz da minimização dos custos do sistema. A solução de menor custo resultou numa frota de 6 balsas operando com velocidade média de 10 nós, cada uma com capacidade de 400 m3.Previously seen as an alternative of the future, the employment of liquefied natural gas (LNG) as ship fuel is already a reality worldwide and is consolidating itself as fast-growing industry. In Brazil, despite the remaining obstacles, the conditions for its flourishing are maturing: favorable prices, increasing natural gas availability, growth in the public perception of the transportation activities` environmental impacts, among other factors. This work analyzes technical, economical and regulatory aspects of Small Scale LNG (SSLNG), focusing on its application on inland shipping in the Brazilian Amazon. Further on, it proposes a conceptual and mathematical model for the sizing of a LNG bunkering logistics network deployed in the Northern Arc’s grains export terminals. This network, made up of a storage and bunkering LNG barge fleet, was optimized for a set of scenarios and the results were analyzed in light of the minimization of the costs of the system. The solution with the smallest cost resulted in a fleet of 6 barges operating in an average speed of 10 knots, each with a capacity of 400 m3.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoKuwahara, Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/5693681670847561Azevedo Junior, Paulo Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/88743456604520082018-05-23T15:18:37Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEVEDO JUNIOR, Paulo Cezar. Rede logística de Gás Natural para abastecimento de embarcações na Amazônia brasileira. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6403porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-24T05:03:33Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-24T05:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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