Resolução de problemas matemáticos e histórias infantis: análise de uma experiência de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28742 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
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Resolução de problemas matemáticos e histórias infantis: análise de uma experiência de ensino e aprendizagem51:372.851372.851:5182-93373.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoA resolução de problemas tem vindo a ser reconhecida, no currículo da Matemática, como uma atividade relevante. De um modo geral, os professores estão atentos à importância deste processo no ensino da Matemática, porém, observam-se resultados insatisfatórios nas provas nacionais e internacionais (eg. PISA 2003, 2009). A presente investigação surge das inquietações de uma futura profissional de educação, ao observar no terreno a inexistência de um ensino sistemático e explícito em resolução de problemas. Deste modo, elaborou um projeto com fim pedagógico e investigativo que teve por objetivo perceber as dificuldades dos alunos na interpretação e resolução de problemas, analisar a utilidade de textos infantis na criação e resolução de problemas matemáticos e verificar estratégias a adotar que facilitem a resolução de problemas. Este trabalho apresenta um caminho investigativo percorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, levada a cabo numa turma de 3.º e 4.º ano de escolaridade, ao longo de 7 semanas. A intervenção pedagógica desenhada configurou-se como um projeto de investigaçãoação, tendo-se recorrido a diversos instrumentos de recolha de dados. O projeto teve início com a apresentação de atividades de avaliação inicial das competências dos alunos acerca da resolução de problemas e com a exploração de histórias infantis que estiveram na base da recontextualização dos problemas. As histórias permitiram desenvolver a compreensão dos problemas de forma a suscitar o interesse nos alunos pela resolução destes e possibilitar uma linguagem mais familiar. Tiveram lugar atividades de formulação e escrita de enunciados que permitiram avaliar as competências adquiridas pelos alunos na fase anterior. A concretização deste projeto revelou as inúmeras dificuldades das crianças na resolução de problemas, provocadas, essencialmente, pela dificuldade na interpretação dos enunciados. Com a contextualização dos problemas em histórias infantis, a fase de compreensão do problema revelou-se mais acessível e, como tal, permitiu um melhor desempenho nas fases seguintes e a consequente resolução do problema.Problem solving has been recognized in the mathematics curriculum, as a relevant activity. In general, teachers are aware of the importance of this process in the teaching of mathematics, however, there are unsatisfactory results in national and international examinations (eg PISA 2003, 2009). This research emerges from the concerns of a future teacher, when observing in the classroom the absence of a systematic and explicit teaching in problem solving. Thus, she developed a pedagogical and investigative project aimed to understand students' difficulties in interpreting and solving problems, analyze the usefulness of children’s stories in creating and solving mathematical problems and find strategies that facilitate the resolution of problems. This study presents an investigative path covered during the Supervised Teaching Practice, carried out in a class of 3rd and 4th grade, during seven weeks. The methodological approach adopted in the educational intervention was action research and various instruments were used for gathering data. The project began with the presentation of initial assessment of students’ ability on problem solving and the exploitation of children's stories that formed the basis of the recontextualizing of problems. The stories allowed developing understanding of problems in order to raise students’ interest in the resolution and enable a more familiar language. Formulation and writing enunciations activities took place that allowed the evaluation of competences acquired by students in the previous phase. The realization of this project revealed numerous difficulties of children in solving problems, caused mainly by the difficulty in the interpretation of statements. With the contextualisation of the problems in children's stories, the phase of understanding the problem proved to be more accessible and, as such, allowed a better performance in the following phases and the subsequent resolution of the problem.Gomes, AlexandraUniversidade do MinhoDias, Isabel Maria Oliveira2013-07-192013-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:01.513652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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