Resolução de problemas de dedução lógica na promoção da comunicação matemática na oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cátia Filipa Madaleno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5395
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
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spelling Resolução de problemas de dedução lógica na promoção da comunicação matemática na oralidadeComunicação oral matemáticaRaciocínio lógicoResolução de problemasPensar altoOral communication mathematicsLogical reasoningTroubleshootingThink highDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolveu-se o presente relatório de estágio, inserido no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O presente relatório está dividido em três partes: PES em Educação Pré-Escolar, PES no 1º Ciclo do Ensino Básico e a realização de uma investigação implementada na área da Matemática sobre resolução de problemas de dedução lógica. O nosso trabalho baseou-se no programa de Matemática do Ensino Básico que refere três grandes finalidades do ensino da disciplina: a estruturação do pensamento, a análise do mundo natural e a interpretação da sociedade. A investigação foi desenvolvida com 10 alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo de Ensino Básico da Escola Quinta da Granja em Castelo Branco, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. O objetivo deste estudo é analisar, comparativamente, a Comunicação Oral de alunos com níveis de desempenho diferentes. Para a implementação do estudo foram aplicados três problemas que tinham que ser resolvidos, de forma individual, para poderem evidenciar o raciocínio lógico matemático envolvido na sua resolução. Na elaboração deste trabalho os problemas propostos foram orientados no sentido de se resolverem através da dedução lógica inerente às premissas dadas. Esta ideia do Pensar Alto foi incentivar os alunos a falar para si mesmo, de forma audível, no intuito de expressar as suas ideias de como resolver os problemas. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação, com recurso a várias técnicas e instrumentos para recolha de dados. Para avaliar os resultados obtidos foi utilizada a Escala Holística Focada adaptada e assim ser possível classificá-los com o objetivo de avaliar a sua evolução. A análise de dados demonstrou uma melhoria na capacidade de Comunicação Oral Matemática em alguns alunos, nomeadamente no grupo A. Esses alunos têm mais autoconfiança e autoestima que os do grupo B. O grupo A também se carateriza por ter alunos com melhor preparação para este novo ciclo de estudo, realizando os trabalhos para casa e por vezes até trabalhos autónomos. Isto demonstra responsabilidade na própria aprendizagem. Uma das maiores caraterísticas que os diferencia do grupo B é que emocionalmente são mais estáveis. Concluímos, ainda, que lançar o desafio de os alunos terem que explicar oralmente o raciocínio feito para dar uma resposta não é tarefa fácil, pois a comunicação oral é mais complexa e requer uma maior destreza ao nível do próprio raciocínio.Under the Supervised Teaching Practice (PES) developed this training report, included in the Master's curriculum in pre-school education and education of the 1st cycle of basic education. This is for the degree of Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of Castelo Branco Polytechnic Institute School of Education. This report is divided into three parts: PES in Preschool Education, PES in the 1st cycle of basic education and the completion of an investigation implemented in mathematics on solving logical deduction problems. Our work was based on the Basic School Math program that deals with three major aims of the discipline of teaching: the structuring of thought, analysis of the natural world and the interpretation of society. The research was carried out with 10 students of the 1st grade of the 1st Cycle Basic Education School Quinta da Granja in Castelo Branco, aged 5 to 6 years. The aim of this study is to analyze comparatively the Oral Communication students with different levels of performance. For the implementation of the study they were applied three problems had to be solved individually, in order to demonstrate the mathematical logical reasoning involved in its resolution. In preparing this report the proposed issues were targeted to be resolved through logical deduction inherent in the given premises. This idea Thinking High was to encourage students to talk to himself, audibly, in order to express their ideas of how to solve problems. In terms of methodology, we opted for a research-action approach, using various techniques and tools for data collection. To evaluate the results obtained was used Holistic Scale Focused adapted and thus be possible to classify them in order to assess their progress. Data analysis showed an improvement in Mathematics Oral communication capacity in some students, particularly in group A. These students have more self-confidence and self-esteem than those in Group B. Group A is also characterized by having students with better preparation for this new study cycle, doing the homework and sometimes autonomous work. This demonstrates responsibility in their own learning. One of the biggest features that differentiates the group B is that emotionally are more stable. We conclude also that launch the challenge of students having to orally explain the reasoning made to give an answer is not easy because oral communication is more complex and requires greater skill level of their own reasoning.Afonso, Paulo José MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, Cátia Filipa Madaleno2016-11-02T14:01:13Z2016-07-272016-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5395TID:201270625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:09.827323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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