Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nilton Miguel da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300
Resumo: D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.
id UFAM_7dcd0d9cf17e1b9b48840e99f13f7c11
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6300
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradoraMatemática - MotivaçãoResolução de ProblemasRaciocínio LógicoLogical reasoningTroubleshootingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICAD’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.D'Ambrósio (1996, p.29) points out “that Mathematic programs are often outdated, obsolete and out of context. Due to this more and more students find it difficult to be motivated about this crystallized science.” In the present work, we seek to present proposals for challenging activities, where students are encouraged to think in an autonomous way. To create, to experiment, to establish strategies and to reach solutions. Different from the classroom, where one usually presents ready and finished work, making it only a copy of the method or the technique.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaNascimento, Carlos Wagner Marques dohttp://lattes.cnpq.br/5720694292404145Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro deAlcântara, Marcos Aurélio deSilva, Nilton Miguel dahttp://lattes.cnpq.br/74733462016640492018-04-11T14:07:09Z2018-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:26:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:26:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
spellingShingle Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
Silva, Nilton Miguel da
Matemática - Motivação
Resolução de Problemas
Raciocínio Lógico
Logical reasoning
Troubleshooting
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
title_short Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_full Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_fullStr Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_full_unstemmed Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
title_sort Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
author Silva, Nilton Miguel da
author_facet Silva, Nilton Miguel da
http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Carlos Wagner Marques do
http://lattes.cnpq.br/5720694292404145
Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro de
Alcântara, Marcos Aurélio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nilton Miguel da
http://lattes.cnpq.br/7473346201664049
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Motivação
Resolução de Problemas
Raciocínio Lógico
Logical reasoning
Troubleshooting
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
topic Matemática - Motivação
Resolução de Problemas
Raciocínio Lógico
Logical reasoning
Troubleshooting
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
description D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11T14:07:09Z
2018-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300
identifier_str_mv SILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732026222247936