Caracterização da inovação na indústria cosmética: estudo de caso L'Oréal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21802 |
Resumo: | A inovação é uma das fontes mais importantes de vantagem competitiva sustentável e fator intrínseco à estratégia empresarial porque conduz ao desenvolvimento e melhoria de produtos, serviços e processos, permitindo que as empresas cresçam mais rapidamente e sejam mais eficientes e lucrativas do que as não inovadoras. A indústria cosmética está em constante evolução e é caracterizada por um crescimento regular e elevada competitividade. Esta exige às empresas grande eficiência para inovar, para atenderem às diferentes necessidades dos consumidores e fazer face à elevada concorrência. O presente estudo tem como objetivo analisar a inovação na indústria cosmética, nas suas várias dimensões. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo ao método de estudo de caso único da L’Oréal, mais precisamente da Divisão Cosmética Ativa. Deste estudo, é possível concluir o seguinte: (1) a inovação de produtos tem subjacente o investimento contínuo na qualidade e eficácia de produtos e gamas já existentes, ou de novos produtos, respeitando a sustentabilidade ambiental; (2) no que respeita à inovação de processos, embora não tenham sido identificados aspetos relevantes no ano 2019, evidenciaram-se alguns serviços inovadores de realidade aumentada e de inteligência artificial; (3) a inovação organizacional está associada a alterações estruturais da empresa, destacando-se o abandono da fragmentação por áreas e a utilização crescente de ferramentais digitais que facilitam a comunicação, a partilha e arquivo de ficheiros e a reestruturação dos papéis das equipas; (4) relativamente à inovação de marketing, verificaram-se mudanças, sobretudo ao nível do "packaging" dos produtos, orientado para a sustentabilidade. |
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A inovação é uma das fontes mais importantes de vantagem competitiva sustentável e fator intrínseco à estratégia empresarial porque conduz ao desenvolvimento e melhoria de produtos, serviços e processos, permitindo que as empresas cresçam mais rapidamente e sejam mais eficientes e lucrativas do que as não inovadoras. A indústria cosmética está em constante evolução e é caracterizada por um crescimento regular e elevada competitividade. Esta exige às empresas grande eficiência para inovar, para atenderem às diferentes necessidades dos consumidores e fazer face à elevada concorrência. O presente estudo tem como objetivo analisar a inovação na indústria cosmética, nas suas várias dimensões. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo ao método de estudo de caso único da L’Oréal, mais precisamente da Divisão Cosmética Ativa. Deste estudo, é possível concluir o seguinte: (1) a inovação de produtos tem subjacente o investimento contínuo na qualidade e eficácia de produtos e gamas já existentes, ou de novos produtos, respeitando a sustentabilidade ambiental; (2) no que respeita à inovação de processos, embora não tenham sido identificados aspetos relevantes no ano 2019, evidenciaram-se alguns serviços inovadores de realidade aumentada e de inteligência artificial; (3) a inovação organizacional está associada a alterações estruturais da empresa, destacando-se o abandono da fragmentação por áreas e a utilização crescente de ferramentais digitais que facilitam a comunicação, a partilha e arquivo de ficheiros e a reestruturação dos papéis das equipas; (4) relativamente à inovação de marketing, verificaram-se mudanças, sobretudo ao nível do "packaging" dos produtos, orientado para a sustentabilidade. |
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