Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-, Gómez-Baya, Diego, Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4993
https://doi.org/10.34628/p65g-2130
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 241-251.
id RCAP_e737c1bdddacbef34cb57663fb4f69ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigmaParticipação socialComunidade e escolaRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 241-251.Este trabalho teve como objetivo o estudo das diferenças de género, ano de escolaridade e região na participação social dos jovens portugueses em idade escolar. Incluiu 5695 alunos do 8º, 10º e 12º ano de escolaridade que participaram no estudo, na sua maioria do género feminino (53,9%), com uma média de idade de 15,46 anos (DP=1,8). Foi realizado um estudo descritivo, e das médias da participação social ou sua expectativa com base no género, ano de escolaridade e região com base no teste ANOVA e Post-hoc (Tukey HSD) para análise de diferenças entre grupos. Nos resultados, segundo as dimensões do Questionário de Expectativas e de Participação Social e Desenvolvimento Positivo, no estudo do género, destaca-se um maior Sentido de Pertença e Autoeficácia Social no género masculino, e Expectativas de Participação na Comunidade superiores no género feminino. A dimensão Participação Ativa e o Total da Participação ou sua Expectativa, não revelaram diferenças estatisticamente significativas. Na análise por ano de escolaridade, o 8º ano destaca-se pelo maior Sentido de Pertença e menor Autoeficácia Social. A Participação Ativa, Expectativas de Participação na Comunidade e Total da Participação ou sua Expectativa é superior no 12º ano de escolaridade. Por último, na exploração por regiões, apenas o Total de Participação ou sua Expectativa revelou diferenças estatisticamente significativas, apresentando diferenças entre as regiões do Alentejo e Algarve, e uma maior participação ou sua expectativa por parte dos jovens do Alentejo. Considera-se fundamental estudar as características dos jovens socialmente mais participativos. A autonomia, responsabilização e participação ativa dos jovens na identificação e gestão dos problemas da sua vida, são uma via promissora para a promoção do seu bem-estar e prevenção de risco de saúde.his work had as objective the study of gender differences, grade and region in social participation of portuguese school-aged youth. Were inclued 5695 pupils of the 8th, 10th and 12th grade, who participated in the study, mostly female (53.9%). With a mean age of 15.46 years (SD = 1.8), was carried out a study of the averages of social participation based on gender, grade and region based on the ANOVA and Post-hoc (Tukey HSD) for the analysis of differences between groups. In the results, based on the dimensions of the Questionnaire on Expectations and Social Participation and Positive Development, in the study of gender, there is a greater Sense of Belonging and Social Self-efficacy in the masculine gender, and higher Expectations of Participation in the Community in the feminine gender. The dimension Active Participation and Total Participation or its Expectation did not reveal statistically significant differences. In the analysis by school grade, the 8th grade stands out due to the greater Sense of Belonging and lesser Social Self-efficacy. Active Participation, Expectations of Community Participation and Total Participation or Expectation is higher in the 12th grade. Finally, in the exploration by regions, only the Total Participation or its Expectation revealed statistically significant differences, presenting differences between the regions of the Alentejo and Algarve, and a greater participation by young people from Alentejo. It is considered fundamental to study the characteristics of the socially more participative young people. Autonomy and active participation of young people in the identification and management of their lives’ problems are a promising way to promote their well-being and prevent health risks.2020-01-23T12:03:41Z2020-01-232019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4993http://hdl.handle.net/11067/4993https://doi.org/10.34628/p65g-2130porBranquinho, Cátia Sofia dos Santos [et al.] (2019) - Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:1 (Janeiro-Dezembro 2019) 241-251.Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigmaBranquinho, Cátia Sofia dos SantosTomé, Gina Maria QuinásGómez-Baya, DiegoMatos, Margarida Gaspar dehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBranquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-Gómez-Baya, DiegoMatos, Margarida Gaspar de, 1956-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:23Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:09.319218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
title Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
spellingShingle Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Participação social
Comunidade e escola
title_short Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
title_full Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
title_fullStr Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
title_full_unstemmed Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
title_sort Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
author Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
author_facet Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Gómez-Baya, Diego
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author_role author
author2 Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Gómez-Baya, Diego
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-
Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-
Gómez-Baya, Diego
Matos, Margarida Gaspar de, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Participação social
Comunidade e escola
topic Participação social
Comunidade e escola
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2019). - p. 241-251.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-23T12:03:41Z
2020-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4993
http://hdl.handle.net/11067/4993
https://doi.org/10.34628/p65g-2130
url http://hdl.handle.net/11067/4993
https://doi.org/10.34628/p65g-2130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Branquinho, Cátia Sofia dos Santos [et al.] (2019) - Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:1 (Janeiro-Dezembro 2019) 241-251.
Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma
Branquinho, Cátia Sofia dos Santos
Tomé, Gina Maria Quinás
Gómez-Baya, Diego
Matos, Margarida Gaspar de
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136761706708992