Participação dos pais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morrudo, Iara Regina Cabral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151675
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação com o objetivo de observar, reunir informações para análise e interpretação dos fatos, implementando e avaliando as ações. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, em Santana do Livramento, sendo aplicado aos pais um questionário contendo questões relativas à importância da participação ativa da família na escola. Inicialmente fez-se uma discussão com a comunidade escolar e o Conselho Escolar, sobre a participação ativa dos pais, sua compreensão na formação dos filhos, sua participação no processo de escolarização dos mesmos, a compreensão de que a instituição família é muito importante dentro do processo educativo, a busca pela integração família e escola, o comparecimento dos pais às reuniões e autoavaliação dos envolvidos no processo. Faz-se necessário uma parceria entre família e escola para desenvolver estratégias visando uma educação de qualidade, através de uma relação de diálogo e confiança, cabendo à escola fazer uma revisão do seu funcionamento, exigindo alterações de paradigmas, bem como na postura dos professores. O embasamento teórico deste trabalho fundamentou-se em teóricos e educadores que acreditavam na participação como processo de democratização. No questionário aplicado constatou-se a pouca participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, ou seja, pais ainda ausentes no que se referem ao acompanhamento dos seus filhos, poucos conhecem as normas da escola e muitos não conhecem o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar abordando questões como valorização da família na sua diversidade e sua importância no acompanhamento escolar dos filhos, assuntos referentes à organização da escola e a atuação do Conselho Escolar dentro do processo de gestão democrática. Foram usadas mensagens de motivação, vídeos, palestras, diálogos e atividades lúdicas, de esporte e lazer, além de um jantar envolvendo a comunidade escolar.
id UFRGS-2_2f208bc5cd919c5e212a3457de20b16a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151675
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morrudo, Iara Regina CabralMilone, Julian de Camargo2017-02-14T02:23:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/151675001005698Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação com o objetivo de observar, reunir informações para análise e interpretação dos fatos, implementando e avaliando as ações. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, em Santana do Livramento, sendo aplicado aos pais um questionário contendo questões relativas à importância da participação ativa da família na escola. Inicialmente fez-se uma discussão com a comunidade escolar e o Conselho Escolar, sobre a participação ativa dos pais, sua compreensão na formação dos filhos, sua participação no processo de escolarização dos mesmos, a compreensão de que a instituição família é muito importante dentro do processo educativo, a busca pela integração família e escola, o comparecimento dos pais às reuniões e autoavaliação dos envolvidos no processo. Faz-se necessário uma parceria entre família e escola para desenvolver estratégias visando uma educação de qualidade, através de uma relação de diálogo e confiança, cabendo à escola fazer uma revisão do seu funcionamento, exigindo alterações de paradigmas, bem como na postura dos professores. O embasamento teórico deste trabalho fundamentou-se em teóricos e educadores que acreditavam na participação como processo de democratização. No questionário aplicado constatou-se a pouca participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, ou seja, pais ainda ausentes no que se referem ao acompanhamento dos seus filhos, poucos conhecem as normas da escola e muitos não conhecem o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar abordando questões como valorização da família na sua diversidade e sua importância no acompanhamento escolar dos filhos, assuntos referentes à organização da escola e a atuação do Conselho Escolar dentro do processo de gestão democrática. Foram usadas mensagens de motivação, vídeos, palestras, diálogos e atividades lúdicas, de esporte e lazer, além de um jantar envolvendo a comunidade escolar.application/pdfporParticipaçãoFamíliaComunidadeEscolaAlunoParticipação dos pais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005698.pdf001005698.pdfTexto completoapplication/pdf1378338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/1/001005698.pdf8c9cf1a7f8a26e98c6ca980d94eb3253MD51TEXT001005698.pdf.txt001005698.pdf.txtExtracted Texttext/plain57054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/2/001005698.pdf.txt7e2b896adce68d809b2d541413bc7be8MD5210183/1516752017-02-15 02:27:56.833846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Participação dos pais na escola
title Participação dos pais na escola
spellingShingle Participação dos pais na escola
Morrudo, Iara Regina Cabral
Participação
Família
Comunidade
Escola
Aluno
title_short Participação dos pais na escola
title_full Participação dos pais na escola
title_fullStr Participação dos pais na escola
title_full_unstemmed Participação dos pais na escola
title_sort Participação dos pais na escola
author Morrudo, Iara Regina Cabral
author_facet Morrudo, Iara Regina Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morrudo, Iara Regina Cabral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milone, Julian de Camargo
contributor_str_mv Milone, Julian de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Família
Comunidade
Escola
Aluno
topic Participação
Família
Comunidade
Escola
Aluno
description Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa-ação com o objetivo de observar, reunir informações para análise e interpretação dos fatos, implementando e avaliando as ações. A coleta de dados foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, em Santana do Livramento, sendo aplicado aos pais um questionário contendo questões relativas à importância da participação ativa da família na escola. Inicialmente fez-se uma discussão com a comunidade escolar e o Conselho Escolar, sobre a participação ativa dos pais, sua compreensão na formação dos filhos, sua participação no processo de escolarização dos mesmos, a compreensão de que a instituição família é muito importante dentro do processo educativo, a busca pela integração família e escola, o comparecimento dos pais às reuniões e autoavaliação dos envolvidos no processo. Faz-se necessário uma parceria entre família e escola para desenvolver estratégias visando uma educação de qualidade, através de uma relação de diálogo e confiança, cabendo à escola fazer uma revisão do seu funcionamento, exigindo alterações de paradigmas, bem como na postura dos professores. O embasamento teórico deste trabalho fundamentou-se em teóricos e educadores que acreditavam na participação como processo de democratização. No questionário aplicado constatou-se a pouca participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, ou seja, pais ainda ausentes no que se referem ao acompanhamento dos seus filhos, poucos conhecem as normas da escola e muitos não conhecem o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Foram realizadas reuniões com a comunidade escolar abordando questões como valorização da família na sua diversidade e sua importância no acompanhamento escolar dos filhos, assuntos referentes à organização da escola e a atuação do Conselho Escolar dentro do processo de gestão democrática. Foram usadas mensagens de motivação, vídeos, palestras, diálogos e atividades lúdicas, de esporte e lazer, além de um jantar envolvendo a comunidade escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151675
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005698
url http://hdl.handle.net/10183/151675
identifier_str_mv 001005698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/1/001005698.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151675/2/001005698.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c9cf1a7f8a26e98c6ca980d94eb3253
7e2b896adce68d809b2d541413bc7be8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523535613952