Experiência de utilização num portal de serviços empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Carla Sofia Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45117
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado em Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
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spelling Experiência de utilização num portal de serviços empresarialExperiência de utilizaçãoInterfaceUtilizadorPortal webServiceNowTrabalhos de projecto de mestrado - 2020Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado em Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020Experiência de utilização tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante para os designers de interação, onde o foco é colocado não só na funcionalidade da interface, mas também na acessibilidade da informação disponibilizada, na estética e na satisfação do utilizador. Com o novo conceito de “OneNovartis”, criado pelo cliente Novartis, iniciou-se um projecto de desenvolvimento de um novo portal interno de serviços para os colaboradores. A renovação do portal de acordo com a nova imagem da Novartis foi feita com base na plataforma “ServiceNow” que, embora seja bastante personalizável, apresenta algumas restrições devido às regras e campos específicos da própria plataforma. Isto em conjunto com a lista de funcionalidades necessárias ao portal de utilizador, assim como a visão do cliente em unir todos os departamentos e serviços num único portal, exige um design de interface meticuloso com o foco na experiência de utilização. Neste trabalho desenvolvemos um novo e melhorado portal para a “OneNovartis” e realizamos um estudo comparativo entre o portal resultante deste projecto e o portal existente. O novo portal foi feito de acordo com novos requisitos e objectivos, mas mantendo as funcionalidades que já existiam, de modo a ser possível fazer uma comparação justa. No estudo, avaliamos a usabilidade dos dois portais de modo a verificar qual deles tem mais qualidade, seja de acordo com os serviços que são disponibilizados por parte da Novartis, seja pela experiência de utilização dos portais. Através da análise dos resultados dos testes verificamos que o novo portal aparenta ter sido uma melhoria em termos de usabilidade e experiência de utilização, embora ainda haja alguns factores que podem ser melhorados. Actualmente, o novo portal já se encontra em utilização e estamos a fornecer suporte a pedidos de ajuda que facilitem a transição dos trabalhadores da Novartis para esteUser experience has become increasingly relevant for interaction designers, where the focus is not just placed in the functionality of the interface, but also the accessibility to the available information, the aesthetic, and satisfaction of the user. With the new concept of “OneNovartis” created by the client Novartis, started a new project for the development of a new internal service portal for the collaborators. The renovation of the portal according to the new image of Novartis was based on the platform “ServiceNow” that, while it is considerably customizable, has some restrictions linked to rules and fields specific to the platform itself. This, along with the list of functionalities needed for the service portal, as well as the vision of the client to unite all the departments and services in a single portal, requires a meticulous interface design focused on the user experience. In this work, we not only developed this new and improved portal for “OneNovartis”, but also conducted a comparative study between the portal developed and the previous existing one. The new portal was created according to the new requisites and goals, but also kept the functionalities that already existed, as to make a fair comparison. In this study, we evaluated the usability of both portals, in order to conclude which of them has more quality, whether according to the services made available by Novartis, or the user experience when using the portal. Through the analysis of the tests results, we verified that the new portal was an apparent improvement regarding usability and user experience, although there are some issues that can be improved. Currently, the new portal is already in use and we are providing support to help request that ease the transition of Novartis workers to this portal.Fonseca, Manuel João Caneira Monteiro da, 1968-Homem, Nuno Filipe da Conceição LopesRepositório da Universidade de LisboaMata, Carla Sofia Gomes da2020-12-03T17:36:22Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45117TID:202607437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:36.636583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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