“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/59923 |
Resumo: | A publicidade inscreve-se no quotidiano enquanto sistema de comunicaçãocom implicações económicas e sociais, simbólicas e culturais. Omnipresente e intrusivapor um lado, aliciante e persuasiva, por outro, desperta sentimentos e predisposiçõespor vezes contraditórios e até paradoxais. Mal-amada por uns, reverenciada por outros,a indústria publicitária tem vindo a alargar as suas fronteiras para territórios da comunicaçãonem sempre identificados como comunicação comercial, insinuando-se atravésde um discurso e, sobretudo, de uma estratégia mais subtil e envolvente.Passando em revista a forma como a publicidade tem sido percepcionada e criticadae reflectindo sobre a sua imagem e reputação, detemo-nos sobre os desafios emergentesde novos equilíbrios entre consumidores cada vez mais capacitados e marcas pressionadasa serem cada vez mais dialogantes com os seus públicos; analisamos algumas formasde ver e viver a publicidade dentro do sector e na sociedade em geral, reflectindo sobreas estratégias de legitimação da indústria criativa que é, também, porta-voz do mercado. |
id |
RCAP_e749f893f01720cc882274c37afe2bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidadePublicidadeCríticaImagemConsumidorLegitimaçãoCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA publicidade inscreve-se no quotidiano enquanto sistema de comunicaçãocom implicações económicas e sociais, simbólicas e culturais. Omnipresente e intrusivapor um lado, aliciante e persuasiva, por outro, desperta sentimentos e predisposiçõespor vezes contraditórios e até paradoxais. Mal-amada por uns, reverenciada por outros,a indústria publicitária tem vindo a alargar as suas fronteiras para territórios da comunicaçãonem sempre identificados como comunicação comercial, insinuando-se atravésde um discurso e, sobretudo, de uma estratégia mais subtil e envolvente.Passando em revista a forma como a publicidade tem sido percepcionada e criticadae reflectindo sobre a sua imagem e reputação, detemo-nos sobre os desafios emergentesde novos equilíbrios entre consumidores cada vez mais capacitados e marcas pressionadasa serem cada vez mais dialogantes com os seus públicos; analisamos algumas formasde ver e viver a publicidade dentro do sector e na sociedade em geral, reflectindo sobreas estratégias de legitimação da indústria criativa que é, também, porta-voz do mercado.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoDuarte Melo, Ana20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59923porMelo, A. (2011). “Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade. Comunicação e Sociedade, 19, 97-109. DOI: 10.17231/comsoc.19(2011).9001645-20892183-357510.17231/comsoc.19(2011).900http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/900info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:08.239744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade |
title |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade |
spellingShingle |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade Duarte Melo, Ana Publicidade Crítica Imagem Consumidor Legitimação Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade |
title_full |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade |
title_fullStr |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade |
title_full_unstemmed |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade |
title_sort |
“Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade |
author |
Duarte Melo, Ana |
author_facet |
Duarte Melo, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Melo, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Crítica Imagem Consumidor Legitimação Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Publicidade Crítica Imagem Consumidor Legitimação Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A publicidade inscreve-se no quotidiano enquanto sistema de comunicaçãocom implicações económicas e sociais, simbólicas e culturais. Omnipresente e intrusivapor um lado, aliciante e persuasiva, por outro, desperta sentimentos e predisposiçõespor vezes contraditórios e até paradoxais. Mal-amada por uns, reverenciada por outros,a indústria publicitária tem vindo a alargar as suas fronteiras para territórios da comunicaçãonem sempre identificados como comunicação comercial, insinuando-se atravésde um discurso e, sobretudo, de uma estratégia mais subtil e envolvente.Passando em revista a forma como a publicidade tem sido percepcionada e criticadae reflectindo sobre a sua imagem e reputação, detemo-nos sobre os desafios emergentesde novos equilíbrios entre consumidores cada vez mais capacitados e marcas pressionadasa serem cada vez mais dialogantes com os seus públicos; analisamos algumas formasde ver e viver a publicidade dentro do sector e na sociedade em geral, reflectindo sobreas estratégias de legitimação da indústria criativa que é, também, porta-voz do mercado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/59923 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/59923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, A. (2011). “Publicidade? Aqui não, obrigado”: auto-retrato com paisagem em fundo e vista para a cidade. Comunicação e Sociedade, 19, 97-109. DOI: 10.17231/comsoc.19(2011).900 1645-2089 2183-3575 10.17231/comsoc.19(2011).900 http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133000442576896 |