Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, João Marcelo Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2234
Resumo: O presente relatório de Estágio Pedagógico (EP), descreve, fundamenta e reflete as opções didático-metodológicas tomadas no âmbito da docência numa turma do 3º Ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (ano letivo 2017-2018). A prática letiva foi desenvolvida numa turma de 9º ano, composta por 23 alunos, onde foram lecionados os conteúdos previstos pelo Programa Nacional de Educação Física. Considera-se que a prática letiva foi uma atividade central no processo de estágio, pela complexidade e multiplicidade de desafios que colocou, e pelo facto de todas as outras atividades de estágio serem construídas em torno da fundamentação da intervenção pedagógica. As atividades de intervenção na comunidade escolar surgiram da colaboração na organização e apoio às atividades idealizadas pelo grupo de Educação Física da Escola, e na dinamização de uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio (caraterização de turma e atividade de extensão curricular) tiveram como objetivos, o fornecimento de dados sobre os alunos ao conselho de turma e a união de todos os intervenientes (alunos, professores e encarregados de educação) em torno do projeto educativo da turma. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógicas, incidiram sobre o estudo e validação do impacto de modelos de ensino alternativos, como foi o caso do Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Competência. Consideramos o EP uma etapa marcante na nossa carreira de docente, que agora se inicia. Em primeiro lugar pela oportunidade de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na etapa de formação anterior. Em segundo lugar, pela oportunidade que nos deu de aprofundar e integrar conhecimentos, lidando com questões complexas e desenvolvendo as soluções mais adequadas. Finalmente, pelo desenvolvimento de várias capacidades pessoais, entre elas a comunicação.
id RCAP_e75e0c3a72a959689f23867444936878
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoPrática docenteEducação físicaEnsino-aprendizagemModelos de ensinoPedagogic stageTeaching practicePhysical educationTeaching-learningTeaching modelsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Estágio Pedagógico (EP), descreve, fundamenta e reflete as opções didático-metodológicas tomadas no âmbito da docência numa turma do 3º Ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (ano letivo 2017-2018). A prática letiva foi desenvolvida numa turma de 9º ano, composta por 23 alunos, onde foram lecionados os conteúdos previstos pelo Programa Nacional de Educação Física. Considera-se que a prática letiva foi uma atividade central no processo de estágio, pela complexidade e multiplicidade de desafios que colocou, e pelo facto de todas as outras atividades de estágio serem construídas em torno da fundamentação da intervenção pedagógica. As atividades de intervenção na comunidade escolar surgiram da colaboração na organização e apoio às atividades idealizadas pelo grupo de Educação Física da Escola, e na dinamização de uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio (caraterização de turma e atividade de extensão curricular) tiveram como objetivos, o fornecimento de dados sobre os alunos ao conselho de turma e a união de todos os intervenientes (alunos, professores e encarregados de educação) em torno do projeto educativo da turma. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógicas, incidiram sobre o estudo e validação do impacto de modelos de ensino alternativos, como foi o caso do Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Competência. Consideramos o EP uma etapa marcante na nossa carreira de docente, que agora se inicia. Em primeiro lugar pela oportunidade de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na etapa de formação anterior. Em segundo lugar, pela oportunidade que nos deu de aprofundar e integrar conhecimentos, lidando com questões complexas e desenvolvendo as soluções mais adequadas. Finalmente, pelo desenvolvimento de várias capacidades pessoais, entre elas a comunicação.This report of Pedagogical Internship (EP), describes, bases and reflects the didactic-methodological options taken in the scope of the teaching of the 3rd Cycle class, in the Primary School of the 2nd and 3rd Cycles Dr. Eduardo Brazão de Castro (academic year 2017- 2018). The teaching practice was developed in a class of 9th grade, composed of 23 students, where the content provided by the National Physical Education Program was taught. It is considered that learner practice was a central activity in the internship process, because of the complexity and multiplicity of challenges it posed, and because all other internship activities were built around the foundation of pedagogical intervention. The activities of intervention in the school community arose from the collaboration in the organization and support to the activities idealized by the group of Physical Education of the School, and in the dynamization of an activity of Orientation. The activities of integration in the environment (class characterization and curricular extension activity) had as objectives, the provision of data about the students to the class council and the union of all the participants (students, teachers and parents) around the class educational project. Finally, the activities of a scientific-pedagogical nature focused on the study and validation of the impact of alternative teaching models, such as the Sport Education Model and the Competence Model. We consider the EP a remarkable step in our teaching career, which is now beginning. Firstly for the opportunity to understand and apply the knowledge acquired in the previous training stage. Secondly, for the opportunity it gave us to deepen and integrate knowledge, dealing with complex issues and developing the most appropriate solutions. Finally, by the development of several personal capacities, among them communication.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaPestana, João Marcelo Ferreira2019-02-11T11:31:27Z2018-12-04T00:00:00Z2018-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2234202161650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:00Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:00.083996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Pestana, João Marcelo Ferreira
Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Ensino-aprendizagem
Modelos de ensino
Pedagogic stage
Teaching practice
Physical education
Teaching-learning
Teaching models
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Pestana, João Marcelo Ferreira
author_facet Pestana, João Marcelo Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, João Marcelo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Ensino-aprendizagem
Modelos de ensino
Pedagogic stage
Teaching practice
Physical education
Teaching-learning
Teaching models
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Prática docente
Educação física
Ensino-aprendizagem
Modelos de ensino
Pedagogic stage
Teaching practice
Physical education
Teaching-learning
Teaching models
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de Estágio Pedagógico (EP), descreve, fundamenta e reflete as opções didático-metodológicas tomadas no âmbito da docência numa turma do 3º Ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (ano letivo 2017-2018). A prática letiva foi desenvolvida numa turma de 9º ano, composta por 23 alunos, onde foram lecionados os conteúdos previstos pelo Programa Nacional de Educação Física. Considera-se que a prática letiva foi uma atividade central no processo de estágio, pela complexidade e multiplicidade de desafios que colocou, e pelo facto de todas as outras atividades de estágio serem construídas em torno da fundamentação da intervenção pedagógica. As atividades de intervenção na comunidade escolar surgiram da colaboração na organização e apoio às atividades idealizadas pelo grupo de Educação Física da Escola, e na dinamização de uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio (caraterização de turma e atividade de extensão curricular) tiveram como objetivos, o fornecimento de dados sobre os alunos ao conselho de turma e a união de todos os intervenientes (alunos, professores e encarregados de educação) em torno do projeto educativo da turma. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógicas, incidiram sobre o estudo e validação do impacto de modelos de ensino alternativos, como foi o caso do Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Competência. Consideramos o EP uma etapa marcante na nossa carreira de docente, que agora se inicia. Em primeiro lugar pela oportunidade de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na etapa de formação anterior. Em segundo lugar, pela oportunidade que nos deu de aprofundar e integrar conhecimentos, lidando com questões complexas e desenvolvendo as soluções mais adequadas. Finalmente, pelo desenvolvimento de várias capacidades pessoais, entre elas a comunicação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04T00:00:00Z
2018-12-04T00:00:00Z
2019-02-11T11:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2234
202161650
url http://hdl.handle.net/10400.13/2234
identifier_str_mv 202161650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920090144768