Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Mariana Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47447
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
id RCAP_e76ac4b43b8738193263a1f1e4d5d15d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º anoPlaneamento estratégicoEstratégias metacognitivasAuto-regulação da aprendizagemEnsino básico (3º Ciclo)Ensino secundárioTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020O presente trabalho pretende analisar o tipo de planeamento estratégico feito por alunos do 7º e do 10º ano (N=56) numa disciplina científica, de uma escola pública na região de Lisboa. Esta análise é feita com base na perspetiva sociocognitiva de autorregulação da aprendizagem e do ensino explícito da estratégia metacognitiva de autorregulação Contraste Mental com Intenções de Implementação (CMII). Os planos feitos pelos alunos foram recolhidos através de um questionário de resposta aberta, integrado no ensino explícito da estratégia CMII durante as aulas de Ciências da Natureza (7º ano) e de Biologia e Geologia (10º ano). Foram analisados os planos feitos antes (condição pré-teste) e depois (condição pós-teste) do ensino da estratégia. Com base nos dados obtidos foi realizada uma análise de conteúdo utilizando o programa Nvivo, a partir da qual foi criado um sistema de categorias dos componentes sobre os quais os alunos refletem aquando da elaboração dos seus planos, destacando-se uma sofisticação do tipo de planos feitos, depois do ensino explícito da estratégia CMII. As questões abordadas são discutidas tendo em conta a evolução da distribuição dos indicadores pelas categorias, sugestões para investigações futuras e implicações para a prática psicológica e educacional.This work intends to analize the type of strategic planning made by 7th and 10th grades students (N=56) from a public school in Lisbon, in their respective science class. This analisis is based on the sociocognitive view of self regulated learning and the explicit teaching of the metacognitive strategy “Mental Contrast with Implementation Intentions” (MCII). The plans made by the students were collected through an open answer questionaire during the explicit teaching of the MCII strategy during science classes. In this work we analized the plans made before and after students learned the MCII. A content analisis of the students answers to the questionaire was made using Nvivo, and a categorical system of strategic planning was created based on the results, suggesting a sofistication of the students’ plans after the MCII learning. The issues adressed are discussed based on how the plans emerged in each category, suggestions for future investigation and possible implications to educational psichology practice.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Paulino, PaulaRepositório da Universidade de LisboaGuerra, Mariana Santos2021-04-16T09:53:44Z20202020-11-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47447TID:202693694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:29.140784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
title Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
spellingShingle Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
Guerra, Mariana Santos
Planeamento estratégico
Estratégias metacognitivas
Auto-regulação da aprendizagem
Ensino básico (3º Ciclo)
Ensino secundário
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
title_full Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
title_fullStr Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
title_full_unstemmed Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
title_sort Planeamento autorregulado através de uma estratégia metacognitiva aplicada às aprendizagens escolares em alunos do 7º e do 10º ano
author Guerra, Mariana Santos
author_facet Guerra, Mariana Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Paulino, Paula
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Mariana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento estratégico
Estratégias metacognitivas
Auto-regulação da aprendizagem
Ensino básico (3º Ciclo)
Ensino secundário
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Planeamento estratégico
Estratégias metacognitivas
Auto-regulação da aprendizagem
Ensino básico (3º Ciclo)
Ensino secundário
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-02
2020-01-01T00:00:00Z
2021-04-16T09:53:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47447
TID:202693694
url http://hdl.handle.net/10451/47447
identifier_str_mv TID:202693694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134541046087680