Os efeitos de um jogo de computador nas aptidões perceptivas e espaciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arriaga, Patrícia
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Silva, Ana, Esteves, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2162
Resumo: O presente estudo teve como principal objectivo analisar os efeitos da utilização de um jogo de computador ao nível das relações espaciais, constância da forma e orientação espacial, em crianças do ensino básico. Foram constituídos dois grupos: o grupo experimental que praticou três semanas com o jogo DxTris (um jogo Tetris), e o grupo de controlo que apenas jogou no primeiro e segundo momento de avaliação. Para medir as aptidões espaciais foram utilizadas três provas da Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar, aplicadas nos dois grupos antes e após a experiência. Constatou-se que o grupo experimental apresentou melhores resultados nas provas de relações espaciais e constância da forma. As crianças deste grupo melhoraram os seus desempenhos de modo significativo entre as duas apresentações do teste de relações espaciais. No grupo de controlo, pelo contrário, não ocorreu nenhuma diferença entre o primeiro e o segundo resultado no teste das relações espaciais. Estes resultados sugerem que a prática com um jogo de computador pode ter uma influência positiva no desenvolvimento das relações espaciais.
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