Youtube e a literacia em saúde : o caso dos distúrbios alimentares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mélanie Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42119
Resumo: O presente estudo analisa o conteúdo de vídeos presentes no YouTube sobre distúrbios alimentares, visando compreender de que forma estes contribuem para a literacia em saúde de quem os visiona, bem como aferir a qualidade da informação sobre saúde presente nos mesmos. Pretende ainda explorar de que forma a autoria de um vídeo está relacionada com a qualidade do mesmo e se a qualidade tem efeitos na sua popularidade. De forma a entender estas questões, desenvolveu-se uma metodologia de investigação mista, baseada numa primeira fase numa análise de conteúdo quantitativa de 30 vídeos acerca de distúrbios alimentares no YouTube, procurando analisar o seu conteúdo através critérios de medição de qualidade e confiabilidade, de modo a compreender o valor desta plataforma digital para a literacia em saúde. Numa segunda fase, procedeu-se a uma análise de conteúdo qualitativa dos quatro vídeos que melhor pontuaram no índice de qualidade através de uma análise categorial. Os resultados desta aná lise permitem concluir que existe potencial para o YouTube ser uma ferramenta de qualidade para a promoção de informações de saúde, no entanto, a maioria dos vídeos analisados revelaram um baixa qualidade das informações, pelo que ainda há melhorias a fazer antes de se poder considerar este medium social um bom aliado para a promoção da literacia em saúde.
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