A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Anna Cecília S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kanitar, Fátima, Laranjeiro, Joanne B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38553
Resumo: Com a crescente utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na recolha de informação para realizar trabalhos académicos, estudos (Weiler, 2005; Matusiak, 2006; Head, 2007; Eisenberg, 2008; Rempel & Davidson, 2008) indicam que os estudantes do ensino superior não possuem as competências necessárias neste domínio. Apesar dos estudantes manifestarem competências tecnológicas, estas não são aplicadas quando se trata da pesquisa, seleção e tratamento de informação. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre Literacia da Informação. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise numérica ao nível da divulgação, visualização e avaliação destes recursos, sendo esta última dimensão complementada com uma análise qualitativa dos comentários do utilizador. Na análise efectuada apresentam-se as competências mais divulgadas e visualizadas no YouTube. Através dos registos de “gosto/não gosto” e dos comentários publicados é efectuada uma análise à avaliação destes vídeos. Os resultados fornecem indicadores, relacionados com as necessidades ao nível da publicação de recursos de ensino e aprendizagem no domínio da competência de seleção da informação.
id RCAP_8a4cfe6b7b578f49c4a412e587401a6b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliaçãoLiteracia da informaçãoRecursos de aprendizagemYouTubeCom a crescente utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na recolha de informação para realizar trabalhos académicos, estudos (Weiler, 2005; Matusiak, 2006; Head, 2007; Eisenberg, 2008; Rempel & Davidson, 2008) indicam que os estudantes do ensino superior não possuem as competências necessárias neste domínio. Apesar dos estudantes manifestarem competências tecnológicas, estas não são aplicadas quando se trata da pesquisa, seleção e tratamento de informação. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre Literacia da Informação. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise numérica ao nível da divulgação, visualização e avaliação destes recursos, sendo esta última dimensão complementada com uma análise qualitativa dos comentários do utilizador. Na análise efectuada apresentam-se as competências mais divulgadas e visualizadas no YouTube. Através dos registos de “gosto/não gosto” e dos comentários publicados é efectuada uma análise à avaliação destes vídeos. Os resultados fornecem indicadores, relacionados com as necessidades ao nível da publicação de recursos de ensino e aprendizagem no domínio da competência de seleção da informação.According to several studies (Weiler, 2005; Matusiak, 2006; Head, 2007; Eisenberg, 2008; Rempel & Davidson, 2008), because of the increasing use of Information and Communication for gathering information to write academic papers, students in higher education do not have the necessary competencies in this area. In spite of their technological skills, students do not apply these when it comes to searching, selecting and processing information. In this paper we analyze videos on Information Literacy posted on YouTube. The methodological procedures for data collection were determined by the definition of search terms, inclusion/exclusion criteria and numerical analysis concerning the dissemination, visualization and evaluation of these resources, the latter dimension being complemented with a qualitative analysis of the user’s comments. The results indicate what competencies have a wider dissemination and more visualization in YouTube. Through the "like/dislike" ratings and the comments posted, an analysis is done in regards to the evaluation of these videos by the users. The results provide pointers related to the needs in the dissemination of learning objects concerning the competency of selecting and evaluating information.Universidade de Aveiro2023-07-12T09:37:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38553por1647-730810.34624/ilcj.v2i2.14866Bezerra, Anna Cecília S.Kanitar, FátimaLaranjeiro, Joanne B.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:13Zoai:ria.ua.pt:10773/38553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:57.719618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
title A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
spellingShingle A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
Bezerra, Anna Cecília S.
Literacia da informação
Recursos de aprendizagem
YouTube
title_short A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
title_full A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
title_fullStr A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
title_full_unstemmed A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
title_sort A literacia da informação no YouTube: análise à sua divulgação, visualização e avaliação
author Bezerra, Anna Cecília S.
author_facet Bezerra, Anna Cecília S.
Kanitar, Fátima
Laranjeiro, Joanne B.
author_role author
author2 Kanitar, Fátima
Laranjeiro, Joanne B.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Anna Cecília S.
Kanitar, Fátima
Laranjeiro, Joanne B.
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Recursos de aprendizagem
YouTube
topic Literacia da informação
Recursos de aprendizagem
YouTube
description Com a crescente utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na recolha de informação para realizar trabalhos académicos, estudos (Weiler, 2005; Matusiak, 2006; Head, 2007; Eisenberg, 2008; Rempel & Davidson, 2008) indicam que os estudantes do ensino superior não possuem as competências necessárias neste domínio. Apesar dos estudantes manifestarem competências tecnológicas, estas não são aplicadas quando se trata da pesquisa, seleção e tratamento de informação. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre Literacia da Informação. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise numérica ao nível da divulgação, visualização e avaliação destes recursos, sendo esta última dimensão complementada com uma análise qualitativa dos comentários do utilizador. Na análise efectuada apresentam-se as competências mais divulgadas e visualizadas no YouTube. Através dos registos de “gosto/não gosto” e dos comentários publicados é efectuada uma análise à avaliação destes vídeos. Os resultados fornecem indicadores, relacionados com as necessidades ao nível da publicação de recursos de ensino e aprendizagem no domínio da competência de seleção da informação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01
2023-07-12T09:37:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38553
url http://hdl.handle.net/10773/38553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v2i2.14866
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741130170368