Compras por Impulso Online e em Lojas Físicas na Geração X e Z: Mercado Fast Fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Madalena Cristina Ávila Menezes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47300
Resumo: Nos dias de hoje, o comportamento do consumidor tem vindo a alterar-se exponencialmente, assim como a forma em como as gerações agem no ato de compra. O grande problema desta investigação será em entender se o comportamento dos consumidores está a ser alterado com o avanço da tecnologia e qual o impacto em ambas as gerações. Também se encontra em estudo, se se irá encontrar um maior fluxo de compras impulsivas nos Açores, uma vez que estão mais limitados ao acesso de lojas físicas fast fashion. Através de um estudo quantitativo, com uma amostra de 200 participantes, foi realizado um questionário online de forma a testar o grau de impulsividade da geração X e Z no ato de compra. Os resultados sugeriram que existem diversos fatores que influenciam a impulsividade, nomeadamente o comodismo, limitação geográfica e a rapidez. Verificou-se que a geração X por ter uma estabilidade económica superior à geração Z, acaba por ser mais impulsiva no ato de compra do que a geração mais jovem. Confirmou-se que, embora os Açores tenham limitação geográfica no sector fast fashion, em Portugal Continental as compras por impulso têm uma taxa mais elevada. Verificou-se ainda que o sexo masculino, prefere gastar mais impulsivamente do que o sexo feminino, sendo este um sexo mais ponderado no ato de decisão de compra. Este trabalho irá contribuir para o estudo do perfil do consumidor das gerações X e Z tendo em conta o efeito da externalidade “evolução tecnológica” nas formas de produção (fast-fashion) e nos hábitos de consumo. Poderá ser uma base para estruturar os novos modelos de negócio dos grandes players no mundo da moda e potencialmente noutros setores de atividade.
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