Ser um educador/professor criativo: reflexão sobre uma prática de ensino (de matemática) supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ângela Vanessa Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7434
Resumo: Tendo como foco central a questão da criatividade na prática docente, encontramos neste relatório, numa primeira parte, a contextualização teórica que incide desde as Orientações para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) e o Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico (PMEB), passando por estudos sobre reflexão sobre a prática de ensino e sobre criatividade, até outros sobre recursos didáticos e a sua importância na aprendizagem. Depois disso e numa segunda parte, encontramo-la subdividida em duas partes onde fazemos a descrição e reflexão sobre algumas das atividades desenvolvidas no âmbito das Práticas Supervisionadas quer da Educação Pré-Escolar, quer do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a descrição dos envolvidos em tais atividades e das instituições onde todo o trabalho foi desenvolvido. Tratou-se de uma investigação qualitativa, de natureza interpretativa, baseada num estudo de caso. Esse estudo de caso encontra-se dividido em dois momentos distintos. O primeiro momento diz respeito à criação e dinamização de um cantinho da Matemática, inexistente no jardim-de-infância, onde a experiência foi realizada. O segundo momento consiste na abordagem de conteúdos da área da Matemática para o 4.º ano de escolaridade. Analisou-se se momentos específicos da prática da educadora/professora estagiária evidenciavam tratar-se de uma educadora/professora criativa. Usaram-se categorias já existentes na literatura para responder a esta questão, relacionadas com o desenvolvimento da prática, com o aluno e com atributos pessoais do professor. A recolha de dados foi feita recorrendo ao diário de bordo da professora estagiária, de registos fotográficos das atividades desenvolvidas e de registos escritos. A análise efetuada mostrou que nos momentos analisados, existem evidências de que a prática da educadora/professora estagiária é criativa.
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