O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13785
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social na especialização de Comunicação Estratégica
id RCAP_e7a657697fdc89999de2f0cece17cfaf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantilComunicação de marketingInternacionalizaçãoMercado angolanoVestuário infantilLaranjinhaCommunication of marketingInternationalizationAngolan marketChildren clothingLaranjinhaDissertação de Mestrado em Comunicação Social na especialização de Comunicação EstratégicaNo intuito de motivar os consumidores a adquirir os seus produtos ou serviços, as empresas utilizam diferentes ferramentas de comunicação. As novas tecnologias alteraram profundamente a forma de negociar e de comunicar, facilitando o incremento das transações comerciais internacionais, reduzindo a importância das fronteiras geográficas e possibilitando que a comunicação das marcas, que inicialmente era massificada, evoluísse para uma comunicação mais segmentada, chegando até à individualização. A pesquisa analisa as estratégias de comunicação da marca portuguesa de vestuário infantil Laranjinha no seu mercado doméstico e no mercado internacional, focalizando-se especialmente no mercado angolano. O estudo aborda também o perfil ou as caraterísticas daquele mercado, especificando as oportunidades e os obstáculos com os quais as empresas se deparam. A escolha do tema foi motivada pelo interesse que Angola desperta nas empresas portuguesas. Assim, definimos a seguinte pergunta de partida: que dificuldades e oportunidades de comunicação de marketing encontram as empresas portuguesas quando internacionalizam as suas marcas para Angola? Recorremos a uma metodologia qualitativa que, para além da revisão de literatura e da análise das campanhas de comunicação de marketing da marca, incluiu entrevistas a especialistas. Para complementar a recolha de dados, socorremo-nos da técnica de observação participante. Os resultados obtidos demonstram que apesar do crescimento económico do país da última década, do aumento do consumo e dos incentivos ao investimento, as empresas portuguesas também se deparam com restrições que afectam as suas decisões de comunicaçãoIn order to motivate consumers to buy their products or services, companies use different communication tools. New technologies have fundamentally altered how to negotiate and communicate, facilitating the increase in international business transactions, reducing the importance of geographical borders and allowing the brand communication, which was initially mass, evolve to a more targeted communication, reaching the individualization. The research analyzes the communication strategies of the Portuguese brand of children's clothing Laranjinha in its domestic and international markets, focusing especially on the Angolan market. The study also addresses the profile or the characteristics of that market, specifying the opportunities and obstacles that businesses face. The choice of the theme was motivated by the interest that Angola has awaken in Portuguese companies in the last years. Thus, we set the following starting question: which difficulties and opportunities in communication do Portuguese companies face when internationalizing their brands to Angola? We used a qualitative method which, in addition to the literature review, comprehended analysis to the brand´s communication campaigns and interviews with specialists. In addition to data collection we use participant observation technique. The results show that, despite the country's economic growth, increased consumption and investment incentives, Portuguese companies also face restrictions at various levels that influence their communication decisions.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRibeiro, Raquel BarbosaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa2017-06-22T17:34:19Z2017-05-022017-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13785TID:201730073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:43.109411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
title O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
spellingShingle O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
Santos, Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa
Comunicação de marketing
Internacionalização
Mercado angolano
Vestuário infantil
Laranjinha
Communication of marketing
Internationalization
Angolan market
Children clothing
Laranjinha
title_short O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
title_full O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
title_fullStr O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
title_full_unstemmed O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
title_sort O papel da comunicação na internacionalização das empresas portuguesas em Angola: contributos sobre o mercado devestuário infantil
author Santos, Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa
author_facet Santos, Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Raquel Barbosa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Palmira Augusta Paulino dos Santos de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de marketing
Internacionalização
Mercado angolano
Vestuário infantil
Laranjinha
Communication of marketing
Internationalization
Angolan market
Children clothing
Laranjinha
topic Comunicação de marketing
Internacionalização
Mercado angolano
Vestuário infantil
Laranjinha
Communication of marketing
Internationalization
Angolan market
Children clothing
Laranjinha
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social na especialização de Comunicação Estratégica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-22T17:34:19Z
2017-05-02
2017-05-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13785
TID:201730073
url http://hdl.handle.net/10400.5/13785
identifier_str_mv TID:201730073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131083794546688