Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10520 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_c06c3f6dc433d5faa630f7bda27b3d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuárioMercado chinêsVestuário portuguêsfatores críticos de sucessointernacionalizaçãoplano de marketingChinese marketPortuguese clothingcritical success factorsinternationalizationmarketing planMestrado em MarketingO mercado chinês encerra em si mesmo um conjunto de características bem distintas daquelas que geralmente se encontram em qualquer mercado europeu. Para se ter sucesso naquele país asiático é necessário conhecer as especificidades do mercado consumidor chinês, bem como as suas práticas de gestão e a ética de negócios. Sendo um mercado em ascensão com indiscutível potencial para as marcas de vestuário português, procurou-se apresentar os fatores críticos de sucesso no processo de internacionalização para a China. Para tal, recorreu-se a um questionário online às empresas portuguesas de vestuário a operar na China e a uma entrevista com o Diretor-Geral da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). Estes instrumentos permitiram elaborar um plano de marketing que pode ajudar a ATP a orientar as empresas portuguesas de vestuário suas associadas no seu processo de internacionalização para a China.The Chinese market holds in itself a very distinguished set of characteristics from the ones found on any other European market. To be successful on that Asian country, it is important to know the specific features of the Chinese consumer market, as well as its management practices and business ethics. Being a rising market with undisputable potential for the Portuguese clothing brands, this study intends to present the critical success factors in the process of internationalization to China. For that, we recurred to an online questionnaire for the Portuguese clothing companies operating in China and to an interview with the Head Manager of the Portuguese Textile and Clothing Association (ATP). These instruments have allowed the development of a marketing plan that may help ATP to guide its associate corporations in their internationalization process to China.Instituto Superior de Economia e GestãoIlhéu, FernandaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, José Miguel Avelino2015-12-28T13:29:37Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10520porFernandes, José Miguel Avelino (2015). "Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:58.217664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário |
title |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário |
spellingShingle |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário Fernandes, José Miguel Avelino Mercado chinês Vestuário português fatores críticos de sucesso internacionalização plano de marketing Chinese market Portuguese clothing critical success factors internationalization marketing plan |
title_short |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário |
title_full |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário |
title_fullStr |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário |
title_full_unstemmed |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário |
title_sort |
Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário |
author |
Fernandes, José Miguel Avelino |
author_facet |
Fernandes, José Miguel Avelino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ilhéu, Fernanda Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José Miguel Avelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado chinês Vestuário português fatores críticos de sucesso internacionalização plano de marketing Chinese market Portuguese clothing critical success factors internationalization marketing plan |
topic |
Mercado chinês Vestuário português fatores críticos de sucesso internacionalização plano de marketing Chinese market Portuguese clothing critical success factors internationalization marketing plan |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-28T13:29:37Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10520 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, José Miguel Avelino (2015). "Factores críticos de sucesso na internacionalização para a China : plano de marketing para as empresas portuguesas de vestuário". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131052578439168 |