A imagem da beleza feminina no Brasil e em Portugal: Um estudo de caso das campanhas Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da marca C&A: Diferenças, estereótipos e representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hadassa Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18903
Resumo: Este trabalho teve como objetivo comparar, analisar e verificar a maneira como estão a ser abordadas as formas da beleza feminina nas campanhas de Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da marca varejista de roupas C&A, no Brasil e em Portugal. Desta forma, a questão-chave se prende na busca da compreensão de como a marca abordou a beleza feminina diante do público feminino (no qual foram englobadas mulheres e pessoas que se identifiquem como femininas) nos dois países. Este trabalho teve sua análise metodológica de cunho exploratório e aplicando métodos mistos, dividida em duas etapas: 1- Análise semiótica do Conteúdo imagético das campanhas Primavera/Verão 2018 da marca C&A Brasil e Portugal no Facebook, com categorização de elementos e comparação entre as campanhas; 2- Inquérito online, onde se coletou informações sobre as características físicas das respondentes a fim de estabelecer uma relação comparativa com as características físicas percebidas nas imagens das modelos das campanhas. De seguida, essas características foram comparadas entre o público feminino residente no Brasil e residente em Portugal, utilizando como base as categorias abordadas na primeira etapa desta metodologia. Além disso, também foram coletadas respostas equivalentes às impressões das entrevistadas em relação às imagens das campanhas aqui analisadas. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a marca buscou sutilmente representar diferentes formas de beleza feminina, mas que ainda não apostou nesta questão de forma evidente nos dois países. Se revela também que a amostragem do público alvo aqui analisado expressou, em sua grande parte, uma reação crítica e um sentimento de não representação adequada face o retrato da beleza feminina nas imagens das campanhas analisadas.
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