Fatores que influenciam a prática simulada na formação em enfermagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0216.24976 |
Resumo: | Introdução: A elaboração de um cenário de simulação requer uma planificação estratégica que permita guiar a prática simulada, de forma a contribuir positivamente para o desenvolvimento de competências e uma prática de excelência dos futuros enfermeiros. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação na prática simulada de enfermagem. Métodos: Estudo de Scoping Review realizado nas bases de dados Scielo, CINAHL PLUS, GreenFILE, Lilacs, PubMed, RCAAP, com a frase booleana “Nursing AND Simulation AND Practice Guidelines”. Foram definidos como critérios de inclusão estudos escritos em português, inglês e espanhol com full text disponível e que envolvessem estudantes do ensino superior de enfermagem, e, portanto, com participantes adultos maiores de 18 anos. Resultados: Foram incluídos no estudo 10 artigos. Nos estudos identificaram-se fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação, entre eles, o equilíbrio entre momentos de prática clínica e discussão com os estudantes, momentos de reflexão, o papel do facilitador, a comunicação facilitador/estudantes, a clara definição dos objetivos e o realismo do cenário. Conclusão: A prática clínica em enfermagem tem estado sujeita a uma constante evolução, tanto a nível teórico/cientifico, como, a nível prático. A identificação de fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação na prática simulada de enfermagem facilita um maior aperfeiçoamento a nível prático e uma redução substancial dos erros clínicos, constituindo-se como um excelente contributo para a Simulação em Enfermagem. |
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Fatores que influenciam a prática simulada na formação em enfermagemFactores que influyen en la práctica simulada en la enseñanza de la enfermeríaFatores que influenciam a prática simulada na formação em enfermagemLife and Healthcare SciencesIntrodução: A elaboração de um cenário de simulação requer uma planificação estratégica que permita guiar a prática simulada, de forma a contribuir positivamente para o desenvolvimento de competências e uma prática de excelência dos futuros enfermeiros. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação na prática simulada de enfermagem. Métodos: Estudo de Scoping Review realizado nas bases de dados Scielo, CINAHL PLUS, GreenFILE, Lilacs, PubMed, RCAAP, com a frase booleana “Nursing AND Simulation AND Practice Guidelines”. Foram definidos como critérios de inclusão estudos escritos em português, inglês e espanhol com full text disponível e que envolvessem estudantes do ensino superior de enfermagem, e, portanto, com participantes adultos maiores de 18 anos. Resultados: Foram incluídos no estudo 10 artigos. Nos estudos identificaram-se fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação, entre eles, o equilíbrio entre momentos de prática clínica e discussão com os estudantes, momentos de reflexão, o papel do facilitador, a comunicação facilitador/estudantes, a clara definição dos objetivos e o realismo do cenário. Conclusão: A prática clínica em enfermagem tem estado sujeita a uma constante evolução, tanto a nível teórico/cientifico, como, a nível prático. A identificação de fatores que influenciam a construção dos cenários de simulação na prática simulada de enfermagem facilita um maior aperfeiçoamento a nível prático e uma redução substancial dos erros clínicos, constituindo-se como um excelente contributo para a Simulação em Enfermagem.Introduction: The development of a simulation scenario requires strategic planning to guide the simulated practice to contribute positively to the development of skills and a practice of excellence of future nurses. Objective: To identify the factors that influence the construction of simulation scenarios in simulated nursing practice. Methods: Scoping Review study conducted in the Scielo, CINAHL PLUS, GreenFILE, Lilacs, PubMed, RCAAP databases, with the Boolean phrase "Nursing AND Simulation AND Practice Guidelines". The inclusion criteria were defined as studies written in Portuguese, English, and Spanish with full text available and involving undergraduate nursing students, and therefore with adult participants over 18 years old. Results: As a result of the research, 10 articles were included. In the studies, we identified factors that influence the construction of simulation scenarios among them, that balance between moments of clinical practice and discussion with the students, moments of reflection, the role of the facilitator, the facilitating communication/students, the clear definition of the objectives and the realism of the scenario. Conclusion: Clinical practice in nursing has been subjected to a constant evolution, at a theoretical/scientific and practical level. The identification of factors influencing the construction of simulation scenarios in simulated nursing practice facilitates a greater improvement at a practical level and a substantial reduction of clinical errors, thus constituting an excellent contribution to Nursing Simulation.Introducción: El desarrollo de un escenario de simulación requiere una planificación estratégica para orientar la práctica simulada, de forma que contribuya positivamente al desarrollo de las competencias y a una práctica de excelencia de los futuros enfermeros. Objetivo: Identificar los factores que influyen en la construcción de escenarios de simulación en la práctica enfermera simulada. Métodos: Estudio de Scoping Review realizado en las bases de datos Scielo, CINAHL PLUS, GreenFILE, Lilacs, PubMed, RCAAP, con la frase booleana "Nursing AND Simulation AND Practice Guidelines". Los criterios de inclusión se definieron como estudios escritos en portugués, inglés y español con texto completo disponible y que incluyeran a estudiantes de enfermería de grado, y por tanto con participantes adultos mayores de 18 años. Resultados: Se incluyeron diez artículos en el estudio. Los estudios identificaron los factores que influyen en la construcción de escenarios de simulación, incluyendo el equilibrio entre los momentos de práctica clínica y la discusión con los estudiantes, los momentos de reflexión, el papel del facilitador, la comunicación facilitador/estudiantes, la definición clara de los objetivos y el realismo del escenario. Conclusión: La práctica clínica de la enfermería ha sido objeto de una evolución constante, tanto a nivel teórico/científico como práctico. La identificación de los factores que influyen en la construcción de escenarios de simulación en la práctica enfermera simulada facilita una mayor mejora a nivel práctico y una reducción sustancial de los errores clínicos, constituyendo así una excelente contribución a la Simulación en Enfermería.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2021-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0216.24976por1647-662X0873-3015Mota, LilianaMonteiro, CatarinaPacheco, CatarinaSilva, Maria FranciscaAmador, RosanaTatiana, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-06T15:00:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:35.653295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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