Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagem
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13915 |
Resumo: | Introdução: A prática clínica dos enfermeiros com famílias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação despoleta a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, promotores da adesão e continuidade aos cuidados. Objetivo: analisar a construção de competências culturais nos estudantes do 1º ciclo, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. Métodos: estudo qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-análise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situações-estímulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Acknowledge, Recommend, Negociate), para a sua análise e discussão. Resultados: Aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. Conclusões: As estratégias pedagógicas revelaram-se facilitadoras das competências culturais nos estudantes, fornecendo orientações e objetivos para o ensino teórico e clínico na promoção da saúde com famílias imigrantes. |
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Saúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagemSalud de las familias inmigrantes: estrategias pedagógicas en educación en enfermeiraSaúde das famílias imigrantes: estratégias pedagógicas na formação em enfermagemLife and Healthcare SciencesIntrodução: A prática clínica dos enfermeiros com famílias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação despoleta a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, promotores da adesão e continuidade aos cuidados. Objetivo: analisar a construção de competências culturais nos estudantes do 1º ciclo, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. Métodos: estudo qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-análise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situações-estímulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Acknowledge, Recommend, Negociate), para a sua análise e discussão. Resultados: Aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. Conclusões: As estratégias pedagógicas revelaram-se facilitadoras das competências culturais nos estudantes, fornecendo orientações e objetivos para o ensino teórico e clínico na promoção da saúde com famílias imigrantes.Introduction: Clinical practice of nurses with immigrant families presents difficulties in promoting their health. This statement gave support to teaching strategies in nursing education context – promoting the construction of cultural competencies. In the research developed, elements were identified as facilitators of communication and initial assessment of families, promoting adhesion and continuity in care. Objective: To analyse the construction of cultural competencies in 1st cycle students, sustained by scientific evidence, starting from stimulus situations in classroom – narratives of immigrant families. Methods: Qualitative and ethnographic study; data collection techniques: narratives, participant observation, focus groups and interviews. Mobilization of the case study analysis in classroom context, framed by narratives produced by nurses – stimulus situations. Use of the instrument for evaluation of immigrant family/person, suggested by Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Acknowledge, Recommend, Negociate). Results: Knowledge emerges in the intervention with families – values, customs, beliefs and practices of health, for decision making and problem solving. Conclusions: The strategy proved to be a facilitator of cultural competences in students by providing guidelines objectives to be achieved in theoretical teaching and clinical teaching mobilization, regarding health promotion with immigrant families.Introducción: La práctica clínica de enfermería con familias inmigrantes presenta dificultades en la promoción de su salud; este hallazgo apoya estrategias en el contexto de la educación, para construcción de competencias culturales en alumnos. En la investigación elementos desarrollados fueron identificados facilitadores de la comunicación y evaluación inicial de las familias. Objetivo: analizar la construcción de competencias culturales en alumnos del 1er ciclo, sustentadas en evidencia científica, a partir de situaciones de estímulo en el aula – relatos de familias inmigrantes. Métodos: estudio cualitativo y etnográfico; técnicas de recogida de datos: narración, observación participante, grupos focales y entrevistas. Análisis del caso de estudio en aula, de las narrativas del personal de enfermería - situaciones de estímulo, utilizando el instrumento de recogida de datos para la evaluación de la familia de la persona inmigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Acknowledge, Recommend, Negociate. Resultados: aprendizajes para la intervención con famílias - valores, costumbres, creencias y prácticas de salud, con la movilización de estrategias para la toma de decisiones y resolución de problemas. Conclusiones: la estrategia demostró ser un facilitador de competencia cultural en los estudiantes, proporcionando directrices y objetivos en educación teórica y clínica, para promoción de la salud con las familias inmigrantes.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13915por1647-662X0873-3015Reis, AlcindaSpínola, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:21.615411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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