Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53281 |
Resumo: | O estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista. |
id |
RCAP_e7d1094ada11c479fe9c8d57774d83fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53281 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distânciaEnvolvimento do estudante no ensino superiorEnsino superior presencialEnsino superior à distância no BrasilO estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista.Repositório da Universidade de LisboaFigueiredo, AneliceVeiga, Feliciano HenriquesGarcia, Óscar2022-06-06T14:09:20Z2021-052021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53281porFigueiredo, A., Veiga, F. H., & Garcia, Ó. (2021). Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância. Psicologia, Educação e Cultura, 25(1), 31-43.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:05.605849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância |
title |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância |
spellingShingle |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância Figueiredo, Anelice Envolvimento do estudante no ensino superior Ensino superior presencial Ensino superior à distância no Brasil |
title_short |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância |
title_full |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância |
title_fullStr |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância |
title_full_unstemmed |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância |
title_sort |
Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância |
author |
Figueiredo, Anelice |
author_facet |
Figueiredo, Anelice Veiga, Feliciano Henriques Garcia, Óscar |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Feliciano Henriques Garcia, Óscar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Anelice Veiga, Feliciano Henriques Garcia, Óscar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento do estudante no ensino superior Ensino superior presencial Ensino superior à distância no Brasil |
topic |
Envolvimento do estudante no ensino superior Ensino superior presencial Ensino superior à distância no Brasil |
description |
O estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05 2021-05-01T00:00:00Z 2022-06-06T14:09:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53281 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Figueiredo, A., Veiga, F. H., & Garcia, Ó. (2021). Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância. Psicologia, Educação e Cultura, 25(1), 31-43. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134591332646912 |