Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Alexandra Ribeiro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68707
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_c9f496e0d822d968e32656e6a4b8c034
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idadeBeing community: the importance of community integration in the third ageEducação de adultosEnvelhecimentoIntegração comunitáriaIntervenção comunitáriaAdult educationAgingCommunity integrationCommunity interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente relatório, inserido no estágio referente ao Mestrado em Educação com especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, refere-se ao projeto desenvolvido na Residência Pratinha, uma residência sénior inserida num meio rural na freguesia de Cavalões, com um grupo de 17 utentes com idades entre os 76 e 93 anos dos quais nenhum deles era morador da referida freguesia até ao momento da institucionalização. O referido projeto tem como finalidade a integração dos utentes da Residência Pratinha na comunidade a que pertencem e conta ainda com os seguintes objetivos gerais: incentivar à participação ativa dos utentes; promover momentos de partilha intergeracional; potenciar momentos lúdicos e de recreação e ainda os objetivos específicos: contactar com os símbolos e história da freguesia; integrar o público-alvo nas tradições/iniciativas da freguesia; estimular o interesse pela leitura; potenciar momentos de convívio; promover a criatividade; comemorar as épocas festivas. De forma a atingir a finalidade e objetivos referidos as atividades desenvolvidas ao longo do projeto foram organizadas em cinco ateliês, sendo eles: (1) As Nossas Decorações, (2) Nós e a Comunidade; (3) Partilhas Intergeracionais; (4) Promoção da Saúde; (5) Nós e a Música. Este foi um projeto desenvolvido com a metodologia da investigação-ação participativa e no qual foi utilizada a animação sociocultural como metodologia de intervenção. Ao longo do relatório são apresentadas todas as etapas percorridas durante o projeto que levou à integração dos utentes da referida instituição na comunidade a que pertencem.The present internship paper, inserted in the internship related to the Masterdegree in Education with specialization in Adult Education and Community Intervention, refers to the project developed at Residência Pratinha, a senior residence inserted in a rural environment in the parish of Cavalões, with a group of 17 users between the ages of 76 and 93 years of which none of them were residents of that parish until the moment of institutionalization. The purpose of this project is to integrate the users of the Residência Pratinha in the community to which they belong and also has the following general objectives: to encourage the active participation of users; promote moments of intergenerational sharing; enhance playful and recreational moments and also the specific objectives: contact with the symbols and history of the parish; integrate the target audience into the parish's traditions / initiatives; stimulate the interest of reading; enhance moments of conviviality; promote creativity; celebrate the festive seasons. In order to achieve the purpose and objectives referred to, the activities developed throughout the project were organized in five workshops, namely: (1) Our Decorations, (2) Us and the Community; (3) Intergenerational Shares; (4) Health Promotion; (5) Us and Music. This was a project developed with the methodology of participatory action-research and in which socio-cultural animation was used as an intervention methodology. Throughout the report, all the steps taken during the project that led to the integration of the users of that institution in the community to which they belong are presented.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoSilva, Sara Alexandra Ribeiro da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68707por202529185info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:19.817558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
Being community: the importance of community integration in the third age
title Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
spellingShingle Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
Silva, Sara Alexandra Ribeiro da
Educação de adultos
Envelhecimento
Integração comunitária
Intervenção comunitária
Adult education
Aging
Community integration
Community intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
title_full Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
title_fullStr Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
title_full_unstemmed Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
title_sort Ser comunidade: a importância da integração comunitária na terceira idade
author Silva, Sara Alexandra Ribeiro da
author_facet Silva, Sara Alexandra Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Custódia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara Alexandra Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Envelhecimento
Integração comunitária
Intervenção comunitária
Adult education
Aging
Community integration
Community intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de adultos
Envelhecimento
Integração comunitária
Intervenção comunitária
Adult education
Aging
Community integration
Community intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68707
url http://hdl.handle.net/1822/68707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202529185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133073941463040