Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9375 |
Resumo: | Mestrado em Música |
id |
RCAP_e7e75613a9f1ccda000b9482350534e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9375 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arteSéc. XX/XXICompositores portuguesesViolonceloIntérpretes20/21st centuryPortuguese composersCelloPerformersMestrado em MúsicaO presente trabalho é constituído por duas partes: a performance e uma reflexão escrita sobre as obras executadas. Quatro Invenções e Três Inflorescências de Fernando Lopes- Graça, 5 Miniaturas de Carlos Marecos e Suite para violoncelo solo de António Pinho Vargas, foram a escolha para este recital. A divulgação auditiva e a elaboração de uma reflexão teórica orientada para uma maior compreensão das obras, aproximando-as da ideia do criador, assim como a importância e relevância do contributo do intérprete para a criação final, são os objetivos deste projeto artístico. Os processos de pesquisa incluirão a análise das obras de um ponto de vista interpretativo, um conhecimento da restante produção criativa dos compositores e o seu enquadramento histórico. Bibliografia produzida pelos próprios e por outros acerca deles, reflexões, críticas, ensaios e pensamentos que consubstanciem a problemática formulada, além da inclusão de interpretações das mesmas obras por diferentes intérpretes, fazem parte da metodologia utilizada. Entrevistas aos compositores Carlos Marecos e António Pinho Vargas serão incluídas no presente trabalho. Com todos estes elementos, espero transmitir a convicção de que a obra de arte é autónoma a partir da altura em que o compositor a terminou, sendo possível interpretá-la de formas diferentes, sem com isso desvirtuar a ideia do seu criador.ABSTRACT - This work is composed by two parts: performance and a written essay about the played compositions: Fernando Lopes-Graça Quatro Invenções and Três Inflorescências, Carlos Marecos 5 Miniaturas and António Pinho Vargas Suite for cello solo, which were the chosen pieces for this recital. To audio promote these compositions and to deliver a theoretical approach aimed at better understanding the pieces, but also to highlight the importance of the player's interpretation onto the final result, are the goals of this work. Research method will include interpretation analysis, a survey of these composers portfolio as well as their historical framing. Own artist written work and other’s about them, articles, thoughts and essays which frame the present thesis, plus interpretations of those author’s scores by different musicians, are also a part of this work methodology. Interviews with the authors Carlos Marecos and António Pinho Vargas will also be included in this work. With this research I hope to express my deep belief that an art work has a life of its own from the moment its author delivers it, opening up musicians different interpretations without necessarily spoiling the original author signature.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMarecos, CarlosRCIPLCoelho, Maria Clélia Varanda Vital2019-01-29T12:34:58Z2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9375TID:201710064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:57.565866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte |
title |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte |
spellingShingle |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte Coelho, Maria Clélia Varanda Vital Séc. XX/XXI Compositores portugueses Violoncelo Intérpretes 20/21st century Portuguese composers Cello Performers |
title_short |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte |
title_full |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte |
title_fullStr |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte |
title_full_unstemmed |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte |
title_sort |
Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte |
author |
Coelho, Maria Clélia Varanda Vital |
author_facet |
Coelho, Maria Clélia Varanda Vital |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marecos, Carlos RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Maria Clélia Varanda Vital |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Séc. XX/XXI Compositores portugueses Violoncelo Intérpretes 20/21st century Portuguese composers Cello Performers |
topic |
Séc. XX/XXI Compositores portugueses Violoncelo Intérpretes 20/21st century Portuguese composers Cello Performers |
description |
Mestrado em Música |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07 2012-07-01T00:00:00Z 2019-01-29T12:34:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9375 TID:201710064 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9375 |
identifier_str_mv |
TID:201710064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133442940600320 |