Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Clélia Varanda Vital
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9375
Resumo: Mestrado em Música
id RCAP_e7e75613a9f1ccda000b9482350534e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arteSéc. XX/XXICompositores portuguesesViolonceloIntérpretes20/21st centuryPortuguese composersCelloPerformersMestrado em MúsicaO presente trabalho é constituído por duas partes: a performance e uma reflexão escrita sobre as obras executadas. Quatro Invenções e Três Inflorescências de Fernando Lopes- Graça, 5 Miniaturas de Carlos Marecos e Suite para violoncelo solo de António Pinho Vargas, foram a escolha para este recital. A divulgação auditiva e a elaboração de uma reflexão teórica orientada para uma maior compreensão das obras, aproximando-as da ideia do criador, assim como a importância e relevância do contributo do intérprete para a criação final, são os objetivos deste projeto artístico. Os processos de pesquisa incluirão a análise das obras de um ponto de vista interpretativo, um conhecimento da restante produção criativa dos compositores e o seu enquadramento histórico. Bibliografia produzida pelos próprios e por outros acerca deles, reflexões, críticas, ensaios e pensamentos que consubstanciem a problemática formulada, além da inclusão de interpretações das mesmas obras por diferentes intérpretes, fazem parte da metodologia utilizada. Entrevistas aos compositores Carlos Marecos e António Pinho Vargas serão incluídas no presente trabalho. Com todos estes elementos, espero transmitir a convicção de que a obra de arte é autónoma a partir da altura em que o compositor a terminou, sendo possível interpretá-la de formas diferentes, sem com isso desvirtuar a ideia do seu criador.ABSTRACT - This work is composed by two parts: performance and a written essay about the played compositions: Fernando Lopes-Graça Quatro Invenções and Três Inflorescências, Carlos Marecos 5 Miniaturas and António Pinho Vargas Suite for cello solo, which were the chosen pieces for this recital. To audio promote these compositions and to deliver a theoretical approach aimed at better understanding the pieces, but also to highlight the importance of the player's interpretation onto the final result, are the goals of this work. Research method will include interpretation analysis, a survey of these composers portfolio as well as their historical framing. Own artist written work and other’s about them, articles, thoughts and essays which frame the present thesis, plus interpretations of those author’s scores by different musicians, are also a part of this work methodology. Interviews with the authors Carlos Marecos and António Pinho Vargas will also be included in this work. With this research I hope to express my deep belief that an art work has a life of its own from the moment its author delivers it, opening up musicians different interpretations without necessarily spoiling the original author signature.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMarecos, CarlosRCIPLCoelho, Maria Clélia Varanda Vital2019-01-29T12:34:58Z2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9375TID:201710064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:57.565866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
title Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
spellingShingle Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
Coelho, Maria Clélia Varanda Vital
Séc. XX/XXI
Compositores portugueses
Violoncelo
Intérpretes
20/21st century
Portuguese composers
Cello
Performers
title_short Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
title_full Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
title_fullStr Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
title_full_unstemmed Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
title_sort Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte
author Coelho, Maria Clélia Varanda Vital
author_facet Coelho, Maria Clélia Varanda Vital
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marecos, Carlos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria Clélia Varanda Vital
dc.subject.por.fl_str_mv Séc. XX/XXI
Compositores portugueses
Violoncelo
Intérpretes
20/21st century
Portuguese composers
Cello
Performers
topic Séc. XX/XXI
Compositores portugueses
Violoncelo
Intérpretes
20/21st century
Portuguese composers
Cello
Performers
description Mestrado em Música
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2012-07-01T00:00:00Z
2019-01-29T12:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9375
TID:201710064
url http://hdl.handle.net/10400.21/9375
identifier_str_mv TID:201710064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133442940600320