Integração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos seniores: o efeito da formação na sua apropriação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9914 |
Resumo: | Este estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Através duma metodologia Design-Based-Research o estudo, organizado em 4 fases, investigou como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem (Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural), tendo em conta as áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais, concluindo-se que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado. |
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Integração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos seniores: o efeito da formação na sua apropriaçãoSeniores onlineDispositivos móveis táteisModelo de apropriação de tecnologías móveisDBROnline seniorsTouch mobile devicesAppropriation of mobile technologiesODS::04:Educação de QualidadeODS::05:Igualdade de GéneroODS::03:Saúde de QualidadeEste estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Através duma metodologia Design-Based-Research o estudo, organizado em 4 fases, investigou como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem (Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural), tendo em conta as áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais, concluindo-se que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado.This study aimed to contribute to the reduction of digital inequalities and to a more effective participation of the elderly in the digital society, through the use of mobile devices, given their characteristics and functionalities. Through a Design-Based-Research methodology the study, organized in 4 phases, investigated how to promote the appropriation of tactile mobile devices (DMT) by seniors in different learning scenarios (Urban Learning Scenario and Rural Learning Scenario), taking into account the areas identified in the literature and according to their interests, such as the purpose of designing a prototype of a Training Model suitable for the use of DMT in their daily activities. The results show that after the workshops, the seniors of both scenarios, used DMT, essentially, in the areas of leisure, health and wellbeing, communication and socialization and creation of digital content, concluding that the prototype of the Training Model adopted proved to be adequate.ADIE, Asociación para el Desarrollo de la Informática EducativaRepositório AbertoRodrigues, CarinaMorgado, Lina2020-08-05T10:40:59Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9914porRodrigues, C., Morgado, L. (2020). Integração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos Seniores o efeito da formação na sua apropriação, Informatica Educativa Comunicaciones-Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 31-43.1699-4574info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:57Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:35.693567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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