Estratégias e recursos para a promoção da mudança concetual no Ensino das Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes , Cátia Alexandra Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8616
Resumo: O presente relatório de estágio, fundamental para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, teve como base a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral e no Centro Escolar das Árvores, e, ainda, uma investigação realizada no âmbito das Ciências Naturais. Relativamente ao 2.º CEB, esta incidiu nas disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. No 1º.CEB, abrangeu as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. Os estudos que realizámos foram desenvolvidos na prática pedagógica, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 2.º CEB (Estudo 2) e de Estudo do Meio do 1.º CEB (Estudo 1). O Estudo 2 foi realizado numa turma do 6.º ano de escolaridade e o Estudo 1 desenvolveuse numa turma do 4.º ano de escolaridade. A realização destes estudos tivera como principal objetivo responder à seguinte questão-problema: “Que estratégias e recursos poderão ser usados no ensino das Ciências para promover a mudança concetual?”. No presente relatório, o estudo que apresentámos foi de natureza qualitativa e utilizámos como metodologia a Investigação-Ação. Para a recolha de dados, foram utilizados dois questionários. Inicialmente, foi aplicado um questionário que funcionou como pré-teste, depois, foram planificadas um conjunto de atividades a desenvolver e, após a realização dessas atividades, aplicámos, novamente, o mesmo questionário (pósteste). As temáticas trabalhadas foram o sistema respiratório e sistema circulatório, no 2.º CEB, e o ar, no 1.º CEB. De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que é importante que o professor faça o diagnóstico das conceções alternativas dos seus alunos, pois poderá ajudar o professor a desenvolver um conjunto de estratégias mais ajustadas a estas possibilitarem que os alunos reestruturem o seu pensamento. Os resultados obtidos permitem-nos, ainda, concluir que algumas estratégias tornam possível promover, a mudança concetual. Este relatório apresenta-se como uma ferramenta preciosa de aprendizagem, reflexão e avaliação, pois permitiu-nos uma maior consciencialização acerca do trabalho por nós realizado. Permitiu, também, estudar e apresentar recursos e estratégias de melhoria para o futuro.
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O Estudo 2 foi realizado numa turma do 6.º ano de escolaridade e o Estudo 1 desenvolveuse numa turma do 4.º ano de escolaridade. A realização destes estudos tivera como principal objetivo responder à seguinte questão-problema: “Que estratégias e recursos poderão ser usados no ensino das Ciências para promover a mudança concetual?”. No presente relatório, o estudo que apresentámos foi de natureza qualitativa e utilizámos como metodologia a Investigação-Ação. Para a recolha de dados, foram utilizados dois questionários. Inicialmente, foi aplicado um questionário que funcionou como pré-teste, depois, foram planificadas um conjunto de atividades a desenvolver e, após a realização dessas atividades, aplicámos, novamente, o mesmo questionário (pósteste). As temáticas trabalhadas foram o sistema respiratório e sistema circulatório, no 2.º CEB, e o ar, no 1.º CEB. De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que é importante que o professor faça o diagnóstico das conceções alternativas dos seus alunos, pois poderá ajudar o professor a desenvolver um conjunto de estratégias mais ajustadas a estas possibilitarem que os alunos reestruturem o seu pensamento. Os resultados obtidos permitem-nos, ainda, concluir que algumas estratégias tornam possível promover, a mudança concetual. Este relatório apresenta-se como uma ferramenta preciosa de aprendizagem, reflexão e avaliação, pois permitiu-nos uma maior consciencialização acerca do trabalho por nós realizado. Permitiu, também, estudar e apresentar recursos e estratégias de melhoria para o futuro.This internship report, necessary to obtain the master’s degree on Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, was based on the Supervised Teaching Practice, accomplished at Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral and at Centro Escolar das Árvores, and also an investigation carried out in the field of Natural Sciences. Respecting to the 2nd Cycle of Basic Education, it was focused on the Natural Sciences and Mathematics subjects. At the 1st Cycle of Basic Education, that included the Portuguese Language, Mathematics, Environmental Studies and Expressions. The accomplished studies were developed on the pedagogic practice, on the domains of Natural Sciences, for 2nd Cycle of Basic Education (Study 2), and Environmental Studies, for 1st Cycle of Basic Education (Study 1). The study 2 was developed in a 6th grade class and the Study 1 was developed in a 4th grade class. The accomplishment of this studies has as main goal to respond to the following problem/question: “What strategies and resources can be used on the teaching of Sciences to promote the conceptual change?”. On this report, the study we present was qualitative and we used ActionInvestigation as methodology. For the data collection, it was used two questionaries. At first, it was applied the questionary (pretest), then it was planned a group of activities to develop and, after the accomplishment of that activities, we applied the same questionary again (posttest). The worked thematic areas were the respiratory and circulatory systems, for 2nd cycle, and the air, for 1st cycle. According to the obtained results, we can conclude that it is important for the teacher to make the diagnosis of the alternative conceptions of the students before initiating a new content, because it will allow the teacher to develop a group of strategies that will help students to restructure their thinking. The obtained results also allowed us to conclude that some strategies make it possible to promote a conceptual change. This report presents itself as a precious tool of learning, reflection and evaluation, because allows us to raise awareness about our work. It also allowed to study and presenting resources and strategies to future improvements.2018-08-02T14:25:03Z2018-03-26T00:00:00Z2018-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8616TID:202324362porLopes , Cátia Alexandra Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:29.852910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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