A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Inês de Fátima Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48010
Resumo: O estudo dos microrganismos assume uma grande importância uma vez que estes interferem na vida dos seres humanos, e também, de uma forma mais global, no funcionamento de toda a vida no planeta. Conhecer o papel dos microrganismos é essencial para que as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, compreendam a sua relevância a vários níveis, de forma fundamentada. Reconhecendo também na literatura a existência frequente de conceções alternativas e erróneas por parte das crianças relativamente aos microrganismos, desenvolveu-se o presente estudo de investigação-ação tendo como questão orientadora “de que modo uma intervenção educativa sobre microrganismos com crianças do 1º CEB pode contribuir para o desenvolvimento de conceções cientificamente suportadas?”. Na investigação participaram 19 crianças do 3º ano do 1º CEB, tendo sido iniciada através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu a identificação de conceções alternativas prévias das crianças, promovendo ainda um primeiro contacto entre estas e a temática. A intervenção educativa desenvolveu-se ao longo de nove semanas tendo sido orientada pelas diretrizes da Metodologia de Trabalho de Projeto que permitiram potencializar aprendizagens de forma ativa, participativa e experimental. Para finalizar, o mesmo inquérito por questionário foi aplicado novamente, de forma a comparar e analisar os dados obtidos. Os resultados do estudo também contemplaram, além das respostas ao questionário pré e pós-projeto, a análise das produções realizadas pelas crianças ao longo da intervenção, bem como as observações que fui realizando durante a execução das atividades. A análise e discussão dos resultados reforçou que, quando se desenvolve uma intervenção educativa sobre microrganismos numa turma de 3º ano, baseada em metodologias ativas e participativas, verifica-se de facto uma evolução nos conhecimentos das crianças e uma mudança conceptual que dá lugar a conceções cientificamente mais corretas, funcionando ainda como potencializadora do desenvolvimento holístico da criança.
id RCAP_954d708441fc72b252b4025a09180fba
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º anoMicrorganismosConceções AlternativasMetodologia AtivaMudança ConceptualO estudo dos microrganismos assume uma grande importância uma vez que estes interferem na vida dos seres humanos, e também, de uma forma mais global, no funcionamento de toda a vida no planeta. Conhecer o papel dos microrganismos é essencial para que as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, compreendam a sua relevância a vários níveis, de forma fundamentada. Reconhecendo também na literatura a existência frequente de conceções alternativas e erróneas por parte das crianças relativamente aos microrganismos, desenvolveu-se o presente estudo de investigação-ação tendo como questão orientadora “de que modo uma intervenção educativa sobre microrganismos com crianças do 1º CEB pode contribuir para o desenvolvimento de conceções cientificamente suportadas?”. Na investigação participaram 19 crianças do 3º ano do 1º CEB, tendo sido iniciada através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu a identificação de conceções alternativas prévias das crianças, promovendo ainda um primeiro contacto entre estas e a temática. A intervenção educativa desenvolveu-se ao longo de nove semanas tendo sido orientada pelas diretrizes da Metodologia de Trabalho de Projeto que permitiram potencializar aprendizagens de forma ativa, participativa e experimental. Para finalizar, o mesmo inquérito por questionário foi aplicado novamente, de forma a comparar e analisar os dados obtidos. Os resultados do estudo também contemplaram, além das respostas ao questionário pré e pós-projeto, a análise das produções realizadas pelas crianças ao longo da intervenção, bem como as observações que fui realizando durante a execução das atividades. A análise e discussão dos resultados reforçou que, quando se desenvolve uma intervenção educativa sobre microrganismos numa turma de 3º ano, baseada em metodologias ativas e participativas, verifica-se de facto uma evolução nos conhecimentos das crianças e uma mudança conceptual que dá lugar a conceções cientificamente mais corretas, funcionando ainda como potencializadora do desenvolvimento holístico da criança.Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira deRepositório ComumPestana, Inês de Fátima Moreira2023-11-20T09:30:18Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48010TID:203391020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T02:15:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:03.088146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
title A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
spellingShingle A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
Pestana, Inês de Fátima Moreira
Microrganismos
Conceções Alternativas
Metodologia Ativa
Mudança Conceptual
title_short A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
title_full A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
title_fullStr A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
title_full_unstemmed A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
title_sort A criança e o mundo dos microrganismos: um projeto numa turma de 3º ano
author Pestana, Inês de Fátima Moreira
author_facet Pestana, Inês de Fátima Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Inês de Fátima Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Microrganismos
Conceções Alternativas
Metodologia Ativa
Mudança Conceptual
topic Microrganismos
Conceções Alternativas
Metodologia Ativa
Mudança Conceptual
description O estudo dos microrganismos assume uma grande importância uma vez que estes interferem na vida dos seres humanos, e também, de uma forma mais global, no funcionamento de toda a vida no planeta. Conhecer o papel dos microrganismos é essencial para que as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, compreendam a sua relevância a vários níveis, de forma fundamentada. Reconhecendo também na literatura a existência frequente de conceções alternativas e erróneas por parte das crianças relativamente aos microrganismos, desenvolveu-se o presente estudo de investigação-ação tendo como questão orientadora “de que modo uma intervenção educativa sobre microrganismos com crianças do 1º CEB pode contribuir para o desenvolvimento de conceções cientificamente suportadas?”. Na investigação participaram 19 crianças do 3º ano do 1º CEB, tendo sido iniciada através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu a identificação de conceções alternativas prévias das crianças, promovendo ainda um primeiro contacto entre estas e a temática. A intervenção educativa desenvolveu-se ao longo de nove semanas tendo sido orientada pelas diretrizes da Metodologia de Trabalho de Projeto que permitiram potencializar aprendizagens de forma ativa, participativa e experimental. Para finalizar, o mesmo inquérito por questionário foi aplicado novamente, de forma a comparar e analisar os dados obtidos. Os resultados do estudo também contemplaram, além das respostas ao questionário pré e pós-projeto, a análise das produções realizadas pelas crianças ao longo da intervenção, bem como as observações que fui realizando durante a execução das atividades. A análise e discussão dos resultados reforçou que, quando se desenvolve uma intervenção educativa sobre microrganismos numa turma de 3º ano, baseada em metodologias ativas e participativas, verifica-se de facto uma evolução nos conhecimentos das crianças e uma mudança conceptual que dá lugar a conceções cientificamente mais corretas, funcionando ainda como potencializadora do desenvolvimento holístico da criança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20T09:30:18Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48010
TID:203391020
url http://hdl.handle.net/10400.26/48010
identifier_str_mv TID:203391020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136306384601088