Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31915 |
Resumo: | O trabalho é uma investigação da intencionalidade de desenvolvimento do pensamento crítico e ensino CTS em sequências didáticas de Química. Buscou-se investigar, por meio de um instrumento de avaliação de promoção de PC/CTS, se as sequências didáticas produzidas por 14 licenciandos de Química no ano de 2019 apresentaram a abordagem PC/CTS. O estudo tem abordagem qualitativa, é do tipo observação participante e tem como corpus de pesquisa as 14 sequências didáticas. Para a análise dos dados, foi construído um instrumento de avaliação de materiais didáticos com a abordagem PC/CTS. Como resultados, em sua maioria, as sequências didáticas mostraram uma intencionalidade maior em abordar os aspectos CTS, em comparação ao uso intencional da mobilização das capacidades de PC. E o instrumento de análise foi eficaz, pois contém aspectos importantes das duas abordagens. |
id |
RCAP_e858a17f5bd9c31eaaae2f721b0cfffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTSEnsino de QuímicaPensamento CríticoSequências didáticasEnfoque CTSO trabalho é uma investigação da intencionalidade de desenvolvimento do pensamento crítico e ensino CTS em sequências didáticas de Química. Buscou-se investigar, por meio de um instrumento de avaliação de promoção de PC/CTS, se as sequências didáticas produzidas por 14 licenciandos de Química no ano de 2019 apresentaram a abordagem PC/CTS. O estudo tem abordagem qualitativa, é do tipo observação participante e tem como corpus de pesquisa as 14 sequências didáticas. Para a análise dos dados, foi construído um instrumento de avaliação de materiais didáticos com a abordagem PC/CTS. Como resultados, em sua maioria, as sequências didáticas mostraram uma intencionalidade maior em abordar os aspectos CTS, em comparação ao uso intencional da mobilização das capacidades de PC. E o instrumento de análise foi eficaz, pois contém aspectos importantes das duas abordagens.The work is an investigation of the intentionality of developing critical thinking and teaching CTS in didactic sequences of Chemistry. We sought to investigate, using an evaluation tool for the promotion of PC / CTS, whether the didactic sequences produced by 14 chemistry graduates in 2019 presented the PC / CTS approach. The study has a qualitative approach, is of the participant observation type and has as research corpus the 14 didactic sequences. For data analysis, an instrument for the evaluation of teaching materials with the PC / CTS approach was built. As a result, most didactic sequences showed a greater intentionality in addressing the CTS aspects, in comparison to the intentional use of the mobilization of PC capacities. And the analysis instrument was effective, as it contains important aspects of the two approaches.El trabajo es una investigación de la intencionalidad de desarrollar el pensamiento crítico y enseñar CTS en secuencias didácticas de la Química. Se buscó investigar, utilizando una herramienta de evaluación para la promoción de PC / CTS, si las secuencias didácticas producidas por 14 graduados de química en 2019 presentaban el enfoque PC / CTS. El estudio tiene un enfoque cualitativo, es de tipo observación participante y tiene como corpus de investigación las 14 secuencias didácticas. Para el análisis de datos se construyó un instrumento de evaluación de materiales didácticos con el enfoque PC / CTS. Como resultado, la mayoría de las secuencias didácticas mostraron una mayor intencionalidad en el abordaje de los aspectos CTS, en comparación con el uso intencional de la movilización de capacidades de PC. Y el instrumento de análisis fue eficaz, ya que contiene aspectos importantes de los dos enfoques.Universidade do Sul de Santa Catarina2021-08-30T13:15:15Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31915por10.19177/prppge.v14e262020380-402Bordoni, Ananda JacquelineSilveira, Marcelo Pimentel daVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:35Zoai:ria.ua.pt:10773/31915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:43.113649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS |
title |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS |
spellingShingle |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS Bordoni, Ananda Jacqueline Ensino de Química Pensamento Crítico Sequências didáticas Enfoque CTS |
title_short |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS |
title_full |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS |
title_fullStr |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS |
title_full_unstemmed |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS |
title_sort |
Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS |
author |
Bordoni, Ananda Jacqueline |
author_facet |
Bordoni, Ananda Jacqueline Silveira, Marcelo Pimentel da Vieira, Rui Marques |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Marcelo Pimentel da Vieira, Rui Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordoni, Ananda Jacqueline Silveira, Marcelo Pimentel da Vieira, Rui Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Pensamento Crítico Sequências didáticas Enfoque CTS |
topic |
Ensino de Química Pensamento Crítico Sequências didáticas Enfoque CTS |
description |
O trabalho é uma investigação da intencionalidade de desenvolvimento do pensamento crítico e ensino CTS em sequências didáticas de Química. Buscou-se investigar, por meio de um instrumento de avaliação de promoção de PC/CTS, se as sequências didáticas produzidas por 14 licenciandos de Química no ano de 2019 apresentaram a abordagem PC/CTS. O estudo tem abordagem qualitativa, é do tipo observação participante e tem como corpus de pesquisa as 14 sequências didáticas. Para a análise dos dados, foi construído um instrumento de avaliação de materiais didáticos com a abordagem PC/CTS. Como resultados, em sua maioria, as sequências didáticas mostraram uma intencionalidade maior em abordar os aspectos CTS, em comparação ao uso intencional da mobilização das capacidades de PC. E o instrumento de análise foi eficaz, pois contém aspectos importantes das duas abordagens. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-08-30T13:15:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31915 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.19177/prppge.v14e262020380-402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137692584247296 |