DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso Messeder, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089
Resumo: Este artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS.
id IFES-1_2cdd9bb458f512a501ac4805495213ce
oai_identifier_str oai::article/1089
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLARSequências didáticasLiteratura infantilEnfoque CTSEste artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/108910.36524/dect.v8i02.1089Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 02 (2018): 2018 - 022236-215010.36524/dect.v8i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089/662Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Oliveira, Denise Ana AugustaCardoso Messeder, Jorge2021-03-03T20:20:55Zoai::article/1089Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.714809Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
title DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
spellingShingle DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta
Sequências didáticas
Literatura infantil
Enfoque CTS
title_short DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
title_full DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
title_fullStr DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
title_full_unstemmed DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
title_sort DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS À PRODUÇÃO LITERÁRIA: O CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR
author dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta
author_facet dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta
Cardoso Messeder, Jorge
author_role author
author2 Cardoso Messeder, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Oliveira, Denise Ana Augusta
Cardoso Messeder, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Sequências didáticas
Literatura infantil
Enfoque CTS
topic Sequências didáticas
Literatura infantil
Enfoque CTS
description Este artigo descreve o processo de construção dos produtos educacionais de uma pesquisa desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa objetivou investigar como as abordagens temáticas no contexto da horta escolar contribuem das discussões sociocientíficas à produção literária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da observação e foram realizadas anotações em diário de campo, gravações em áudio, registros fotográficos, registros escritos e por desenhos realizados pelas crianças que possibilitaram o desenvolvimento de um livro de sequências didáticas e um livro de literatura infantil. Os resultados revelam as contribuições que situações de ensino elaboradas em contexto, e materializadas no primeiro produto educacional da pesquisa, favoreceram a construção de narrativas que constituem o enredo de um livro infantil com enfoque CTS.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089
10.36524/dect.v8i02.1089
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089
identifier_str_mv 10.36524/dect.v8i02.1089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1089/662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 02 (2018): 2018 - 02
2236-2150
10.36524/dect.v8i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028830187520