Empreendedorismo social: motivações para a criação de uma iniciativa social e oportunidade para a criação de emprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Magda Filipa Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21373
Resumo: O empreendedorismo social tem vindo a adquirir uma grande relevância na sociedade. Os empreendedores sociais são indivíduos atentos ao que se passa na atualidade, permitindo detetar quais as necessidades sociais para as quais ainda não existem soluções, procurando soluções alternativas e também inovadoras para estes problemas e utilizando, para tal, as capacidades e características que os representam. Os empreendedores sociais ao desenvolverem uma iniciativa social, têm em mente determinados propósitos. A criação de uma iniciativa de empreendedorismo social pode envolver diferentes motivações, de entre as quais se incluem o desejo de criação de valor social e resolução de problemas sociais existentes. Não obstante, poderá incluir ainda outras motivações, tais como a criação de emprego, seja para a comunidade ou até para o próprio empreendedor. Esta situação poderá especialmente interessante no contexto de dificuldade de entrada no mercado de trabalho ou de desenvolvimento de atividades profissionais que vão de encontro às expectativas do próprio indivíduo. A presente dissertação tem como principal objetivo compreender as diferentes motivações que acompanharam a decisão da criação de uma iniciativa de empreendedorismo social. Esta investigação teve por base um estudo de carácter exploratório, em que a recolha e posterior análise de dados foram realizados por meios qualitativos, através da realização de entrevistas a cinco empreendedores sociais. O estudo engloba diversas informações sobre as motivações dos indivíduos, dando destaque à criação de emprego como um dos principais meios de motivação dos projetos criados, estudo feito a partir da análise de experiências sociais relacionando com as características pessoais relevantes para o desenvolvimento da iniciativa de empreendedorismo social. Ao longo de todo este trabalho foi ainda possível analisar de que forma as motivações para a criação de uma iniciativa de empreendedorismo social se alteram com o decorrer do tempo. A oportunidade de criação de emprego encontra-se visível nos resultados permitindo o desenvolvimento da iniciativa a criação do próprio emprego do empreendedor social, bem como a oportunidade de postos de trabalho, sendo um dos objetivos o aumento da criação de emprego.
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Não obstante, poderá incluir ainda outras motivações, tais como a criação de emprego, seja para a comunidade ou até para o próprio empreendedor. Esta situação poderá especialmente interessante no contexto de dificuldade de entrada no mercado de trabalho ou de desenvolvimento de atividades profissionais que vão de encontro às expectativas do próprio indivíduo. A presente dissertação tem como principal objetivo compreender as diferentes motivações que acompanharam a decisão da criação de uma iniciativa de empreendedorismo social. Esta investigação teve por base um estudo de carácter exploratório, em que a recolha e posterior análise de dados foram realizados por meios qualitativos, através da realização de entrevistas a cinco empreendedores sociais. O estudo engloba diversas informações sobre as motivações dos indivíduos, dando destaque à criação de emprego como um dos principais meios de motivação dos projetos criados, estudo feito a partir da análise de experiências sociais relacionando com as características pessoais relevantes para o desenvolvimento da iniciativa de empreendedorismo social. Ao longo de todo este trabalho foi ainda possível analisar de que forma as motivações para a criação de uma iniciativa de empreendedorismo social se alteram com o decorrer do tempo. A oportunidade de criação de emprego encontra-se visível nos resultados permitindo o desenvolvimento da iniciativa a criação do próprio emprego do empreendedor social, bem como a oportunidade de postos de trabalho, sendo um dos objetivos o aumento da criação de emprego.Social entrepreneurship has become very relevant in society. Social entrepreneurs are individuals who are aware of what is happening nowadays, enabling them to detect social needs for which there are still no solutions, seeking alternative and also innovative solutions to these problems and, to this end, using the skills and characteristics that represent them. Social entrepreneurs when developing a social initiative have certain purposes in mind. The creation of a social entrepreneurship initiative may involve different motivations, including the desire to create social value and solve existing social problems. However, it may also include other motivations, such as job creation, either for the community or even for the entrepreneur. This may be particularly interesting in the context of difficulty in entering the labour market or in developing professional activities that meet the individual's own expectations. The main objective of this dissertation is to understand the different motivations that accompanied the decision to create a social entrepreneurship initiative. This research was based on an exploratory study, in which data collection and subsequent data analysis were conducted through qualitative means, by means of interviews with five social entrepreneurs. The study encompasses diverse information on the motivations of individuals, highlighting job creation as one of the main means of motivation of the projects created, a study based on the analysis of social experiences related to personal characteristics relevant to the development of the social entrepreneurship initiative. Throughout this study, it was possible to analyse how the motivations for the creation of a social entrepreneurship initiative change over time. The opportunity for job creation is visible in the results allowing the development of the initiative and the creation of the social entrepreneur's own job, as well as the opportunity to create more jobs, one of the objectives being to increase job creation.Bernardino, Susana Jacinta QueirósRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Magda Filipa Dias2023-01-09T10:51:25Z2022-11-182022-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21373TID:203154428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:26.414894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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