Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11827 |
Resumo: | Numa época em que se tem vindo a assistir a uma tendência de substituição do tempo de exploração e de contacto das crianças com o ambiente natural, pela sua permanência em espaços condicionados e controlados, são várias as vozes e os estudos que têm vindo a alertar para a urgência de se inverter esta situação, colocando enfâse na importância do brincar no exterior para o desenvolvimento integral da criança. Apesar de as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar considerarem que o espaço exterior é um prolongamento da sala, este continua a ser negligenciado, sendo pouco reconhecido o seu potencial. Neste texto apresentamos um estudo sobre a utilização dos espaços exteriores numa organização educativa, por um grupo de vinte e duas crianças em idade pré-escolar. A investigação, realizada ao longo de quatro meses, no decurso da Prática Profissional Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, assentou numa abordagem qualitativa e seguiu as diretrizes de um estudo de caso. A partir da realização de um conjunto de observações naturalistas e sistemáticas e de conversas informais/diálogos com as crianças, procurou-se compreender quais os contributos das interações deste grupo com e nesses espaços, para o seu desenvolvimento. Os resultados permitiram evidenciar que os benefícios decorrentes do contacto e exploração com o espaço exterior se centram no desenvolvimento e aquisição de diferentes competências - a nível motor, cognitivo e social. Possibilitou ainda, um conhecimento mais aprofundado sobre as culturas lúdicas deste grupo. |
id |
RCAP_e86e8111080a8cc36bda42e4918a644e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infânciaCriançaDesenvolvimentoBrincarEspaço exteriorNuma época em que se tem vindo a assistir a uma tendência de substituição do tempo de exploração e de contacto das crianças com o ambiente natural, pela sua permanência em espaços condicionados e controlados, são várias as vozes e os estudos que têm vindo a alertar para a urgência de se inverter esta situação, colocando enfâse na importância do brincar no exterior para o desenvolvimento integral da criança. Apesar de as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar considerarem que o espaço exterior é um prolongamento da sala, este continua a ser negligenciado, sendo pouco reconhecido o seu potencial. Neste texto apresentamos um estudo sobre a utilização dos espaços exteriores numa organização educativa, por um grupo de vinte e duas crianças em idade pré-escolar. A investigação, realizada ao longo de quatro meses, no decurso da Prática Profissional Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, assentou numa abordagem qualitativa e seguiu as diretrizes de um estudo de caso. A partir da realização de um conjunto de observações naturalistas e sistemáticas e de conversas informais/diálogos com as crianças, procurou-se compreender quais os contributos das interações deste grupo com e nesses espaços, para o seu desenvolvimento. Os resultados permitiram evidenciar que os benefícios decorrentes do contacto e exploração com o espaço exterior se centram no desenvolvimento e aquisição de diferentes competências - a nível motor, cognitivo e social. Possibilitou ainda, um conhecimento mais aprofundado sobre as culturas lúdicas deste grupo.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLEspadilha, SaraFriães, Rita2020-06-12T07:56:44Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11827porEspadilha, S., Friães, R. (2019) Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (6-17) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa978-989-8912-10-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:00.240359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância |
title |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância |
spellingShingle |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância Espadilha, Sara Criança Desenvolvimento Brincar Espaço exterior |
title_short |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância |
title_full |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância |
title_fullStr |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância |
title_sort |
Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância |
author |
Espadilha, Sara |
author_facet |
Espadilha, Sara Friães, Rita |
author_role |
author |
author2 |
Friães, Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espadilha, Sara Friães, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Desenvolvimento Brincar Espaço exterior |
topic |
Criança Desenvolvimento Brincar Espaço exterior |
description |
Numa época em que se tem vindo a assistir a uma tendência de substituição do tempo de exploração e de contacto das crianças com o ambiente natural, pela sua permanência em espaços condicionados e controlados, são várias as vozes e os estudos que têm vindo a alertar para a urgência de se inverter esta situação, colocando enfâse na importância do brincar no exterior para o desenvolvimento integral da criança. Apesar de as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar considerarem que o espaço exterior é um prolongamento da sala, este continua a ser negligenciado, sendo pouco reconhecido o seu potencial. Neste texto apresentamos um estudo sobre a utilização dos espaços exteriores numa organização educativa, por um grupo de vinte e duas crianças em idade pré-escolar. A investigação, realizada ao longo de quatro meses, no decurso da Prática Profissional Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, assentou numa abordagem qualitativa e seguiu as diretrizes de um estudo de caso. A partir da realização de um conjunto de observações naturalistas e sistemáticas e de conversas informais/diálogos com as crianças, procurou-se compreender quais os contributos das interações deste grupo com e nesses espaços, para o seu desenvolvimento. Os resultados permitiram evidenciar que os benefícios decorrentes do contacto e exploração com o espaço exterior se centram no desenvolvimento e aquisição de diferentes competências - a nível motor, cognitivo e social. Possibilitou ainda, um conhecimento mais aprofundado sobre as culturas lúdicas deste grupo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-06-12T07:56:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11827 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Espadilha, S., Friães, R. (2019) Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer?: um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (6-17) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa 978-989-8912-10-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554347812192256 |