A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Ana Ribeiro Braga Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2881
Resumo: Acredita-se que, uma das formas de contrariar o insucesso educativo a Matemática, directamente relacionado, nomeadamente, com o pouco interesse e a falta de motivação que os alunos têm para com esta disciplina, passa pela construção dum conhecimento mais aprofundado sobre como evoluíram os conceitos abordados, quais as personagens mais directamente ligadas a esse processo e quais os métodos utilizados pelos nossos antepassados para chegar onde se está hoje. Por outro lado, acredita-se que tal construção será mais significativa se suportada por trabalhos de projecto, desenvolvidos pelos próprios alunos e que o espaço privilegiado para o desenvolvimento de tais projectos é a área curricular não disciplinar – Área de Projecto. A questão chave deste estudo centra-se, então, no impacte que o desenvolvimento de projectos no âmbito da Área de Projecto, que facilite o conhecimento do passado, no que respeita à matemática, pode ter no sucesso educativo da Matemática. Consultada a literatura da especialidade, explorou-se a importância da história da matemática no seu ensino fazendo-se, em paralelo, uma análise do contexto do aparecimento e das características de uma nova área curricular não disciplinar – a Área de Projecto. Desenvolveu-se, então, um estudo numa turma do 8º ano de escolaridade, no âmbito da Área de Projecto, onde os alunos realizaram trabalhos ligados à história da matemática. Posteriormente, fizeram a divulgação desses trabalhos pela comunidade escolar e, em particular, pelos colegas da sua turma, na disciplina de Matemática. Esperava-se que tal envolvimento contribuísse para uma visão mais positiva de tal área não disciplinar e, em simultâneo, para o desenvolvimento de várias competências transversais, gerais e específicas e, em última instância, para a construção duma (nova) cultura matemática. Da análise dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e da forma como estes decorreram, verificou-se que os assuntos ligados à história da matemática têm, definitivamente, um papel importante no processo de ensino e de aprendizagem. Os alunos mostraram muito interesse e empenho nos trabalhos e modificaram, de certa forma, a sua forma de ver a matemática e a própria Área de Projecto. Os resultados deste estudo sugerem que o caminho pode constituir uma via para a valorização do processo de ensino e de aprendizagem, mas que ainda há um longo caminho a percorrer para que os estudantes deixem de ver a matemática e a sua história como campos separados e autónomos. Esse caminho tem, definitivamente, de começar no 1.º ciclo do ensino básico de modo a formar consciências o mais cedo possível. Finalmente apresentam-se sugestões para estudos futuros. ABSTRACT: One of the ways of contradicting poor Mathematics results is perhaps to build a better understanding of the evolution of the concepts studied, who the people most directly linked with that process are and what methods were used by our forefathers. That construction will be more significant if it will be supported by project work, developed by students. So, we think that the privileged space for that development is a new curricular area called “Área de Projecto”. We intend to study the impact that the development of this kind of projects can have in the Mathematics success. The link between the mathematic history and its teaching was investigated, as well as the context of the appearance of a new school subject called “Área de Projecto”. Therefore, an 8th grade case study was conducted in this new subject area. Projects related to the mathematics’ history were done and these were subsequently displayed throughout the school by the referred class. It was hoped that this kind of active involvement by the students would contribute to the development of a more positive mindset of “Área de Projecto”. It was also important the development of the various transversal, general and specific skills. In this way, we want to make a contribution to a “new” Mathematics conscience. From the careful analysis of the various projects done, it can be concluded that a study of the mathematics history plays an important role in the teaching-learning process. The students had shown a great interest in and made every effort to do these projects, and having, in a certain way, changed their Mathematics’ and “Àrea de Projecto”’s mindset. The results of this study suggest that the groundwork can constitute a way to the valuation of the teaching and learning process. Howevwr, there is still much work to be done in order that Mathematics’ students can stop seeing the subject and its history as separate and autonomous domains. This type of groundwork should definitely be undertaken in the first four years of Primary School so as to form Mathematics’ mindset as early on as possible in young learners. As a way of concluding, suggestions for future studies on the subject are presented.
id RCAP_e8703b60c1c709fb20c6a46063965341
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridadeEnsino da matemáticaHistória da matemáticaTrabalho de projectoEnsino básico 3º cicloAcredita-se que, uma das formas de contrariar o insucesso educativo a Matemática, directamente relacionado, nomeadamente, com o pouco interesse e a falta de motivação que os alunos têm para com esta disciplina, passa pela construção dum conhecimento mais aprofundado sobre como evoluíram os conceitos abordados, quais as personagens mais directamente ligadas a esse processo e quais os métodos utilizados pelos nossos antepassados para chegar onde se está hoje. Por outro lado, acredita-se que tal construção será mais significativa se suportada por trabalhos de projecto, desenvolvidos pelos próprios alunos e que o espaço privilegiado para o desenvolvimento de tais projectos é a área curricular não disciplinar – Área de Projecto. A questão chave deste estudo centra-se, então, no impacte que o desenvolvimento de projectos no âmbito da Área de Projecto, que facilite o conhecimento do passado, no que respeita à matemática, pode ter no sucesso educativo da Matemática. Consultada a literatura da especialidade, explorou-se a importância da história da matemática no seu ensino fazendo-se, em paralelo, uma análise do contexto do aparecimento e das características de uma nova área curricular não disciplinar – a Área de Projecto. Desenvolveu-se, então, um estudo numa turma do 8º ano de escolaridade, no âmbito da Área de Projecto, onde os alunos realizaram trabalhos ligados à história da matemática. Posteriormente, fizeram a divulgação desses trabalhos pela comunidade escolar e, em particular, pelos colegas da sua turma, na disciplina de Matemática. Esperava-se que tal envolvimento contribuísse para uma visão mais positiva de tal área não disciplinar e, em simultâneo, para o desenvolvimento de várias competências transversais, gerais e específicas e, em última instância, para a construção duma (nova) cultura matemática. Da análise dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e da forma como estes decorreram, verificou-se que os assuntos ligados à história da matemática têm, definitivamente, um papel importante no processo de ensino e de aprendizagem. Os alunos mostraram muito interesse e empenho nos trabalhos e modificaram, de certa forma, a sua forma de ver a matemática e a própria Área de Projecto. Os resultados deste estudo sugerem que o caminho pode constituir uma via para a valorização do processo de ensino e de aprendizagem, mas que ainda há um longo caminho a percorrer para que os estudantes deixem de ver a matemática e a sua história como campos separados e autónomos. Esse caminho tem, definitivamente, de começar no 1.º ciclo do ensino básico de modo a formar consciências o mais cedo possível. Finalmente apresentam-se sugestões para estudos futuros. ABSTRACT: One of the ways of contradicting poor Mathematics results is perhaps to build a better understanding of the evolution of the concepts studied, who the people most directly linked with that process are and what methods were used by our forefathers. That construction will be more significant if it will be supported by project work, developed by students. So, we think that the privileged space for that development is a new curricular area called “Área de Projecto”. We intend to study the impact that the development of this kind of projects can have in the Mathematics success. The link between the mathematic history and its teaching was investigated, as well as the context of the appearance of a new school subject called “Área de Projecto”. Therefore, an 8th grade case study was conducted in this new subject area. Projects related to the mathematics’ history were done and these were subsequently displayed throughout the school by the referred class. It was hoped that this kind of active involvement by the students would contribute to the development of a more positive mindset of “Área de Projecto”. It was also important the development of the various transversal, general and specific skills. In this way, we want to make a contribution to a “new” Mathematics conscience. From the careful analysis of the various projects done, it can be concluded that a study of the mathematics history plays an important role in the teaching-learning process. The students had shown a great interest in and made every effort to do these projects, and having, in a certain way, changed their Mathematics’ and “Àrea de Projecto”’s mindset. The results of this study suggest that the groundwork can constitute a way to the valuation of the teaching and learning process. Howevwr, there is still much work to be done in order that Mathematics’ students can stop seeing the subject and its history as separate and autonomous domains. This type of groundwork should definitely be undertaken in the first four years of Primary School so as to form Mathematics’ mindset as early on as possible in young learners. As a way of concluding, suggestions for future studies on the subject are presented.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:29:31Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2881porPaulino, Ana Ribeiro Braga Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:24Zoai:ria.ua.pt:10773/2881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:12.534854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
title A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
spellingShingle A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
Paulino, Ana Ribeiro Braga Silva
Ensino da matemática
História da matemática
Trabalho de projecto
Ensino básico 3º ciclo
title_short A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
title_full A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
title_fullStr A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
title_sort A história da matemática na "Área de projecto" no 8º ano de escolaridade
author Paulino, Ana Ribeiro Braga Silva
author_facet Paulino, Ana Ribeiro Braga Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Ana Ribeiro Braga Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
História da matemática
Trabalho de projecto
Ensino básico 3º ciclo
topic Ensino da matemática
História da matemática
Trabalho de projecto
Ensino básico 3º ciclo
description Acredita-se que, uma das formas de contrariar o insucesso educativo a Matemática, directamente relacionado, nomeadamente, com o pouco interesse e a falta de motivação que os alunos têm para com esta disciplina, passa pela construção dum conhecimento mais aprofundado sobre como evoluíram os conceitos abordados, quais as personagens mais directamente ligadas a esse processo e quais os métodos utilizados pelos nossos antepassados para chegar onde se está hoje. Por outro lado, acredita-se que tal construção será mais significativa se suportada por trabalhos de projecto, desenvolvidos pelos próprios alunos e que o espaço privilegiado para o desenvolvimento de tais projectos é a área curricular não disciplinar – Área de Projecto. A questão chave deste estudo centra-se, então, no impacte que o desenvolvimento de projectos no âmbito da Área de Projecto, que facilite o conhecimento do passado, no que respeita à matemática, pode ter no sucesso educativo da Matemática. Consultada a literatura da especialidade, explorou-se a importância da história da matemática no seu ensino fazendo-se, em paralelo, uma análise do contexto do aparecimento e das características de uma nova área curricular não disciplinar – a Área de Projecto. Desenvolveu-se, então, um estudo numa turma do 8º ano de escolaridade, no âmbito da Área de Projecto, onde os alunos realizaram trabalhos ligados à história da matemática. Posteriormente, fizeram a divulgação desses trabalhos pela comunidade escolar e, em particular, pelos colegas da sua turma, na disciplina de Matemática. Esperava-se que tal envolvimento contribuísse para uma visão mais positiva de tal área não disciplinar e, em simultâneo, para o desenvolvimento de várias competências transversais, gerais e específicas e, em última instância, para a construção duma (nova) cultura matemática. Da análise dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e da forma como estes decorreram, verificou-se que os assuntos ligados à história da matemática têm, definitivamente, um papel importante no processo de ensino e de aprendizagem. Os alunos mostraram muito interesse e empenho nos trabalhos e modificaram, de certa forma, a sua forma de ver a matemática e a própria Área de Projecto. Os resultados deste estudo sugerem que o caminho pode constituir uma via para a valorização do processo de ensino e de aprendizagem, mas que ainda há um longo caminho a percorrer para que os estudantes deixem de ver a matemática e a sua história como campos separados e autónomos. Esse caminho tem, definitivamente, de começar no 1.º ciclo do ensino básico de modo a formar consciências o mais cedo possível. Finalmente apresentam-se sugestões para estudos futuros. ABSTRACT: One of the ways of contradicting poor Mathematics results is perhaps to build a better understanding of the evolution of the concepts studied, who the people most directly linked with that process are and what methods were used by our forefathers. That construction will be more significant if it will be supported by project work, developed by students. So, we think that the privileged space for that development is a new curricular area called “Área de Projecto”. We intend to study the impact that the development of this kind of projects can have in the Mathematics success. The link between the mathematic history and its teaching was investigated, as well as the context of the appearance of a new school subject called “Área de Projecto”. Therefore, an 8th grade case study was conducted in this new subject area. Projects related to the mathematics’ history were done and these were subsequently displayed throughout the school by the referred class. It was hoped that this kind of active involvement by the students would contribute to the development of a more positive mindset of “Área de Projecto”. It was also important the development of the various transversal, general and specific skills. In this way, we want to make a contribution to a “new” Mathematics conscience. From the careful analysis of the various projects done, it can be concluded that a study of the mathematics history plays an important role in the teaching-learning process. The students had shown a great interest in and made every effort to do these projects, and having, in a certain way, changed their Mathematics’ and “Àrea de Projecto”’s mindset. The results of this study suggest that the groundwork can constitute a way to the valuation of the teaching and learning process. Howevwr, there is still much work to be done in order that Mathematics’ students can stop seeing the subject and its history as separate and autonomous domains. This type of groundwork should definitely be undertaken in the first four years of Primary School so as to form Mathematics’ mindset as early on as possible in young learners. As a way of concluding, suggestions for future studies on the subject are presented.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T14:29:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2881
url http://hdl.handle.net/10773/2881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137460505018368