Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Jorge Mamede de Carvalheira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25914
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_efd32de77520a2d327a6437d1769c1a1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentesSimetriaEnsino da matemática, ensino básico 1º cicloDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA Matemática faz parte do quotidiano, ainda que dum modo pouco evidente para a maioria das pessoas. É o caso da Geometria e, dentro desta temática, da Simetria. Efeti-vamente, os exemplos de figuras simétricas abundam na Natureza e no meio que nos envolve, potenciando, nas aprendizagens escolares, a ligação entre o abstrato e o concre-to, entre o ensino formal e o meio físico em que as crianças se movem. Assim, tem-se acentuado a preocupação de proporcionar ambientes pedagógico-didáticos ricos e estimulantes, suscetíveis de permitir aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar em termos matemáticos. O presente trabalho identifica esta preocupação nos documentos curriculares para o ensino básico e, tendo por referência o 2.º ano de escolaridade, procura perceber como é que nos novos manuais escolares de matemática se estrutura a aprendizagem da Simetria e como é que professores referem ensinar tal conteúdo.The math is part of everyday life, even if a little obvious to most people. This is the case of geometry and, within this theme, of symmetry. Efetience, examples of symmetrical figures abound in nature and in the middle that involves boosting, in school learning, the connection between the abstract and the concrete-to, between formal education and the physical environment in which children move. So, has accentuated the concern to provide pedagogic-didactic environments rich and stimulating, susceptible to enable students to develop their ability to explore, conjecture, thinking in mathematical terms. This work identifies this concern in curricular documents for basic education and, by reference to the 2nd year of schooling, seeks to understand how is that in the new text-books of mathematics if learning structure and Symmetry as is that teachers are teaching such content.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25914http://hdl.handle.net/10316/25914porAlmeida, Carlos Jorge Mamede de Carvalheirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:30.549727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
title Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
spellingShingle Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
Almeida, Carlos Jorge Mamede de Carvalheira
Simetria
Ensino da matemática, ensino básico 1º ciclo
title_short Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
title_full Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
title_fullStr Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
title_full_unstemmed Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
title_sort Ensino da simetria no 2º ano de escolaridade: orientações curriculares, manuais e decisões docentes
author Almeida, Carlos Jorge Mamede de Carvalheira
author_facet Almeida, Carlos Jorge Mamede de Carvalheira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carlos Jorge Mamede de Carvalheira
dc.subject.por.fl_str_mv Simetria
Ensino da matemática, ensino básico 1º ciclo
topic Simetria
Ensino da matemática, ensino básico 1º ciclo
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25914
http://hdl.handle.net/10316/25914
url http://hdl.handle.net/10316/25914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775275229184