Partilha de controlo entre equipa educativa e crianças: Um estudo numa sala de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeirinha, Marta Filipa Félix
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10942
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Partilha de controlo entre equipa educativa e crianças: Um estudo numa sala de jardim de infânciaJardim de infânciaCriançaParticipaçãoInteração adulto-criançaPartilha de controloKindergartenChildrenParticipation rightsAdult-child interactionSharing of controlRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido no decorrer da minha intervenção educativa na valência de jardim de infância, no que é relativo à sua componente de observação, registo, registo, reflexão e intencionalidade na prática pedagógica. Neste sentido, apresento a caraterização de todo o contexto, atendendo a todos os intervenientes que nele fazem parte, de forma a conhecer e interpretar o sistema no qual as crianças se inserem de modo a adequar a minha prática educativa. Com base desta caraterização, em conjunto com pressupostos teóricos, defino ainda intenções que regem a minha prática com as crianças, com as famílias e com a equipa educativa. No seguimento da observação e da reflexão do contexto socioeducativo, surgiu a pertinência de realizar uma investigação relativa à temática “Partilha de controlo entre equipa educativa e crianças”. Considerando os propósitos deste estudo optei por realizar um estudo de caso, evidenciando todo o processo investigativo realizado. Os dados reunidos através de diferentes técnicas e instrumentos permitiram aferir que, no contexto observado, existe, efetivamente uma pedagogia em participação, designadamente um clima de controlo partilhado, isto é, em que tanto adultos como as crianças assumem um papel ativo na decisão da aprendizagem. Neste contexto, as crianças aprendem, também, a agir democraticamente, visto que a criança é valorizada e escutada, contribuindo para o seu bem-estar e autoestima, sendo que este resultado só se obtém caso haja um ambiente educativo apoiante. A análise dos dados recolhidos permitem aferir a existência desse clima partilhado entre o adulto e a criança e de um agir democraticamente por parte das crianças. O objetivo que se pretende alcançar é o de perceber que num clima de controlo partilhado, considerando a visão da criança como sujeito ativo na Educação de Infância com direito à participação, é possível proporcionar-lhe o equilíbrio entre a liberdade para explorar e a segurança e confiança criadas por um ambiente previsível de qualidade. Este relatório apresenta ainda uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente ao longo do percurso académico realizado.ABSTRACT This report aims to reflect the work developed during my educational intervention in the valence of kindergarten, in what concerns its component of observation, registration, registration, reflection and intentionality in pedagogical practice. In this sense, I present the characterization of the whole context, taking care of all the participants that are part of it, in order to know and interpret the system in which children are inserted in order to adapt my educational practice. Based on this characterization, together with theoretical assumptions, I also define intentions that govern my practice with children, with families and with the educational team. Following the observation and reflection of the socio-educational context, it was pertinent to carry out an investigation related to the theme "Sharing of control between educational team and children". Considering the purposes of this study I chose to carry out a case study, evidencing the entire investigative process. The data gathered through different techniques and instruments allowed to verify that, in the observed context, there is effectively a participation pedagogy, namely a climate of shared control, that is, in which both adults and children take an active role in the decision of learning . In this context, children also learn to act democratically, since the child is valued and listened to, contributing to their well-being and self-esteem, and this result can only be obtained if there is a supportive educational environment. The analysis of the data collected allows us to gauge the existence of this shared climate between the adult and the child and to act democratically on the part of the children. The objective is to realize that in a climate of shared control, considering the child's vision as an active subject in Childhood Education with the right to participation, it is possible to provide a balance between the freedom to explore and the security and confidence created by a predictable quality environment. This report also presents a reflection on the construction of teaching professionalism along the academic course carried out.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFriães, RitaRCIPLRibeirinha, Marta Filipa Félix2020-01-06T15:06:16Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10942TID:202321207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:17.596400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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