A imagem da SATA no continente português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13635 |
Resumo: | A imagem hoje em dia é um dos elementos que mais contribui para o sucesso ou não de uma companhia aérea. O objectivo desta tese foi avaliar a imagem da SATA no Continente Português. Para isso, foram realizados dois inquéritos, um para as pessoas do continente que já viajaram nesta companhia e outro para os que nunca a usaram para as suas deslocações. Esta abordagem permitiu avaliar diferentes perspectivas e perceber, por exemplo, quais os motivos de alguns nunca terem viajado na SATA e perceber se os que já fizeram tinham a mesma ideia antes de terem voado nela, ou seja, perceber se as expectativas que tinham aumentaram, mantiveram-se ou pioraram. De um modo geral, a SATA é vista como uma companhia que opera essencialmente nos Açores, onde os voos predominantes são os interilhas. Recebeu-se, em geral, uma imagem positiva desta companhia aérea, mas foi relevante o descontentamento acerca dos preços que a SATA pratica e também das rotas onde opera, sendo que muitos foram os inquiridos a responder que esta companhia deveria aumentar os seus destinos. Os aspectos considerados mais positivos, para quem já viajou na SATA, foram a higiene/limpeza e a segurança desta companhia. Resta à SATA continuar a investir na satisfação dos seus clientes e atrair novos passageiros para que esta companhia cresça em número, nome e rotas. |
id |
RCAP_e893b6d93b97d256dcb6d799271c8ae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13635 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem da SATA no continente portuguêsSATAGestãoCompanhia aérea -- AirlineMarketingQualityImagemTurismo -- TourismSatisfação do cliente -- Customer satisfactionRegião Autónoma dos AçoresQualityPositioningImage and tourismA imagem hoje em dia é um dos elementos que mais contribui para o sucesso ou não de uma companhia aérea. O objectivo desta tese foi avaliar a imagem da SATA no Continente Português. Para isso, foram realizados dois inquéritos, um para as pessoas do continente que já viajaram nesta companhia e outro para os que nunca a usaram para as suas deslocações. Esta abordagem permitiu avaliar diferentes perspectivas e perceber, por exemplo, quais os motivos de alguns nunca terem viajado na SATA e perceber se os que já fizeram tinham a mesma ideia antes de terem voado nela, ou seja, perceber se as expectativas que tinham aumentaram, mantiveram-se ou pioraram. De um modo geral, a SATA é vista como uma companhia que opera essencialmente nos Açores, onde os voos predominantes são os interilhas. Recebeu-se, em geral, uma imagem positiva desta companhia aérea, mas foi relevante o descontentamento acerca dos preços que a SATA pratica e também das rotas onde opera, sendo que muitos foram os inquiridos a responder que esta companhia deveria aumentar os seus destinos. Os aspectos considerados mais positivos, para quem já viajou na SATA, foram a higiene/limpeza e a segurança desta companhia. Resta à SATA continuar a investir na satisfação dos seus clientes e atrair novos passageiros para que esta companhia cresça em número, nome e rotas.Nowadays, image is one of the most valuable elements for an airline company’s brand awareness. The aim of this thesis is to assess the image of SATA on the Portuguese mainland. Thus, we conducted two surveys, one directed to the people from the mainland that have traveled in this company and the other to those who have never used it to get around. This approach has allowed us not only to evaluate different perspectives but to understand the respondent’s reasons for not having ever traveled with SATA, as well. It has also allowed us to understand if those who had already traveled with this airline kept its image unchanged thereafter, that is to say, if their expectations about the airline have improved or else have remained unchanged or worsened. SATA is seen by the majority of the respondents as a company that operates mainly in the Azores, carrying out, predominantly, inter-island flights. We have received, in general, a positive image of this airline, however it was relevant the discontent shown towards the pricing practices of the company, as well as the lack of diversity of its routes. In fact, many respondents believe that this company should increase its destinations. By turn, the aspects considered positive, by those who have traveled with SATA, are hygiene/cleanliness and safety of the company. SATA is left with the responsibility to invest in customer satisfaction and to attract new passengers in order to grow in number, name and airline routes.2017-05-30T12:15:47Z2010-06-01T00:00:00Z2010-062010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13635porFerreira, Rita Gouveia Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:55.164274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem da SATA no continente português |
title |
A imagem da SATA no continente português |
spellingShingle |
A imagem da SATA no continente português Ferreira, Rita Gouveia Macedo SATA Gestão Companhia aérea -- Airline Marketing Quality Imagem Turismo -- Tourism Satisfação do cliente -- Customer satisfaction Região Autónoma dos Açores Quality Positioning Image and tourism |
title_short |
A imagem da SATA no continente português |
title_full |
A imagem da SATA no continente português |
title_fullStr |
A imagem da SATA no continente português |
title_full_unstemmed |
A imagem da SATA no continente português |
title_sort |
A imagem da SATA no continente português |
author |
Ferreira, Rita Gouveia Macedo |
author_facet |
Ferreira, Rita Gouveia Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rita Gouveia Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SATA Gestão Companhia aérea -- Airline Marketing Quality Imagem Turismo -- Tourism Satisfação do cliente -- Customer satisfaction Região Autónoma dos Açores Quality Positioning Image and tourism |
topic |
SATA Gestão Companhia aérea -- Airline Marketing Quality Imagem Turismo -- Tourism Satisfação do cliente -- Customer satisfaction Região Autónoma dos Açores Quality Positioning Image and tourism |
description |
A imagem hoje em dia é um dos elementos que mais contribui para o sucesso ou não de uma companhia aérea. O objectivo desta tese foi avaliar a imagem da SATA no Continente Português. Para isso, foram realizados dois inquéritos, um para as pessoas do continente que já viajaram nesta companhia e outro para os que nunca a usaram para as suas deslocações. Esta abordagem permitiu avaliar diferentes perspectivas e perceber, por exemplo, quais os motivos de alguns nunca terem viajado na SATA e perceber se os que já fizeram tinham a mesma ideia antes de terem voado nela, ou seja, perceber se as expectativas que tinham aumentaram, mantiveram-se ou pioraram. De um modo geral, a SATA é vista como uma companhia que opera essencialmente nos Açores, onde os voos predominantes são os interilhas. Recebeu-se, em geral, uma imagem positiva desta companhia aérea, mas foi relevante o descontentamento acerca dos preços que a SATA pratica e também das rotas onde opera, sendo que muitos foram os inquiridos a responder que esta companhia deveria aumentar os seus destinos. Os aspectos considerados mais positivos, para quem já viajou na SATA, foram a higiene/limpeza e a segurança desta companhia. Resta à SATA continuar a investir na satisfação dos seus clientes e atrair novos passageiros para que esta companhia cresça em número, nome e rotas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01T00:00:00Z 2010-06 2010-05 2017-05-30T12:15:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/13635 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/13635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134738232901632 |