Mudança nos sistemas de controlo de gestão: factores potenciadores e inibidores em hotéis de cinco estrelas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://www.tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/239 https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-504 http://hdl.handle.net/10071/13140 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objectivo contribuir para o conhecimento sobre a mudança nos sistemas de controlo de gestão dos hotéis de 5 estrelas em Portugal continental. Como objectivos mais específicos podem-se definir os seguintes: identificar os principais factores que dão origem à mudança; identificar os inibidores dessa mesma mudança. Para atingir estes objectivos foi realizado um questionário a 45 dos 52 hotéis de cinco estrelas em Portugal continental. Foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre a mudança e a dimensão do hotel, no sentido de que a mudança foi mais frequente nos maiores hotéis. Os resultados obtidos permitem ainda concluir que os principais factores impulsionadores da mudança são a necessidade sentida por parte da gestão de melhorar tanto ao nível da eficiência como da produtividade. De um modo geral podemos salientar que não foi destacado nenhum factor como sendo muito importante ou importante para a inibição da mudança do controlo de gestão, os factores que foram apontados como sendo de importância média estão relacionados com a satisfação com os sistemas actualmente utilizados, e com a incompatibilidade da mudança com outros sistemas e práticas já existentes no hotel. |
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O presente trabalho tem por objectivo contribuir para o conhecimento sobre a mudança nos sistemas de controlo de gestão dos hotéis de 5 estrelas em Portugal continental. Como objectivos mais específicos podem-se definir os seguintes: identificar os principais factores que dão origem à mudança; identificar os inibidores dessa mesma mudança. Para atingir estes objectivos foi realizado um questionário a 45 dos 52 hotéis de cinco estrelas em Portugal continental. Foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre a mudança e a dimensão do hotel, no sentido de que a mudança foi mais frequente nos maiores hotéis. Os resultados obtidos permitem ainda concluir que os principais factores impulsionadores da mudança são a necessidade sentida por parte da gestão de melhorar tanto ao nível da eficiência como da produtividade. De um modo geral podemos salientar que não foi destacado nenhum factor como sendo muito importante ou importante para a inibição da mudança do controlo de gestão, os factores que foram apontados como sendo de importância média estão relacionados com a satisfação com os sistemas actualmente utilizados, e com a incompatibilidade da mudança com outros sistemas e práticas já existentes no hotel. |
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