Estarão as empresas de animação turística preparadas para trabalhar com pessoas com incapacidade? O caso de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38708 |
Resumo: | A prestação de serviços de animação turística a pessoas com incapacidade (PcI) deveria ser uma realidade não só porque é um direito de quem procura e um dever de quem oferece o serviço turístico, mas também porque esta atividade proporciona benefícios pessoais, sociais e económicos importantes. Os serviços de animação turística nos destinos são cada vez mais valorizados e pensados estrategicamente para integrar o produto turístico como "um todo". No entanto, um número muito limitado de estudos avalia o nível de acessibilidade dos produtos turísticos, principalmente as atividades de animação que são desenvolvidas e comercializadas por empresas de animação turística (EAT). Neste contexto, este estudo pretende analisar o nível de acessibilidade das EAT em Portugal. Para dar resposta a este objetivo foi administrado um inquérito por questionário às EAT localizadas em Portugal continental. Os resultados obtidos revelam que na maioria dos casos as EAT não estão preparadas para trabalhar com PcI. No entanto, observa-se que já existem algumas empresas, embora em número muito reduzido, que se especializaram neste mercado. Com base nos resultados obtidos são definidas algumas estratégias que poderão ser utilizadas pelas EAT para aumentarem o nível de acessibilidade dos produtos que comercializam. |
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Estarão as empresas de animação turística preparadas para trabalhar com pessoas com incapacidade? O caso de PortugalEmpresas de animação turística (EAT)Turismo acessívelPessoas com incapacidadeAcessibilidade físicaInformação acessívelA prestação de serviços de animação turística a pessoas com incapacidade (PcI) deveria ser uma realidade não só porque é um direito de quem procura e um dever de quem oferece o serviço turístico, mas também porque esta atividade proporciona benefícios pessoais, sociais e económicos importantes. Os serviços de animação turística nos destinos são cada vez mais valorizados e pensados estrategicamente para integrar o produto turístico como "um todo". No entanto, um número muito limitado de estudos avalia o nível de acessibilidade dos produtos turísticos, principalmente as atividades de animação que são desenvolvidas e comercializadas por empresas de animação turística (EAT). Neste contexto, este estudo pretende analisar o nível de acessibilidade das EAT em Portugal. Para dar resposta a este objetivo foi administrado um inquérito por questionário às EAT localizadas em Portugal continental. Os resultados obtidos revelam que na maioria dos casos as EAT não estão preparadas para trabalhar com PcI. No entanto, observa-se que já existem algumas empresas, embora em número muito reduzido, que se especializaram neste mercado. Com base nos resultados obtidos são definidas algumas estratégias que poderão ser utilizadas pelas EAT para aumentarem o nível de acessibilidade dos produtos que comercializam.Providing tourist entertainment services to people with disabilities should be a reality not only because it is a right of the demand and a responsibility of the purveyor but also because the activity provides important personal, social and economic benefits. Tourist entertainment services at destinations are increasingly valued and strategically designed to integrate tourism product as a whole. However, a very limited number of studies assess the level of accessibility of tourism products, especially the entertainment activities developed and marketed by tourist entertainment companies. In this context, this study aims to analyze the level of accessibility of entertainment companies in Portugal. To meet this objective, a questionnaire survey was conducted to the entertainment companies located in the mainland of Portugal. The results show that in most cases the entertainment companies are not prepared to work with PwD. However, it is also noted that there are already some companies, still in very small number, specialized in this market. Based on the results, we define some strategies that can be used by the entertainment companies to increase the level of accessibility of their products.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-17T11:26:44Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38708por10.34624/rtd.v0i33.20414Saraiva, LilianaEusébio, Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:29Zoai:ria.ua.pt:10773/38708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:03.039940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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