A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/44902 https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11 |
Resumo: | O nosso propósito, neste artigo, é problematizar as transformações narrativas do jornalismo a dois níveis. Em primeiro, utilizaremos três conceitos que se entrecruzam na questão do storytelling digital (a transmedialidade ou storytelling transmediático, a multimedialidade e a interatividade) para perceber as transformações decorrentes das potencialidades da web para a construção de narrativas. Em segundo lugar, uma vez que vamos trabalhar com narrativas criadas no seio do maior grupo mediático português – Impresa - tentaremos perceber se a concentração empresarial influencia a construção e difusão de narrativas multimédia. |
id |
RCAP_e8f787a3fadba861ab65306909d27b9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/44902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso ImpresaResources for digital narrative construction: The Impresa casestorytelling digitalmultimedialidadeinteratividadenarrativaO nosso propósito, neste artigo, é problematizar as transformações narrativas do jornalismo a dois níveis. Em primeiro, utilizaremos três conceitos que se entrecruzam na questão do storytelling digital (a transmedialidade ou storytelling transmediático, a multimedialidade e a interatividade) para perceber as transformações decorrentes das potencialidades da web para a construção de narrativas. Em segundo lugar, uma vez que vamos trabalhar com narrativas criadas no seio do maior grupo mediático português – Impresa - tentaremos perceber se a concentração empresarial influencia a construção e difusão de narrativas multimédia.Our purpose in this article is to discuss the narrative transformations of journalism at two levels. First, we will use three concepts that cross each other on the issue of digital storytelling (transmediality or transmedia storytelling, multimediality and interactivity) to understand the changes stemming from the web capabilities to build narratives. Second, since we work with narratives created within the largest Portuguese media group – Impresa – it is our intention to understand how the concentration affects the construction and dissemination of multimedia narratives.Imprensa da Universidade de Coimbra2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10316/44902http://hdl.handle.net/10316/44902https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11por2183-60191645-5681Marques, Inês da Fonseca MatiasPeixinho, Ana Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-01T13:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:03.978992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa Resources for digital narrative construction: The Impresa case |
title |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa |
spellingShingle |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa Marques, Inês da Fonseca Matias storytelling digital multimedialidade interatividade narrativa |
title_short |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa |
title_full |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa |
title_fullStr |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa |
title_full_unstemmed |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa |
title_sort |
A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa |
author |
Marques, Inês da Fonseca Matias |
author_facet |
Marques, Inês da Fonseca Matias Peixinho, Ana Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Peixinho, Ana Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Inês da Fonseca Matias Peixinho, Ana Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
storytelling digital multimedialidade interatividade narrativa |
topic |
storytelling digital multimedialidade interatividade narrativa |
description |
O nosso propósito, neste artigo, é problematizar as transformações narrativas do jornalismo a dois níveis. Em primeiro, utilizaremos três conceitos que se entrecruzam na questão do storytelling digital (a transmedialidade ou storytelling transmediático, a multimedialidade e a interatividade) para perceber as transformações decorrentes das potencialidades da web para a construção de narrativas. Em segundo lugar, uma vez que vamos trabalhar com narrativas criadas no seio do maior grupo mediático português – Impresa - tentaremos perceber se a concentração empresarial influencia a construção e difusão de narrativas multimédia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/44902 http://hdl.handle.net/10316/44902 https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/44902 https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6019 1645-5681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133781790031872 |