A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Inês da Fonseca Matias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Peixinho, Ana Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44902
https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11
Resumo: O nosso propósito, neste artigo, é problematizar as transformações narrativas do jornalismo a dois níveis. Em primeiro, utilizaremos três conceitos que se entrecruzam na questão do storytelling digital (a transmedialidade ou storytelling transmediático, a multimedialidade e a interatividade) para perceber as transformações decorrentes das potencialidades da web para a construção de narrativas. Em segundo lugar, uma vez que vamos trabalhar com narrativas criadas no seio do maior grupo mediático português – Impresa - tentaremos perceber se a concentração empresarial influencia a construção e difusão de narrativas multimédia.
id RCAP_e8f787a3fadba861ab65306909d27b9d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/44902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso ImpresaResources for digital narrative construction: The Impresa casestorytelling digitalmultimedialidadeinteratividadenarrativaO nosso propósito, neste artigo, é problematizar as transformações narrativas do jornalismo a dois níveis. Em primeiro, utilizaremos três conceitos que se entrecruzam na questão do storytelling digital (a transmedialidade ou storytelling transmediático, a multimedialidade e a interatividade) para perceber as transformações decorrentes das potencialidades da web para a construção de narrativas. Em segundo lugar, uma vez que vamos trabalhar com narrativas criadas no seio do maior grupo mediático português – Impresa - tentaremos perceber se a concentração empresarial influencia a construção e difusão de narrativas multimédia.Our purpose in this article is to discuss the narrative transformations of journalism at two levels. First, we will use three concepts that cross each other on the issue of digital storytelling (transmediality or transmedia storytelling, multimediality and interactivity) to understand the changes stemming from the web capabilities to build narratives. Second, since we work with narratives created within the largest Portuguese media group – Impresa – it is our intention to understand how the concentration affects the construction and dissemination of multimedia narratives.Imprensa da Universidade de Coimbra2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10316/44902http://hdl.handle.net/10316/44902https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11por2183-60191645-5681Marques, Inês da Fonseca MatiasPeixinho, Ana Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-01T13:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/44902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:03.978992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
Resources for digital narrative construction: The Impresa case
title A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
spellingShingle A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
Marques, Inês da Fonseca Matias
storytelling digital
multimedialidade
interatividade
narrativa
title_short A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
title_full A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
title_fullStr A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
title_full_unstemmed A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
title_sort A exploração dos recursos digitais para a construção de narrativas: o caso Impresa
author Marques, Inês da Fonseca Matias
author_facet Marques, Inês da Fonseca Matias
Peixinho, Ana Teresa
author_role author
author2 Peixinho, Ana Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Inês da Fonseca Matias
Peixinho, Ana Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv storytelling digital
multimedialidade
interatividade
narrativa
topic storytelling digital
multimedialidade
interatividade
narrativa
description O nosso propósito, neste artigo, é problematizar as transformações narrativas do jornalismo a dois níveis. Em primeiro, utilizaremos três conceitos que se entrecruzam na questão do storytelling digital (a transmedialidade ou storytelling transmediático, a multimedialidade e a interatividade) para perceber as transformações decorrentes das potencialidades da web para a construção de narrativas. Em segundo lugar, uma vez que vamos trabalhar com narrativas criadas no seio do maior grupo mediático português – Impresa - tentaremos perceber se a concentração empresarial influencia a construção e difusão de narrativas multimédia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/44902
http://hdl.handle.net/10316/44902
https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11
url http://hdl.handle.net/10316/44902
https://doi.org/10.14195/2183-6019_2_11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6019
1645-5681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133781790031872