A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Daniela Capra de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220261
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetização
id UFRGS-2_1a72b0bb58fade5c7fd99a12081ab0af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220261
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azeredo, Daniela Capra deReategui, Eliseo Berni2021-04-27T04:34:07Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/220261000931321Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetizaçãoThis paper presents a research about how storytelling in the digital environment may support literacy processes of second grade students. The paper presents literacy theories and discusses relevant aspects about the insertion of digital technologies in this process. Then, the paper proposes the use of a particular tool for storytelling, associated to particular pedagogical practices, as a form to support reading and writing. The paper then presents an experiment about the use of the tool Storybird with second grade students to support literacy. The results of the experiment demonstrated that the tool may support the processes of development of written language of children who are starting to read and write.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 9 f.LetramentoNarrativaLiteracyDigital storytellingLearningA construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931321.pdf.txt000931321.pdf.txtExtracted Texttext/plain25701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/2/000931321.pdf.txt73d44bc796c5f6f277057fef16a6779aMD52ORIGINAL000931321.pdfTexto completoapplication/pdf152148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/1/000931321.pdfe79f03901d16aed55f665cf337a78594MD5110183/2202612021-05-07 04:55:18.317722oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:55:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
title A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
spellingShingle A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
Azeredo, Daniela Capra de
Letramento
Narrativa
Literacy
Digital storytelling
Learning
title_short A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
title_full A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
title_fullStr A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
title_full_unstemmed A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
title_sort A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
author Azeredo, Daniela Capra de
author_facet Azeredo, Daniela Capra de
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Daniela Capra de
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Narrativa
topic Letramento
Narrativa
Literacy
Digital storytelling
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Digital storytelling
Learning
description Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetização
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-27T04:34:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220261
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931321
identifier_str_mv 1679-1916
000931321
url http://hdl.handle.net/10183/220261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 9 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/2/000931321.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220261/1/000931321.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73d44bc796c5f6f277057fef16a6779a
e79f03901d16aed55f665cf337a78594
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225015142645760