Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.17979/reipe.2022.9.0.8899. |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35304 https://doi.org/Cristóvão, A. M. (2022). Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 157-180. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899 |
Resumo: | Os acelerados avanços tecnológicos e científicos, as rápidas transformações sociais, económicas, ambientais e, atualmente, as questões de saúde, apontam para a necessidade de a escola oferecer novas aprendizagens baseadas em competências que ainda são pouco desenvolvidas no sistema educativo. Aprender para o Bem-Estar é uma visão de escola onde todos os alunos podem realizar o seu potencial único, através do desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. O presente artigo é realizado no âmbito do projeto de investigação «Promoção de Mudanças na Aprendizagem: Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI», e procurou conhecer as perceções dos professores sobre os impactos deste projeto que procurou criar ambientes de aprendizagem para o bem-estar. Foram realizados dois estudos, um primeiro pretendeu conhecer o estado que se encontrava Portugal ao nível da implementação de programas de aprendizagem socioemocional. No segundo estudo foram realizadas entrevista aos professores participantes. Os resultados permitem concluir que para criar dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar é necessário definir claramente os objetivos educacionais; valorizar o professor e a relação professor-aluno; investir na educação; criar comunidades de aprendizagem; fomentar a prática reflexiva; envolver os líderes escolares; reorganizar e flexibilizar a gestão do currículo; reformular a gramática escolar na base de equipas educativas; criar um ambiente de trabalho promotor de bem-estar físico e psicológico; estimular as competências socioemocionais e a criatividade; integrar tecnologia educativa e promover atividades que sejam motivadoras para os alunos. |
id |
RCAP_e90afdee858a02311d5551259fdc7a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/35304 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestaraprender para o bem-estartecnologia educativacompetências socioemocionais e criativasorganização do processo ensino e aprendizagemdinâmicas educativasOs acelerados avanços tecnológicos e científicos, as rápidas transformações sociais, económicas, ambientais e, atualmente, as questões de saúde, apontam para a necessidade de a escola oferecer novas aprendizagens baseadas em competências que ainda são pouco desenvolvidas no sistema educativo. Aprender para o Bem-Estar é uma visão de escola onde todos os alunos podem realizar o seu potencial único, através do desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. O presente artigo é realizado no âmbito do projeto de investigação «Promoção de Mudanças na Aprendizagem: Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI», e procurou conhecer as perceções dos professores sobre os impactos deste projeto que procurou criar ambientes de aprendizagem para o bem-estar. Foram realizados dois estudos, um primeiro pretendeu conhecer o estado que se encontrava Portugal ao nível da implementação de programas de aprendizagem socioemocional. No segundo estudo foram realizadas entrevista aos professores participantes. Os resultados permitem concluir que para criar dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar é necessário definir claramente os objetivos educacionais; valorizar o professor e a relação professor-aluno; investir na educação; criar comunidades de aprendizagem; fomentar a prática reflexiva; envolver os líderes escolares; reorganizar e flexibilizar a gestão do currículo; reformular a gramática escolar na base de equipas educativas; criar um ambiente de trabalho promotor de bem-estar físico e psicológico; estimular as competências socioemocionais e a criatividade; integrar tecnologia educativa e promover atividades que sejam motivadoras para os alunos.2023-06-28T11:54:46Z2023-06-282022-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35304https://doi.org/Cristóvão, A. M. (2022). Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 157-180. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899.http://hdl.handle.net/10174/35304https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899poralc@uevora.ptCristóvão, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:44.521943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
title |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
spellingShingle |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar Cristóvão, Ana Maria aprender para o bem-estar tecnologia educativa competências socioemocionais e criativas organização do processo ensino e aprendizagem dinâmicas educativas Cristóvão, Ana Maria aprender para o bem-estar tecnologia educativa competências socioemocionais e criativas organização do processo ensino e aprendizagem dinâmicas educativas |
title_short |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
title_full |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
title_fullStr |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
title_full_unstemmed |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
title_sort |
Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar |
author |
Cristóvão, Ana Maria |
author_facet |
Cristóvão, Ana Maria Cristóvão, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristóvão, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprender para o bem-estar tecnologia educativa competências socioemocionais e criativas organização do processo ensino e aprendizagem dinâmicas educativas |
topic |
aprender para o bem-estar tecnologia educativa competências socioemocionais e criativas organização do processo ensino e aprendizagem dinâmicas educativas |
description |
Os acelerados avanços tecnológicos e científicos, as rápidas transformações sociais, económicas, ambientais e, atualmente, as questões de saúde, apontam para a necessidade de a escola oferecer novas aprendizagens baseadas em competências que ainda são pouco desenvolvidas no sistema educativo. Aprender para o Bem-Estar é uma visão de escola onde todos os alunos podem realizar o seu potencial único, através do desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. O presente artigo é realizado no âmbito do projeto de investigação «Promoção de Mudanças na Aprendizagem: Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI», e procurou conhecer as perceções dos professores sobre os impactos deste projeto que procurou criar ambientes de aprendizagem para o bem-estar. Foram realizados dois estudos, um primeiro pretendeu conhecer o estado que se encontrava Portugal ao nível da implementação de programas de aprendizagem socioemocional. No segundo estudo foram realizadas entrevista aos professores participantes. Os resultados permitem concluir que para criar dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar é necessário definir claramente os objetivos educacionais; valorizar o professor e a relação professor-aluno; investir na educação; criar comunidades de aprendizagem; fomentar a prática reflexiva; envolver os líderes escolares; reorganizar e flexibilizar a gestão do currículo; reformular a gramática escolar na base de equipas educativas; criar um ambiente de trabalho promotor de bem-estar físico e psicológico; estimular as competências socioemocionais e a criatividade; integrar tecnologia educativa e promover atividades que sejam motivadoras para os alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29T00:00:00Z 2023-06-28T11:54:46Z 2023-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/35304 https://doi.org/Cristóvão, A. M. (2022). Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 157-180. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899. http://hdl.handle.net/10174/35304 https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/35304 https://doi.org/Cristóvão, A. M. (2022). Dinámicas innovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 157-180. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
alc@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822183379641040896 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17979/reipe.2022.9.0.8899. |