Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69113 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo estudar a evolução das representações gráficas de crianças de 5 anos. Partindo da exploração da rotina diária, fomentou-se nas crianças a realização de registos gráficos, como quadros de presença e de responsabilidade, que, diariamente, foram sendo reconstruídos e preenchidos por elas, o que permitiu a construção de conhecimentos matemáticos. Esta investigação, de cariz qualitativo, foi desenvolvida entre janeiro e junho de 2018, com 20 crianças de um colégio do Porto. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo e registos fotográficos. Neste estudo, privilegiou-se a ação das crianças: os registos foram exclusivamente construídos por elas, a sua evolução foi determinada pelo que lhes era exigido em termos de leitura e interpretação e a sua capacidade de decisão sobre as soluções era total. A ação do adulto foi no sentido de provocar discussão entre as crianças, potenciando o aparecimento de propostas de solução para cada problema; nunca dar a solução à questão colocada, definir caminhos a seguir, nem intervir nos próprios registos. Os resultados obtidos mostram que as crianças foram criando registos cada vez mais complexos, integrando símbolos convencionais, estabelecendo e representando relações entre conjuntos e descobrindo estratégias para apresentação dessas relações. |
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Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolarEducação pré-escolarRepresentações gráficasQuadros de presençaQuadros de responsabilidadePre-school educationGraphic representationsAttendance tables and responsibilitiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste estudo teve como objetivo estudar a evolução das representações gráficas de crianças de 5 anos. Partindo da exploração da rotina diária, fomentou-se nas crianças a realização de registos gráficos, como quadros de presença e de responsabilidade, que, diariamente, foram sendo reconstruídos e preenchidos por elas, o que permitiu a construção de conhecimentos matemáticos. Esta investigação, de cariz qualitativo, foi desenvolvida entre janeiro e junho de 2018, com 20 crianças de um colégio do Porto. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo e registos fotográficos. Neste estudo, privilegiou-se a ação das crianças: os registos foram exclusivamente construídos por elas, a sua evolução foi determinada pelo que lhes era exigido em termos de leitura e interpretação e a sua capacidade de decisão sobre as soluções era total. A ação do adulto foi no sentido de provocar discussão entre as crianças, potenciando o aparecimento de propostas de solução para cada problema; nunca dar a solução à questão colocada, definir caminhos a seguir, nem intervir nos próprios registos. Os resultados obtidos mostram que as crianças foram criando registos cada vez mais complexos, integrando símbolos convencionais, estabelecendo e representando relações entre conjuntos e descobrindo estratégias para apresentação dessas relações.The aim of the work is to study the evolution of 5-years-old children graphic representations. Starting from the exploration of the daily routine, the children were encouraged to make graphic representations, such as attendance tables and responsibilities, which were daily reconstructed and filled by them. From their analyzes, the construction of mathematical knowledge was promoted. This qualitative research was carried out between January and June 2018, with 20 children from a Porto school. Data were collected through participant observation, field notes and photographic records. In this study the children's action was privileged: the registers were exclusively constructed by them, their evolution was determined by what they were required in terms of reading and interpretation and in which their decision capacity on solutions was total. The action of the adult was in the sense of provoking discussion among children, in order to potentiate the appearance of proposals of solution for each problem; never solving the asked question, or defining ways to forward, nor making interventions in the registers. The results show that children create increasingly complex representations, integrate conventional symbols that support mathematical language, are able to establish and represent relationships between sets and discover strategies for presenting these relationships.Instituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em EducaçãoUniversidade do MinhoMascarenhas, DanielaMontenegro, AnaMartinho, Maria HelenaMaia, João Sampaio20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69113porMascaranhas, D., Montenegro, A. , Martinho, M. H., & Maia, J. S. (2020). Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar. Sensos-e, 7(1), 26-45. http://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.355110.34630/sensos-e.v7i1.3551https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3551info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:17:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:17:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo teve como objetivo estudar a evolução das representações gráficas de crianças de 5 anos. Partindo da exploração da rotina diária, fomentou-se nas crianças a realização de registos gráficos, como quadros de presença e de responsabilidade, que, diariamente, foram sendo reconstruídos e preenchidos por elas, o que permitiu a construção de conhecimentos matemáticos. Esta investigação, de cariz qualitativo, foi desenvolvida entre janeiro e junho de 2018, com 20 crianças de um colégio do Porto. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo e registos fotográficos. Neste estudo, privilegiou-se a ação das crianças: os registos foram exclusivamente construídos por elas, a sua evolução foi determinada pelo que lhes era exigido em termos de leitura e interpretação e a sua capacidade de decisão sobre as soluções era total. A ação do adulto foi no sentido de provocar discussão entre as crianças, potenciando o aparecimento de propostas de solução para cada problema; nunca dar a solução à questão colocada, definir caminhos a seguir, nem intervir nos próprios registos. Os resultados obtidos mostram que as crianças foram criando registos cada vez mais complexos, integrando símbolos convencionais, estabelecendo e representando relações entre conjuntos e descobrindo estratégias para apresentação dessas relações. |
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