O acolhimento e integração dos novos docentes na escola: um processo de envolvimento no Projeto Educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Célia Cristina Teixeira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23967
Resumo: Este projeto resulta de uma preocupação pessoal, que tenho observado e sentido na minha carreira enquanto docente, e tem como principal objetivo contribuir para melhorar o Acolhimento e Integração do Pessoal Docente quando chega à escola pública pela primeira vez. A realização de um bom processo de Acolhimento e Integração é fundamental para o sucesso pessoal e profissional dos docentes. Atualmente, o processo de acolhimento e integração docente nas Escolas não é uma temática prioritária, principalmente no que respeita aos docentes que são colocados na escola após o início das atividades letivas ou em contratação de escola. As escolas, no início de cada ano letivo, realizam uma série de atividades para que o acolhimento de alunos e professores seja realmente efetuado da melhor maneira, mas, após o início das atividades letivas, essa preocupação é dificultada ou encurtada pela ausência de tempo e incompatibilidade de horários, quer dos docentes em serviço, quer do órgão de gestão. A disponibilização atempada das informações indispensáveis ao exercício das funções atribuídas ao docente, também é um elemento importante para um acompanhamento facilitador ao professor nas suas funções e no contexto que está inserido. A ausência de um departamento de Recursos Humanos nas escolas, como se verifica em organizações do setor privado, encaminha todo este processo para o órgão de gestão e para os coordenadores, que, por vezes, não conseguem dar resposta no curto espaço de tempo que o professor recém-chegado necessita. A socialização destes docentes recém-chegados nem sempre ocorre de acordo com as suas expectativas, conduzindo-os a sentimentos de ansiedade, de insegurança, de tristeza e nos piores "cenários" à desistência ou abandono da profissão. Com base no testemunho dos professores da escola, e de outros intervenientes da comunidade escolar, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento e Integração para estes docentes, assim como um processo formal de Acolhimento e Integração. Este manual e esta organização formal de Acolhimento e Integração servirão, na minha perspetiva, como pilares facilitadores do processo de socialização dos novos professores, assim como; um redutor das suas dificuldades profissionais e pessoais, resumindo, um dinamizador no Projeto Educativo da Escola.
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As escolas, no início de cada ano letivo, realizam uma série de atividades para que o acolhimento de alunos e professores seja realmente efetuado da melhor maneira, mas, após o início das atividades letivas, essa preocupação é dificultada ou encurtada pela ausência de tempo e incompatibilidade de horários, quer dos docentes em serviço, quer do órgão de gestão. A disponibilização atempada das informações indispensáveis ao exercício das funções atribuídas ao docente, também é um elemento importante para um acompanhamento facilitador ao professor nas suas funções e no contexto que está inserido. A ausência de um departamento de Recursos Humanos nas escolas, como se verifica em organizações do setor privado, encaminha todo este processo para o órgão de gestão e para os coordenadores, que, por vezes, não conseguem dar resposta no curto espaço de tempo que o professor recém-chegado necessita. A socialização destes docentes recém-chegados nem sempre ocorre de acordo com as suas expectativas, conduzindo-os a sentimentos de ansiedade, de insegurança, de tristeza e nos piores "cenários" à desistência ou abandono da profissão. Com base no testemunho dos professores da escola, e de outros intervenientes da comunidade escolar, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento e Integração para estes docentes, assim como um processo formal de Acolhimento e Integração. Este manual e esta organização formal de Acolhimento e Integração servirão, na minha perspetiva, como pilares facilitadores do processo de socialização dos novos professores, assim como; um redutor das suas dificuldades profissionais e pessoais, resumindo, um dinamizador no Projeto Educativo da Escola.This project is the result of a personal concern, which I have observed and felt in my teaching career, and its main objective is to contribute to improving the Welcome and lntegration of Teaching Staff when they arrive at a public school for the first time. Carrying out a good Welcome and lntegration process is fundamental to the personal and professional success of teachers. Currently, the process of welcoming and integrating teachers into schools is nota priority topic, especially regarding teachers who are placed at the school after the start of teaching activities o r are being hired by a school. At the beginning of each academic year, schools carry out a series of activities so that the reception of students and teachers is truly carried out in the best possible way, but after the start of teaching activities, this concern is made difficult o r shortened due to lack of time and incompatibility of schedules, both for teachers in service and for the management body. Failure to provi de timely information essential to the exerci se of the duties assigned to the teacher is ais o an important element for facilitating support for the teacher in h is o r her duties and in the context in which h e o r she operates. The absence of a Human Resources department in schools, as seen in private sector organizations, directs this entire process to the management body and coordinators, who are sometimes unable to respond in the short space of time that the newcomer teacher needs. The socialization of these newly arrived teachers does not always occur in accordance with their expectations, leading them to feelings of anxiety, insecurity, sadness and in the worst "scenarios" to giving up o r abandoning the profession. Based on the testimony of the school's teachers, and other stakeholders in the school community, the need aros e to prepare a Reception and lntegration Manual for these teachers, as well as a formal Reception and lntegration process. This manual and this formal organization of Reception and lntegration will serve, in my perspective, as facilitating pillars of the socializationInstituto Politécnico do Porto. 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