A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Tatiana de Jesus Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7621
Resumo: O presente relatório visa demonstrar o período de estágio realizado na ESMM em Vila Real, durante cerca de nove meses, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UTAD. Pretende-se que a leitura deste documento seja clara dos pontos essenciais do estágio desenvolvido, desde os primeiros momentos de contacto com a entidade de ensino e o professor orientador, até às conclusões e apreciações da experiência vivida, com algumas sugestões de alterações na formação do estagiário. Inclui uma descrição pormenorizada de todo o percurso de crescimento profissional, referindo a integração no meio escolar e no grupo de EF da escola, complementando com as expectativas e ansiedades iniciais. Ao longo do trajeto, foi possível vivenciar a profissão de docente da disciplina de EF, numa turma de 10º ano, e ainda o contacto com as funções inerentes a um docente no meio escolar. Nesse sentido, apresenta-se um estudo de turma (ET) que permitiu uma definição dos objetivos mais adequados aos alunos, a planificação das unidades de ensino (UE), nomeadamente a construção das unidades didáticas (UD) e planos de aula (PA), a participação na vida da escola e os proventos das observações realizadas aos colegas de núcleo e orientador. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens, que se irão demonstrar ao longo deste testemunho, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste diário de bordo pormenorizado serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência.
id RCAP_e90ffaaacf75936d8fd4e006db7c54f1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de casoEducação físicaDocênciaEstudo de turmaO presente relatório visa demonstrar o período de estágio realizado na ESMM em Vila Real, durante cerca de nove meses, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UTAD. Pretende-se que a leitura deste documento seja clara dos pontos essenciais do estágio desenvolvido, desde os primeiros momentos de contacto com a entidade de ensino e o professor orientador, até às conclusões e apreciações da experiência vivida, com algumas sugestões de alterações na formação do estagiário. Inclui uma descrição pormenorizada de todo o percurso de crescimento profissional, referindo a integração no meio escolar e no grupo de EF da escola, complementando com as expectativas e ansiedades iniciais. Ao longo do trajeto, foi possível vivenciar a profissão de docente da disciplina de EF, numa turma de 10º ano, e ainda o contacto com as funções inerentes a um docente no meio escolar. Nesse sentido, apresenta-se um estudo de turma (ET) que permitiu uma definição dos objetivos mais adequados aos alunos, a planificação das unidades de ensino (UE), nomeadamente a construção das unidades didáticas (UD) e planos de aula (PA), a participação na vida da escola e os proventos das observações realizadas aos colegas de núcleo e orientador. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens, que se irão demonstrar ao longo deste testemunho, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste diário de bordo pormenorizado serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência.The present report aims to show the progress of internship, held at the High School Morgado de Mateus, in Vila Real, for the period of nine months, under the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. This document’s purpose is the reflection of the process, from the first connections with the school and the supervisor teacher, to the conclusions and considerations of the lived experience, pointing also some change’s suggestions in the teacher’s training path. Overall, this document includes a detailed description of all professional growth path, integration in school’s environment and the Physical Education Teaching team, and the initial expectations and anxieties. Along this path, experience the job of Physical Education teacher, in a 10th grade class, and also the contact with all the teacher’s inherent functions. With that being said, presented a class study that allowed to a more suitable goals definition to students, the planning of teaching units, namely the construction of didactic units and lesson plans, the participation in school’s life, and the results of the observations to co-workers and supervisor. This daily practice resulted in multiple reflections and learning, that intend to demonstrate throughout this testimony, with the support of scientific literature. All the knowledge acquired, and the preparation of this detailed diary board, led to a better personal and professional growth in the teaching area.2017-05-11T14:50:24Z2017-05-11T00:00:00Z2017-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7621TID:202033988porAraújo, Tatiana de Jesus Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:36.069070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
title A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
spellingShingle A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
Araújo, Tatiana de Jesus Mendes
Educação física
Docência
Estudo de turma
title_short A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
title_full A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
title_fullStr A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
title_full_unstemmed A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
title_sort A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
author Araújo, Tatiana de Jesus Mendes
author_facet Araújo, Tatiana de Jesus Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Tatiana de Jesus Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Docência
Estudo de turma
topic Educação física
Docência
Estudo de turma
description O presente relatório visa demonstrar o período de estágio realizado na ESMM em Vila Real, durante cerca de nove meses, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UTAD. Pretende-se que a leitura deste documento seja clara dos pontos essenciais do estágio desenvolvido, desde os primeiros momentos de contacto com a entidade de ensino e o professor orientador, até às conclusões e apreciações da experiência vivida, com algumas sugestões de alterações na formação do estagiário. Inclui uma descrição pormenorizada de todo o percurso de crescimento profissional, referindo a integração no meio escolar e no grupo de EF da escola, complementando com as expectativas e ansiedades iniciais. Ao longo do trajeto, foi possível vivenciar a profissão de docente da disciplina de EF, numa turma de 10º ano, e ainda o contacto com as funções inerentes a um docente no meio escolar. Nesse sentido, apresenta-se um estudo de turma (ET) que permitiu uma definição dos objetivos mais adequados aos alunos, a planificação das unidades de ensino (UE), nomeadamente a construção das unidades didáticas (UD) e planos de aula (PA), a participação na vida da escola e os proventos das observações realizadas aos colegas de núcleo e orientador. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens, que se irão demonstrar ao longo deste testemunho, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste diário de bordo pormenorizado serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-11T14:50:24Z
2017-05-11T00:00:00Z
2017-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7621
TID:202033988
url http://hdl.handle.net/10348/7621
identifier_str_mv TID:202033988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137089986494464