O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Carmélia Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44206
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_e919b885b9a54055eb5b5212f5c5a156
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguasThe strategic training of listening comprehension in the process of learning languagesPortugueseMother tongueSpanishForeign languageStrategic trainingOral comprehensionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório, realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tem por objetivo descrever a implementação do projeto “O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas”, que decorreu no contexto específico de uma turma de Espanhol e uma turma de Português, ambas de 7º ano, de uma escola de Viana do Castelo. O projeto centrou-se na aplicação do treino estratégico para a promoção da compreensão oral e a sua importância no ensino da língua materna e da língua estrangeira, o Espanhol. Neste processo, desenvolveu-se a competência comunicativa, envolvendo os alunos em contextos de audição, solicitando a utilização das suas estratégias metacognitivas, a fim de perceberem o controlo da sua própria cognição, de que forma e quando atuam diretamente na informação escutada e como a manipulam e compreendem. É importante, pois, salientar a visão implícita a este projeto na promoção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Com os processos de desenvolvimento da compreensão oral, pudemos incentivar o aluno a reconhecer as dificuldades próprias do processo de compreensão oral; identificar estratégias que podem contribuir para ultrapassar dificuldades detetadas; planear atividades que tenham em conta os processos, dificuldades e estratégias de apoio para favorecer o desenvolvimento da compreensão oral dos alunos. No final da intervenção pedagógica, tendo em consideração a investigação desenvolvida e a análise dos resultados obtidos, tornou-se claro, como se descreverá no trabalho que aqui se apresenta, que o ensino estratégico da compreensão oral, em contexto de ensino e de aprendizagem pode ser muito positivo em sala de aula, tanto na perspetiva do professor, como dos alunos pois apresenta contributos significativos, para o ensino do Português, língua materna, e do Espanhol, língua estrangeira, os quais foram objeto de estudo neste trabalho.This report, carried out under the Professional Internship of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and Spanish in the Basic and Secondary Education, aims to describe the implementation of a project "The strategic training of listening comprehension in the process of learning languages" which took place in the specific context of a class of Spanish and a class of Portuguese, both of 7th grade, in a school of Viana do Castelo. The project focused on the implementation of the strategic training to promote oral / listening comprehension, emphasizing its importance in teaching the mother tongue and the foreign language, the Spanish. In this process, communicative skills were developed, involving students in real contexts of listening and requiring from them the application of metacognitive strategies, ability that allows students to control their own cognition, and give them a comprehensive idea of when they are acting directly on the information that comes from the listening process and how they manipulate and understanding it. It is noteworthy the implicit vision of this project in promoting learner autonomy in the process of teaching and learning. With the development processes of listening comprehension / hearing we could encourage the student to recognize they difficulties of oral / listening process; to identify strategies that can contribute to overcoming the detected difficulties; to plan activities that take into account the processes, difficulties and support strategies to promoting the development of listening comprehension / hearing of the students. At the end of the pedagogical intervention, taking into account the developed research and analysis of the results, it became evident that strategic teaching of oral / listening understanding, in the context of teaching and learning can be very positive in a classroom through the teacher and student perspectives, because it shows significant contributions, particularly observed in the Portuguese teaching, the mother tongue, as well in the Spanish, the foreign language.Cea Álvarez, Ana MaríaSilva, António Carvalho daUniversidade do MinhoMoreira, Maria Carmélia Lopes20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44206por201477165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:49.657149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
The strategic training of listening comprehension in the process of learning languages
title O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
spellingShingle O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
Moreira, Maria Carmélia Lopes
Portuguese
Mother tongue
Spanish
Foreign language
Strategic training
Oral comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
title_full O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
title_fullStr O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
title_full_unstemmed O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
title_sort O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas
author Moreira, Maria Carmélia Lopes
author_facet Moreira, Maria Carmélia Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cea Álvarez, Ana María
Silva, António Carvalho da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Carmélia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Portuguese
Mother tongue
Spanish
Foreign language
Strategic training
Oral comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Portuguese
Mother tongue
Spanish
Foreign language
Strategic training
Oral comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44206
url http://hdl.handle.net/1822/44206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201477165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132418023620608