Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Letícia Brito Mendes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aquino, Orlando Fernández
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3246
Resumo: Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período de 2004 a 2010, em três Programas de Pós-Graduação em Educação pertencentes à região Sul do Brasil, tomados como estudos de caso. Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraram um esvaziamento do campo teórico-científico da ciência didática. Com as informações levantadas, concluímos que os estudos sobre didática não são referência dentro das linhas da própria área. Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquanto disciplina acadêmica, bem como as formas e maneiras de se efetivar, do ponto de vista metodológico, o processo de ensino-aprendizagem, não estão sendo objeto de interesse.   Palavras-chave Didática; Pesquisa e produção intelectual; Programas de Pós-Graduação em Educação
id RCAP_e91f3bc5c628bbe6b61482a8fa89e25e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casosInvestigación y producción en el área de didáctica: resultados de un estudio de casos múltplesPesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casosArtigosEste trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período de 2004 a 2010, em três Programas de Pós-Graduação em Educação pertencentes à região Sul do Brasil, tomados como estudos de caso. Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraram um esvaziamento do campo teórico-científico da ciência didática. Com as informações levantadas, concluímos que os estudos sobre didática não são referência dentro das linhas da própria área. Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquanto disciplina acadêmica, bem como as formas e maneiras de se efetivar, do ponto de vista metodológico, o processo de ensino-aprendizagem, não estão sendo objeto de interesse.   Palavras-chave Didática; Pesquisa e produção intelectual; Programas de Pós-Graduação em EducaçãoThis paper aimed at analyzing the state of the research and didactic production, between 2004 and 2010, in three Graduate Programs in Education southern Brazil, taken as case studies. It emerged from important previous studies that showed a decrease of the theoretical-scientific field of the science of didactic. With the collected information we concluded that the studies about didactic are not reference within the lines of its own area. It is abundantly researched and produced in the investigative field and in the dimension of the fundaments, but the questions about the teaching of didactic while an academic subject, as well as from the methodological point of view the forms and manners of doing, the process of teaching and learning, are not being object of interest.   Keywords Didactic; Research and intellectual production; Graduate Programs in EducationEste estudio presenta un análisis de la investigación y de la producción en el área de didáctica, en el período de 2004 a 2010, en tres Programas de Postgrado en Educación pertenecientes al sur de Brasil, tomadas como estudios de casos. Surgió del análisis de importantes estudios precedentes que mostraban un vacío en el campo teórico-científico de la ciencia didáctica. La información recopilada nos llevó a la conclusión de que los estudios sobre didáctica no son referencia dentro de las líneas de la propia área. Se investiga y se produce mucho en el campo investigativo y en la dimensión de los fundamentos, pero las cuestiones sobre la enseñanza de la didáctica en cuanto disciplina académica, así como las formas y maneras de realizar, desde el punto de vista metodológico, el proceso de enseñanza-aprendizaje, casi no está siendo objeto de interés.   Palabras clave Didáctica; Investigación y producción intelectual; Programas de Postgrado en EducaciónInstituto de Educação - Universidade do Minho2013-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3246por2183-04520871-9187Pimenta, Letícia Brito MendesAquino, Orlando Fernándezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:29.564175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
Investigación y producción en el área de didáctica: resultados de un estudio de casos múltples
Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
spellingShingle Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
Pimenta, Letícia Brito Mendes
Artigos
title_short Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_full Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_fullStr Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_full_unstemmed Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_sort Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
author Pimenta, Letícia Brito Mendes
author_facet Pimenta, Letícia Brito Mendes
Aquino, Orlando Fernández
author_role author
author2 Aquino, Orlando Fernández
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Letícia Brito Mendes
Aquino, Orlando Fernández
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período de 2004 a 2010, em três Programas de Pós-Graduação em Educação pertencentes à região Sul do Brasil, tomados como estudos de caso. Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraram um esvaziamento do campo teórico-científico da ciência didática. Com as informações levantadas, concluímos que os estudos sobre didática não são referência dentro das linhas da própria área. Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquanto disciplina acadêmica, bem como as formas e maneiras de se efetivar, do ponto de vista metodológico, o processo de ensino-aprendizagem, não estão sendo objeto de interesse.   Palavras-chave Didática; Pesquisa e produção intelectual; Programas de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3246
url https://doi.org/10.21814/rpe.3246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219742756864