[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8959 |
Resumo: | O objetivo dessa dissertação é entender a comunicação entre os mundos das superfícies, através das relações dos corpos nos espaços em tempos distintos e compreender os registros dessas relações a partir da fotografia; de como essa imagem, que passa a ser outro espaço, um espaço-memória, se relaciona com os outros olhares de quem as veem. A partir dessa relação, pretende-se compreender como essa imagem, que no primeiro momento é pertencente àquele que o enquadra, ao se relacionar com outros olhares, passa a ser coletiva, pertencendo de forma peculiar, onde ocorrem as sobreposições das relações particulares de memórias, formados em tempos, lugares e culturas distintas. A presente dissertação foi construída a partir da hipótese de que existe a possibilidade de sítios turísticos virarem estampas a partir de fotografias, e como essas estampas podem interferir, intercomunicar, modificar e criar relações nos lugares e indivíduos a serem inseridos no contemporâneo. A linha de pesquisa pauta os estudos, desde a percepção de cada ser perante os espaços, inclusive sobre a imagem fotográfica, até ao entendimento das novas formações dos espaçosimagens no mundo. As análises direcionam para o entendimento de como a imagem de um interfere na imagem do outro. Trata-se das formações dos laços do tempo, laços-lugares, laços-imagéticos, culturais, corporais e laços dos encontros coletivos, responsáveis pelas diversas concepções dos olhares. Como recorte metodológico, houve uma investigação, por meios qualitativos e experimentais, para a melhor compreensão dos estudos teóricos. Os resultados das análises levam a crer que as relações imagéticas são formadas pelas vivências distintas nos tempos e espaços de cada um, nas quais possuem o papel fundamental na formação das novas imagens a partir da sua interação com o mundo. |
id |
RCAP_e96455dd0f54bd465a801dedf8bcacef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/8959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro PretomemóriacomunicaçãotempoculturaespaçopaisagemimagemfotografiapalimpsestoO objetivo dessa dissertação é entender a comunicação entre os mundos das superfícies, através das relações dos corpos nos espaços em tempos distintos e compreender os registros dessas relações a partir da fotografia; de como essa imagem, que passa a ser outro espaço, um espaço-memória, se relaciona com os outros olhares de quem as veem. A partir dessa relação, pretende-se compreender como essa imagem, que no primeiro momento é pertencente àquele que o enquadra, ao se relacionar com outros olhares, passa a ser coletiva, pertencendo de forma peculiar, onde ocorrem as sobreposições das relações particulares de memórias, formados em tempos, lugares e culturas distintas. A presente dissertação foi construída a partir da hipótese de que existe a possibilidade de sítios turísticos virarem estampas a partir de fotografias, e como essas estampas podem interferir, intercomunicar, modificar e criar relações nos lugares e indivíduos a serem inseridos no contemporâneo. A linha de pesquisa pauta os estudos, desde a percepção de cada ser perante os espaços, inclusive sobre a imagem fotográfica, até ao entendimento das novas formações dos espaçosimagens no mundo. As análises direcionam para o entendimento de como a imagem de um interfere na imagem do outro. Trata-se das formações dos laços do tempo, laços-lugares, laços-imagéticos, culturais, corporais e laços dos encontros coletivos, responsáveis pelas diversas concepções dos olhares. Como recorte metodológico, houve uma investigação, por meios qualitativos e experimentais, para a melhor compreensão dos estudos teóricos. Os resultados das análises levam a crer que as relações imagéticas são formadas pelas vivências distintas nos tempos e espaços de cada um, nas quais possuem o papel fundamental na formação das novas imagens a partir da sua interação com o mundo.The aim of this dissertation is to understand the communication between the worlds of surfaces through the relations of bodies in space at different times and understand the records of these relations from the photograph; how that image, which becomes another space, a space-memory, relates to the other looks of those who see it. From this relationship, the aim is to to understand how this picture, which at first belongs to one that fits, when relating to other looks, becomes collective, belonging in a peculiar way, where the overlaps of the special relationship memories formed in times, places and different cultures occur. This work was developed on the assumption that there is a possibility of tourism sites becoming prints from photographs, and how these patterns can interfere, intercommunicate, modify and create relationships in places and individuals to be inserted in the contemporaneity. The line of research focuses on studies, since the perception of each being before the spaces, including on the photographic image, to the understanding of the new formations of space-images in the world. The analysis direct to the understanding of how the image of one interferes with the image of the other. These are the formations of time-ties, places-ties, imagistic-ties, cultural ties, personal ties and collective meetings, responsible for the different conceptions of the looks. As a methodological approach, there was an investigation using qualitative and experimental means to achieve a better understanding of theoretical studies. The results of the analysis suggest that the imagistic relationships are formed by different experiences in time and space of every individual, in which they have the key role in the formation of new images from their interaction with the world.2018-12-19T11:21:28Z2017-12-12T00:00:00Z2017-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8959TID:202327396porMartins, Danielle Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:27.204359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto |
title |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto |
spellingShingle |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto Martins, Danielle Rezende memória comunicação tempo cultura espaço paisagem imagem fotografia palimpsesto |
title_short |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto |
title_full |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto |
title_fullStr |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto |
title_full_unstemmed |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto |
title_sort |
[Entre]traços fotográficos: estampando o olhar em sítios turísticos - Porto e Ouro Preto |
author |
Martins, Danielle Rezende |
author_facet |
Martins, Danielle Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Danielle Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
memória comunicação tempo cultura espaço paisagem imagem fotografia palimpsesto |
topic |
memória comunicação tempo cultura espaço paisagem imagem fotografia palimpsesto |
description |
O objetivo dessa dissertação é entender a comunicação entre os mundos das superfícies, através das relações dos corpos nos espaços em tempos distintos e compreender os registros dessas relações a partir da fotografia; de como essa imagem, que passa a ser outro espaço, um espaço-memória, se relaciona com os outros olhares de quem as veem. A partir dessa relação, pretende-se compreender como essa imagem, que no primeiro momento é pertencente àquele que o enquadra, ao se relacionar com outros olhares, passa a ser coletiva, pertencendo de forma peculiar, onde ocorrem as sobreposições das relações particulares de memórias, formados em tempos, lugares e culturas distintas. A presente dissertação foi construída a partir da hipótese de que existe a possibilidade de sítios turísticos virarem estampas a partir de fotografias, e como essas estampas podem interferir, intercomunicar, modificar e criar relações nos lugares e indivíduos a serem inseridos no contemporâneo. A linha de pesquisa pauta os estudos, desde a percepção de cada ser perante os espaços, inclusive sobre a imagem fotográfica, até ao entendimento das novas formações dos espaçosimagens no mundo. As análises direcionam para o entendimento de como a imagem de um interfere na imagem do outro. Trata-se das formações dos laços do tempo, laços-lugares, laços-imagéticos, culturais, corporais e laços dos encontros coletivos, responsáveis pelas diversas concepções dos olhares. Como recorte metodológico, houve uma investigação, por meios qualitativos e experimentais, para a melhor compreensão dos estudos teóricos. Os resultados das análises levam a crer que as relações imagéticas são formadas pelas vivências distintas nos tempos e espaços de cada um, nas quais possuem o papel fundamental na formação das novas imagens a partir da sua interação com o mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T00:00:00Z 2017-12-12 2018-12-19T11:21:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/8959 TID:202327396 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/8959 |
identifier_str_mv |
TID:202327396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137130180509696 |