Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Blanco, Elías
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8560
Resumo: A universidade, produtora de conhecimento e formadora de recursos humanos, tem um papel determinante na construção da sociedade do conhecimento. Precisa, portanto, de reflectir sobre as suas práticas pedagógicas e didácticas e de mudar. Esta mudança passa, pensamos, pela utilização da Internet enquanto recurso didáctico para suportar as actividades lectivas. Isto significa que é necessário não apenas transpor materiais de estudo para a rede mas também e sobretudo desenvolver ambientes e metodologias que possam permitir aprendizagens significativas. No âmbito de uma investigação-desenvolvimento em curso, foi criado um protótipo de web site (base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino-aprendizagem na universidade. Destina-se a flexibilizar espácio-temporalmente as aulas presenciais oferecendo um ambiente virtual de aula baseado em “boas práticas” pedagógicas que se podem traduzir por partilha e construção colaborativa de conhecimento. Apresenta-se aqui o modelo (resumidamente) usado e avaliado por estudantes de licenciaturas em ensino e coloca-se à discussão a interface adoptada para uso dos estudantes. Pensamos que a originalidade do trabalho reside nas opções conceptuais que traduzem uma discussão pedagógico-didáctica que implica preocupações estéticas, retóricas e semióticas.
id RCAP_e96b7f99ae0db4e5ee48d18a01057e65
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagemA universidade, produtora de conhecimento e formadora de recursos humanos, tem um papel determinante na construção da sociedade do conhecimento. Precisa, portanto, de reflectir sobre as suas práticas pedagógicas e didácticas e de mudar. Esta mudança passa, pensamos, pela utilização da Internet enquanto recurso didáctico para suportar as actividades lectivas. Isto significa que é necessário não apenas transpor materiais de estudo para a rede mas também e sobretudo desenvolver ambientes e metodologias que possam permitir aprendizagens significativas. No âmbito de uma investigação-desenvolvimento em curso, foi criado um protótipo de web site (base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino-aprendizagem na universidade. Destina-se a flexibilizar espácio-temporalmente as aulas presenciais oferecendo um ambiente virtual de aula baseado em “boas práticas” pedagógicas que se podem traduzir por partilha e construção colaborativa de conhecimento. Apresenta-se aqui o modelo (resumidamente) usado e avaliado por estudantes de licenciaturas em ensino e coloca-se à discussão a interface adoptada para uso dos estudantes. Pensamos que a originalidade do trabalho reside nas opções conceptuais que traduzem uma discussão pedagógico-didáctica que implica preocupações estéticas, retóricas e semióticas.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - SFRH/BD/1297/2000.Universidade do MinhoOliveira, Lia RaquelBlanco, Elías2009-01-122009-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8560por“Elo Especial” (2003) 67-81.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:08.776935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
title Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
spellingShingle Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
Oliveira, Lia Raquel
title_short Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
title_full Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
title_fullStr Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
title_full_unstemmed Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
title_sort Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem
author Oliveira, Lia Raquel
author_facet Oliveira, Lia Raquel
Blanco, Elías
author_role author
author2 Blanco, Elías
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
Blanco, Elías
description A universidade, produtora de conhecimento e formadora de recursos humanos, tem um papel determinante na construção da sociedade do conhecimento. Precisa, portanto, de reflectir sobre as suas práticas pedagógicas e didácticas e de mudar. Esta mudança passa, pensamos, pela utilização da Internet enquanto recurso didáctico para suportar as actividades lectivas. Isto significa que é necessário não apenas transpor materiais de estudo para a rede mas também e sobretudo desenvolver ambientes e metodologias que possam permitir aprendizagens significativas. No âmbito de uma investigação-desenvolvimento em curso, foi criado um protótipo de web site (base de dados dinâmica, interactiva e multimédia) cuja intenção é suportar qualquer conteúdo de ensino-aprendizagem na universidade. Destina-se a flexibilizar espácio-temporalmente as aulas presenciais oferecendo um ambiente virtual de aula baseado em “boas práticas” pedagógicas que se podem traduzir por partilha e construção colaborativa de conhecimento. Apresenta-se aqui o modelo (resumidamente) usado e avaliado por estudantes de licenciaturas em ensino e coloca-se à discussão a interface adoptada para uso dos estudantes. Pensamos que a originalidade do trabalho reside nas opções conceptuais que traduzem uma discussão pedagógico-didáctica que implica preocupações estéticas, retóricas e semióticas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-12
2009-01-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8560
url http://hdl.handle.net/1822/8560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Elo Especial” (2003) 67-81.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132462896381952