Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10664 |
Resumo: | O Marketing Territorial distingue-se entre outros aspectos, pelo necessário conhecimento do perfil dos diferentes públicos-alvo que se torna indispensável na procura de um modelo de desenvolvimento sustentável dos territórios no actual mundo globalizado. Apesar de não ser considerado um fenómeno recente, é um tema actual no sentido em que cada vez mais os territórios sentem a necessidade de encontrar ferramentas que favoreçam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida possibilitando assim falcaçar a sua individualidade e os seus objectivos económicos, políticos e sócio-psicológicos. A presente investigação pretende, através da óptica do Marketing Territorial contribuir como ponto de partida de conhecimento e base de desenvolvimento de futuras iniciativas de Marketing Territorial sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com especial relevo para as motivações dos visitantes e qualidade de vida da comunidade residente. De forma a cumprir os objectivos propostos recorre-se à utilização de entrevistas e inquéritos por questionário à população residente, visitantes, órgãos de gestão e agentes económicos do território. Os resultados obtidos permitem concluir, no caso dos visitantes do território a forte valorização atribuída ao património natural, a imagem do território ligada ao património natural e histórico sendo a principal motivação de visita ligada, mais uma vez, ao património natural e histórico do Parque. Já no caso dos residentes a imagem que têm da sua comunidade vai de encontro à dos visitantes, as suas prioridades para a melhoria da qualidade de vida centram-se no desenvolvimento económico e falta de oportunidades de emprego, sendo que no geral classificam o território de forma satisfatória. |
id |
RCAP_e99506f7c7b09696026cf07a07c1c6bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10664 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa VicentinaMarketing territorialParque NaturalMotivaçõesQualidade de vidaImagemTurismoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO Marketing Territorial distingue-se entre outros aspectos, pelo necessário conhecimento do perfil dos diferentes públicos-alvo que se torna indispensável na procura de um modelo de desenvolvimento sustentável dos territórios no actual mundo globalizado. Apesar de não ser considerado um fenómeno recente, é um tema actual no sentido em que cada vez mais os territórios sentem a necessidade de encontrar ferramentas que favoreçam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida possibilitando assim falcaçar a sua individualidade e os seus objectivos económicos, políticos e sócio-psicológicos. A presente investigação pretende, através da óptica do Marketing Territorial contribuir como ponto de partida de conhecimento e base de desenvolvimento de futuras iniciativas de Marketing Territorial sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com especial relevo para as motivações dos visitantes e qualidade de vida da comunidade residente. De forma a cumprir os objectivos propostos recorre-se à utilização de entrevistas e inquéritos por questionário à população residente, visitantes, órgãos de gestão e agentes económicos do território. Os resultados obtidos permitem concluir, no caso dos visitantes do território a forte valorização atribuída ao património natural, a imagem do território ligada ao património natural e histórico sendo a principal motivação de visita ligada, mais uma vez, ao património natural e histórico do Parque. Já no caso dos residentes a imagem que têm da sua comunidade vai de encontro à dos visitantes, as suas prioridades para a melhoria da qualidade de vida centram-se no desenvolvimento económico e falta de oportunidades de emprego, sendo que no geral classificam o território de forma satisfatória.Perna, FernandoCustódio, Maria João FerreiraSapientiaOliveira, Vanessa Isabel dos Reis2018-06-01T14:53:48Z2012-12-1720122012-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:17.776874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina |
title |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina |
spellingShingle |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis Marketing territorial Parque Natural Motivações Qualidade de vida Imagem Turismo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina |
title_full |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina |
title_fullStr |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina |
title_full_unstemmed |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina |
title_sort |
Marketing territorial: o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina |
author |
Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis |
author_facet |
Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perna, Fernando Custódio, Maria João Ferreira Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vanessa Isabel dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing territorial Parque Natural Motivações Qualidade de vida Imagem Turismo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing territorial Parque Natural Motivações Qualidade de vida Imagem Turismo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O Marketing Territorial distingue-se entre outros aspectos, pelo necessário conhecimento do perfil dos diferentes públicos-alvo que se torna indispensável na procura de um modelo de desenvolvimento sustentável dos territórios no actual mundo globalizado. Apesar de não ser considerado um fenómeno recente, é um tema actual no sentido em que cada vez mais os territórios sentem a necessidade de encontrar ferramentas que favoreçam o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida possibilitando assim falcaçar a sua individualidade e os seus objectivos económicos, políticos e sócio-psicológicos. A presente investigação pretende, através da óptica do Marketing Territorial contribuir como ponto de partida de conhecimento e base de desenvolvimento de futuras iniciativas de Marketing Territorial sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com especial relevo para as motivações dos visitantes e qualidade de vida da comunidade residente. De forma a cumprir os objectivos propostos recorre-se à utilização de entrevistas e inquéritos por questionário à população residente, visitantes, órgãos de gestão e agentes económicos do território. Os resultados obtidos permitem concluir, no caso dos visitantes do território a forte valorização atribuída ao património natural, a imagem do território ligada ao património natural e histórico sendo a principal motivação de visita ligada, mais uma vez, ao património natural e histórico do Parque. Já no caso dos residentes a imagem que têm da sua comunidade vai de encontro à dos visitantes, as suas prioridades para a melhoria da qualidade de vida centram-se no desenvolvimento económico e falta de oportunidades de emprego, sendo que no geral classificam o território de forma satisfatória. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-17 2012 2012-12-17T00:00:00Z 2018-06-01T14:53:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10664 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133255707918336 |