O Marketing Digital nos Grupos Privados de Saúde em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus Santos, António José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42521
Resumo: Nos vários sectores de negócios e indústrias encontra-se sempre a procura pela otimização constante das receitas e o melhoramento duradouro dos produtos e/ou serviços aos seus clientes, O Marketing Digital permitiu uma nova realidade na disponibilização dos produtos e serviços bem como um contacto mais direto com os seus clientes. No âmbito desta dissertação foi abordado o Marketing dos principais Grupos de Saúde no mercado nacional, nomeadamente como têm estado a ser utilizadas as ferramentas do Marketing Digital na vertente do contacto com o utente e/ou paciente. O Marketing 4.0 é a conjugação dos diversos tipos de papel do marketing tradicional e digital na promoção e defesa do consumidor, combinando a interatividade online e offline entre o mundo empresarial e os clientes, conjuga estilo com essência na elaboração de Marcas e combina a interligação máquina-máquina com o contacto humano-humano para angariação de clientes, a favor e em defesa da marca. Auxilia os especialistas em marketing a efetuarem a passagem para a economia digital, que redesenhou os princípios centrais do Marketing (Kotler et al., 2011). O Setor da Saúde, nomeadamente no ramo hospitalar, veio a adotar, estratégias de Marketing e Comunicação nos últimos vinte anos. No início tornou-se necessário implementar estratégias de marketing com as ferramentas tradicionais, no entanto é percetível que esta é uma vertente ainda pouco estudada academicamente como se pode verificar pelos poucos estudos encontrados como por exemplo Silva & Silva (2014) e Mendes (2012). A metodologia de investigação, estudo de caso, permitiu analisar a comunicação digital de três Grupos Hospitalares privados, através da análise de conteúdo dos seus websites e a aplicação de um questionário tornou possível perceber a opinião dos utentes. Os resultados revelaram que os websites foram reconhecidos pelos utentes como funcionais e que a opção de agendamento de consultas é útil e a mais utilizada.
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